8 passos para ser um bom líder

8 passos para ser um bom líder

05/08/2022 Off Por Alair Corrêa

Muitas pessoas em cargos de liderança duvidam de suas habilidades de poder liderar. Se você sente o mesmo e quer se tornar um líder melhor, apoiar sua equipe, liderá-la e ter melhores resultados, fique atento a essas dicas:

Aprenda a ouvir 

Se você é uma daquelas pessoas que, ao ouvir os outros, começa a pensar em suas próprias declarações, leia este parágrafo com atenção. Comece a ouvir o que os outros têm a dizer. Durante a conversa, não se concentre apenas em suas próprias ideias, considere também outras sugestões. 

Cabe a você fazer a decisão final, então reserve um tempo e escolha o que funciona melhor. Um bom líder é humilde, capaz de aceitar e implementar ideias que irão beneficiar um determinado projeto, e não apenas as que são dele.

Não mostre superioridade

É muito mais difícil ganhar respeito se você estiver provando sua superioridade o tempo todo. Você pode liderar uma grande organização, mas isso não lhe dá permissão para ser arrogante com seus subordinados. Uma ótima maneira de reduzir a distância entre você e sua equipe, bem como a chance de conseguir feedback dos funcionários, seria pedir feedback anônimo. Os funcionários não terão medo de quaisquer consequências e você receberá uma imagem honesta da situação e um campo para trabalhar em si mesmo.

Construa relacionamentos positivos

Tente construir relacionamentos positivos entre você e as pessoas que trabalham sob sua liderança. Fornecer feedback regularmente desempenha um papel fundamental na comunicação uns com os outros. Os funcionários querem saber como você avalia o trabalho deles. Faça isso sempre que tiver oportunidade e, na maioria das vezes, quando puder dar uma opinião positiva. 

Os funcionários gostam de ser reconhecidos por seus esforços. Palavras oficiais de gratidão e carinho também são um sinal de que você reconhece seu trabalho duro e compromisso.

Una sua equipe

Uma boa equipe pode trabalhar em conjunto e você como líder faz parte dela. É sua responsabilidade certificar-se de que os membros da equipe se entendem bem e se sentem confortáveis ​​uns com os outros. Não é a competição que desempenha um papel fundamental no processo, mas a cooperação. 

Definir limites

Seu objetivo é construir relacionamentos amigáveis ​​com seus funcionários, mas você deve estabelecer limites. Isso permitirá que você tome decisões difíceis no futuro, como aquelas sobre sua equipe. 

Ao manter seus limites, será mais fácil para você realizar ações com as quais nem todos concordam. Esse é apenas o papel de um líder.

Seja organizado e responsável

Fique de olho no que está acontecendo na empresa e no que seus funcionários estão fazendo. Lembre-se: um líder eficaz sempre tem um plano e geralmente também tem um plano de contingência. 

Uma organização sólida permite reduzir a desinformação e o caos, e o estabelecimento preciso de metas é a base para alcançar os resultados. Considere que seu chefe irá responsabilizá-lo pelo seu desempenho, não pelo seu pessoal. Ser um líder significa assumir a responsabilidade não apenas pelos sucessos, mas também pelos fracassos de sua equipe.

Seja um otimista confiante

Lembre-se que você está sendo observado por seu próprio povo. No trabalho, mantenha uma atitude amigável e aberta, procure ser alegre, mas também firme com sua equipe e com as decisões que toma. Seja otimista sobre as capacidades de sua equipe. 

Seja cordial e gentil. Seu tom de voz e comportamento se tornarão um modelo para seus funcionários.

Mantenha-se atualizado

Reuniões regulares com a equipe podem ser benéficas para você e seus funcionários. Os líderes precisam saber o que estão fazendo e como seus subordinados trabalham.

Coaching individual e mentoria são sinais de comprometimento. Faça sessões regulares de coaching com sua equipe. Deixe seus funcionários saberem que você está interessado em seu desenvolvimento profissional e monitore seu progresso. 

Aprenda mais sobre os diversos tipos de liderança, aprenda sobre o que é Liderança Situacional, especialize-se e esteja sempre em constante evolução!

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]