Diversificação de investimentos: saiba por que é importante

Diversificação de investimentos: saiba por que é importante

22/05/2019 Off Por Alair Corrêa

“Não devemos deixar todos os ovos na mesma cesta”. Sem dúvida você já ouviu essa frase em algum momento da sua vida, certo? Ela é muito utilizada para explicar de forma clara, sobre a diversificação de recursos financeiros afinal, é exatamente assim que funciona com os investimentos pois, é preciso diversificar os valores e formas de investimentos, para não correr o risco de perder todo o valor arrecadado.

É claro que a diminuição dos riscos é um fator importante, no entanto, ele não é o único fator justificável como você irá acompanhar a seguir.

Talvez você esteja se perguntando, mas “como deve ser feita essa diversificação? ” O primeiro ponto, é levar sempre em conta o perfil do investidor e além disso entender também, qual o objetivo proposto para o valor investido.

Nesse artigo vamos abordar esses principais conceitos, para entender qual a importância da diversificação de investimentos e ainda, como ela pode ser realizada para proporcionar maiores rendimentos ao investidor.

O que é diversificação de investimentos

investimentos em bolsa de valores

Tendo o próprio nome da atividade pode ser fácil entender que a diversificação de investimentos, é justamente ter diferentes opções para acumular um determinado montante ou como diriam alguns autores do setor financeiro, a participação simultânea em diferentes negócios.

Dependendo do seu perfil de investidor os investimentos poderão estar reunidos em diferentes formas como, por exemplo, 30% em LCA, 40% na bolsa de valores e 30% em Tesouro direto.

Uma forma simples de entender e até mesmo, de futuramente realizar o investimento é diversificar os recursos tanto em títulos públicos como também, em títulos privados.

Além dos próprios títulos é importante buscar diferentes fluxos de entradas e saídas.

Especialmente em alguns casos mais arriscados é preciso realizar essa divisão de investimentos para que a pessoa não venha a perder um determinado valor, sendo necessário recomeçar toda a sua jornada.

A importância da diversificação de investimentos

Um dos principais conceitos dessa prática no segmento financeiro tem como objetivo, o aumento do capital financeiro, com a diminuição de riscos que evita a perda total do valor acumulado até o momento.

Além de uma diminuição considerável no risco, também existe o fato de que com liquidez e juros diferenciados, é possível alcançar de forma mais rápida os seus objetivos.

E especialmente por isso é que se faz necessário identificar o perfil de investidor e ainda, qual é o objetivo para que esse dinheiro será investido.

Analisando esses fatores será possível realizar uma excelente alocação de investimentos, seja para a compra de um imóvel, veículo ou outros objetivos que exigem um valor financeiro.

Mais do que buscar o rápido alcance de seus objetivos, a diversificação de carteira de investimentos está também atrelada diretamente, à uma excelente estratégia de investimentos.

Existem ainda outros fatores que poderão influenciar diretamente na escolha até mesmo, das diferentes formas de investimento que é o próprio cenário atual tanto do segmento, como da própria economia.

No caso de selecionar um investimento na bolsa de valores, por exemplo, é preciso entender qual foi o comportamento nos últimos 4 anos e também, quais são os próximos passos ou projetos para os próximos anos e assim, poderá identificar se essa opção de investimento é realmente uma boa opção ou não.

É preciso acompanhar também a Ibovespa, para ter o correto conhecimento e indicadores que poderão auxiliar, na tomada de decisão.

Muito mais do que identificar o objetivo para acumular um montante financeiro e também, o objetivo para essa atividade é necessário entender sobre o segmento financeiro e o mercado para então, identificar as melhores possibilidades para iniciar ou mesmo, intensificar os investimentos.

Mais dicas no site:
https://proeducacional.com/

[Total: 0    Média: 0/5]