CABO FRIO INAUGURA CENTRO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

Reabilitação será modelo para todos os municípios do Rio

O Centro Municipal de Tratamento e Reinserção Social de Cabo Frio – implantado exclusivamente com verba municipal – será inaugurado no próximo sábado (21/9) com capacidade para atender a cem pacientes.  Além do tratamento para dependência de drogas, a unidade terá ainda terapia ocupacional visando a capacitação para o mercado de trabalho. O Centro deverá ser modelo para os demais municípios do Estado numa iniciativa pioneira em todo o país.

Centro conta com cinco piscinas e dois lagos

Centro conta com cinco piscinas e dois lagos

O Centro está localizado há cerca de seis quilômetros do centro de Cabo Frio, num sítio de propriedade do advogado e procurador da Secretaria de Prevenção ao Uso de Drogas do município (Sepred), Claudio Mansur. Morador de Cabo Frio há mais de 30 anos e cidadão honorário da cidade, ele cedeu a propriedade em comodato à prefeitura sem nenhum tipo de ônus e por prazo indeterminado. “Achei que deveria fazer alguma coisa pela população do município e resolvi tomar essa iniciativa”, afirma Mansur. Segundo ele, embora a inauguração esteja prevista para sábado, já estão em tratamento 27 pessoas que precisavam de cuidados imediatos.

“Não tínhamos como postergar o atendimento a essas pessoas e resolvemos acolhe-las antes mesmo da inauguração”, disse Mansur. Ele informa que o tratamento para dependência de drogas inclui ainda 12 tipos de terapia ocupacional que deverá capacitar as pessoas para o mercado de trabalho. “Eles precisam sair daqui prontos para ter um emprego, caso contrário os traficantes serão os primeiros a procurar novamente essas pessoas”, ressalta Mansur. O Centro, segundo ele, é pioneiro em todo o país a ser implantado exclusivamente com verba municipal.

O sítio onde está localizado o Centro passou por uma reforma, a cargo do Município, para ter a infraestrutura necessária para receber os dependentes. O Centro conta ainda com cinco piscinas, campo de futebol, quadra de vôlei, biblioteca, horta com 60 canteiros já em produção e dois lagos com uma boa quantidade de peixes. O local terá ainda em breve 16 tanques para piscicultura.

O Centro conta ainda com o trabalho de 45 voluntários que deverão fazer parte da “Ressurgência”, sociedade civil sem fins lucrativos, cujo nome faz referência ao fenômeno da correnteza marítima na região. Claudio Mansur explica que a sociedade irá organizar o trabalho voluntário em prol do Centro. “Precisamos abraçar esses voluntários e a criação dessa sociedade tem esse objetivo”, explica ele.

No próximo sábado, afirma Mansur, deverão comparecer à solenidade de inauguração várias autoridades e possivelmente o ministro da Pesca Marcelo Crivela. Estarão presentes o prefeito de Cabo Frio, Alair Correa, e de São Pedro D’Aldeia, Chumbinho, e Andinho, de Arraial do Cabo. Deputados federais e estaduais, além de vereadores, também são esperados para o evento.

Fonte: Jornal do Brasil

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

4 ideias sobre “CABO FRIO INAUGURA CENTRO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

  1. gostaria de saber melhores informações a respeito dessa clinica.
    Pois tenho um primo dependente químico que precisa de internação.

  2. ola boa noite sou dependente do alcool preciso de ajuda.pra mim estar dizendo isso nao e facio.. se voçes poderem me ajudar ficarei muito grato.

  3. boa noite,
    tenho um irmao que e dependente quimico, alcool e drogas,estou desesperado tentando conseguir um lugar para entrerna-lo para um tratamento,pos ele mesmo quer se tratar,pos a esposa dele nao aguentou e abandonou ele e estava ate dormindo na rua,ele e uma pessoa muito boa quando esta sobrio,e um exelente mecanico,mas esta no fundo do poço,nao tem nem ao nde morar,preciso de um lugar que seja gratuito pos nao temos condiçoes de pagar,me ajudem por favor.muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*