4 Dicas de como fazer a gestão de condomínio de forma eficaz

4 Dicas de como fazer a gestão de condomínio de forma eficaz

18/03/2019 Off Por Alair Corrêa

Independente de qualquer coisa, a gestão de condomínio sempre deve ser feita com muito profissionalismo e dedicação. Afinal, essa não é uma tarefa nada simples, certo? Muitas coisas precisam ser observadas, manutenções preventivas devem ser feitas, além disso também é preciso cuidar de itens ligados à administração.

Ou seja, é muito fácil acabar deixando algo passar despercebido. No entanto, foi exatamente para evitar ao máximo esse erro que este artigo foi criado. Continue a leitura e veja 4 dicas de como fazer a gestão de condomínio de forma eficaz. Boa leitura!

Como fazer a gestão de condomínio

A seguir você encontrará algumas dicas importantes de como fazer a gestão de condomínio. Preste bem atenção em cada um delas e, dessa forma, consiga dar cada vez mais conforto e tranquilidade para todos os moradores do local.

1. Seja paciente

A primeira dica é realmente muito importante: para fazer a gestão do condomínio é necessário ter paciência. Esse trabalho não é fácil, envolve entrar em contato com muitas pessoas e, além disso, é preciso ouvir a opinião dos moradores antes de qualquer decisão. Dessa forma, nada melhor do que fazer o seu serviço com ética e sempre pensar no coletivo.

Por mais que às vezes seja difícil, trabalhar essa questão da paciência pode ajudar e muito. Principalmente quando for falar com os moradores e explicar alguma regra do condomínio que ele não está cumprindo, seja equilibrado e fale com bastante clareza aquilo que deseja. Em muitos casos, será preciso explicar diversas vezes o que é certo e o que é errado e é sua função fazer isso.

Independente de qual for a situação, nunca tome atitudes no calor do momento. Tente manter a calma sempre!

2. Organize a administração

Uma das tarefas de quem faz a gestão de condomínio é organizar o setor administrativo. Mais uma coisa um tanto quanto complicada, não é mesmo? Afinal, aqui é preciso mexer diretamente com finanças. E, o pior ainda: com finanças de outras pessoas.

Sendo assim, esteja sempre em dia com essa parte, a qual envolve: salário dos funcionários, contas de luz e de água, taxas e impostos, fornecedores, entre outros. Além dessas questões financeiras, também é necessário emitir os boletos das taxas de condomínio, fazer atas para registrar tudo aquilo que foi decidido, escolher e fazer o treinamento de funcionários, etc.

Portanto, organize essa parte de administração da melhor forma a fim de que tudo saia conforme o esperado e, principalmente, que o pagamento de nenhuma conta atrase. Leia também este artigo sobre como ser um bom síndico.

3. Avalie os fornecedores

Outra coisa para prestar bastante atenção na hora de fazer a gestão de condomínio é os fornecedores. Ou seja, quando é necessário contratar alguma empresa para prestar algum tipo de serviço, fique atento tanto ao preço quanto a qualidade dos produtos ou dos serviços prestados.

Também não deixe de fazer, no mínimo, três orçamentos com diferentes fornecedores. Isso vai mostrar que você realmente está preocupado em buscar o melhor para o condomínio em questão.

4. Fazer a manutenção preventiva das fossas sépticas

Por fim, para fazer uma boa gestão de condomínio você não deve se esquecer da manutenção preventiva das fossas sépticas. É isso mesmo! A fossa séptica, na maioria das vezes, é usada em condomínios que não têm uma rede coletora de esgoto. Ou seja, que normalmente ficam em um lugar mais isolado da cidade.

Sendo assim, se esse for o caso do condomínio que você é responsável, nunca deixe de fazer uma manutenção preventiva nessa fossa. Para fazer esse serviço de limpa fossa, basta contar com uma desentupidora.

Além disso, qualquer outro tipo de manutenção preventiva já deve constar entre todos os custos necessários para que o condomínio continue funcionando da forma adequada.

Conclusão

Agora que você conferiu algumas dicas importantes de como fazer a gestão de condomínio de maneira eficaz, com certeza tudo ficará mais fácil, não é mesmo? Não deixe de colocar nenhuma delas em prática e comece a notar a diferença com o passar do tempo.

[Total: 0   Average: 0/5]