Celulares importados: quais as melhores opções para 2020

Celulares importados: quais as melhores opções para 2020

19/02/2020 Off Por Alair Corrêa

O mercado de smartphones tem ficado cada vez mais acirrado com a concorrência entre os diferentes fabricantes que a cada ano inundam as lojas de novos modelos. Para deixar a disputa ainda mais ferrenha, os celulares importados também vêm ganhando espaço, seja através das compras online ou das aquisições realizadas durante viagens ao exterior. Ademais, muitas marcas internacionais têm lançado seus produtos no mercado nacional, disponibilizando aparelhos de ponta por preços bem mais acessíveis. 

Mesmo diante de modelos de última linha, há alguns cuidados importantes para levar em consideração ao adquirir um aparelho importado. Principalmente consultando a Anatel antes para ver se ele pode ser homologado para uso no Brasil. De nada adianta contar com os melhores planos de celular se o aparelho não puder ser desbloqueado, não é mesmo? Então é sempre bom considerar: vale a pena comprar um celular importado? É o que vamos analisar neste artigo, ajudando na hora de fazer a melhor escolha. 

Cuidados na hora de importar

Algumas lojas online internacionais enviam aparelhos de telefonia móvel para o Brasil, mas é preciso estar atento, pois apesar da tentação de comprar com um menor preço há alguns fatores que acabam encarecendo a compra como as taxas de envio via Correios ou qualquer outro tipo de transporte aéreo, por exemplo.

Além disso, há o risco de os celulares importados sofrerem alguma taxação ao entrar no país. Um smartphone de até US$ 500 pode sofrer uma taxação de até 60% sobre o valor aduaneiro. Esse encargo é estabelecido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e, caso a compra seja feita no cartão de crédito, que é o mais comum, também será taxado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), de 6,38%. Sendo assim, ao somar toda a carga de impostos, o aparelho pode acabar saindo pelo mesmo preço que é vendido no Brasil, ou até mais caro.

Compras de viagem

É muito comum encontrar os últimos lançamentos de smartphone com ótimas promoções em outros países, como os EUA, por exemplo, tornando irresistível a ideia de trazer um aparelho de fora. Contudo, é preciso analisar e ver se a compra não trará dor de cabeça depois. Antes de comprar, é fundamental saber se a garantia funciona no Brasil e se o produto possui assistência técnica no país. Também é preciso checar se o telefone é desbloqueado para uso nas operadoras nacionais. Marcas como a Samsung, LG e Nokia não costumam oferecer garantia internacional, enquanto a Apple garante até 12 meses de garantia para celulares adquiridos em suas lojas físicas ou online.

Outra questão importante quando se fala em celulares importados é em relação ao idioma do aparelho. Lembre-se de conferir se o modelo escolhido dispõe de opção de idioma em português, pois se você não dominar o inglês ou espanhol (línguas mais utilizadas nos smartphones internacionais) pode acabar encontrando problemas ao utilizá-lo. 

Se mesmo assim você optar por realizar a compra fora do país, uma dica interessante é declarar o produto como item de uso pessoal para ficar isento de impostos. Isso é possível ao trazer o aparelho fora de sua caixa, como parte de sua bagagem de mão. 

Mercado nacional

No entanto se você não quer correr riscos, tanto na importação quanto nas compras de viagens, fique tranquilo, pois atualmente é possível encontrar vários modelos de celulares importados top de linha nas principais lojas brasileiras especializadas. Fabricantes como a GoogleXiaomi e Huawei vêm lançando seus produtos no Brasil, conquistando muitos consumidores diante do ótimo custo-benefício que eles oferecem. Ainda assim é preciso conferir quais empresas oferecem garantia no país, viu? 

Huawei P20

O Huawei P20 com seus 64 GB de armazenamento interno e 4 GB de memória é um dos modelos que se destaca entre os celulares importados disponíveis para venda no país. Trazendo duas câmeras, de 12 e 20 MP e leitor de impressões digitais, é considerado um dos smartphones com melhor câmera. 

Xiaomi Mi A2

Outra boa opção é o Xiaomi Mi A2, aparelho chinês que oferece um dispositivo de ótimo desempenho que utiliza oito núcleos de processadores, acompanhados de 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno. Com tela de 5.99 polegadas em resolução Full HD, o modelo garante sua alta qualidade em comparação a modelos nacionais mais simples. 

Google Pixel 3

Agora, se você procura por um celular realmente poderoso, o Pixel 3 fabricado pela Google talvez seja a sua opção. Considerado o melhor do mundo, o modelo se destaca entre os celulares importados, com 64 GB de armazenamento interno, 4 GB de memória RAM, câmera principal de 12,2 MP e câmera frontal de 8 MP que garantem fotos e selfies de altíssima qualidade.

Meizu Pro 3 Plus

Falando em celulares importados top de linha, não se pode deixar de fora este outro modelo chinês que chegou ao mercado brasileiro custando a metade do valor de celulares similares da Samsung e Apple, por exemplo. O processador do smartphone possui um total de 8 núcleos, o que ajuda a rodar aplicativos pesados que consomem bastante memória ou energia do celular. Outro diferencial é o sensor abaixo da tela, que permite o monitoramento de batimentos cardíacos de forma fácil e rápida. Com tantas opções fica ainda mais difícil de escolher, não é mesmo? E o mercado promete novidades para 2020, então fique atento! 

[Total: 1   Average: 5/5]