Fatores que podem levar a queda de cabelo.

Fatores que podem levar a queda de cabelo.

21/05/2019 Off Por Alair Corrêa

O nosso cabelo passa por transformações durante toda a vida, e é muito comum ouvir das pessoas, queixas sobre os aspectos visuais que ele pode tomar. Um dos fatores principais para estas mudanças, são os hormônios, que em determinadas épocas, podem elevar ou diminuir, ajudando assim o processo de transitoriedade dos fios. Antes de conhecer os  fatores que poderão levar a perda dos cabelos, vamos entender como os hormônios trabalham durante as fases da vida.

Até os 11 anos

Nesta fase a estrutura capilar ainda está em desenvolvimento, então os hormônios ainda não começaram a agir de forma drástica para que aconteça mudanças significativas.

Dos 11 aos 20 anos

É a fase da explosão de hormônios, então, é bastante comum notar o crescimento de pelos em regiões, antes desprovidas dos fios. No couro cabeludo também não é diferente, nesta fase é muito comum o cabelo ficar mais vivo, e também mais volumoso, porém deve-se ficar atento a oleosidade, que tende a ser maior nesta faixa etária.

Dos 20 aos 40 anos

O cabelo pode começar a ficar mais fino, devido a exposição excessiva ao sol, tratamentos químicos e também pode ter ligação hormonal. É comum, que perto dos 40 anos o cabelo possa começar a perder o volume, mas lembre-se que cada caso é um caso.

Após os 40 anos

O processo de afinamento continua, os fios vão ficando mais frágeis e quanto mais o tempo passa, as chances de começar a aparecer mais fios grisalhos crescem. Nesta etapa a reposição de células diminui, e o couro cabeludo já não tem mais a mesma trabalhabilidade dos 20 anos de idade.

Quais são os 5 motivos que influenciam a queda dos fios?

mulher com queda de cabelo
  1. Estresse

Apesar da grande desconfiança da maioria das pessoas, o estresse pode ter ligação com queda de cabelo. Em situações onde se perde o controle e o seu estado emocional fica abalado, a região periférica pode ficar comprometida, afetando assim a fixação dos fios. Algumas substâncias liberadas em momentos de tensão, pode fazer com que os nutrientes necessários não cheguem até o couro cabeludo, impedindo que o crescimento dos cabelos aconteça.

  • Problemas no intestino

O nosso aparelho digestivo pode servir de termômetro para muitas ocorrências ao redor do nosso corpo. O zinco, o cobre e as proteínas, podem ser extremamente necessários para o fortalecimento dos fios, entretanto, de nada adiantaria, colocar alimentos que contenham estes elementos em sua dieta, se o seu aparelho digestivo não esteja funcionando da maneira correta. Um exemplo é a doença crohn, que pode impedir a absorção de nutrientes.

  • Cigarro

O cigarro deveria ser abolido de qualquer maneira, pois ele traz bastantes malefícios para o corpo. No cabelo, ele tem o poder de enfraquecer os vasos que são responsáveis pelo abastecimento das extremidades do corpo, onde podemos ter como exemplo, o couro cabeludo.

4-Medicamentos

Alguns medicamentos podem ter em seus efeitos colaterais, a queda de cabelo, que pode ter os efeitos aparentes no início do tratamento. Os principais medicamentos que podem fazer com que os seus fios caiam mais do que o normal são: Remédios para pressão alta e antidepressivos.

5-Metabolismo

O metabolismo pode ser explicado como as mudanças e reações químicas que o organismo faz com a intenção de garantir as necessidades energéticas e estruturais do corpo. Todos sabemos que o metabolismo muda conforme a idade vai avançando, e quando ele começa a ficar mais devagar, o cabelo pode ser afetado devido à dificuldade de os vasos sanguíneos irrigarem a região do couro cabeludo, fazendo com que os fios não recebam a nutrição adequada e caiam com mais facilidade.

Quais remédios podemos encontrar para amenizar o problema?

Com o avanço da medicina e da indústria farmacêutica, é bastante comum encontrar diversos produtos que prometem por fim a calvície, ou a queda inadequada dos cabelos. Basta fazer uma pesquisa rápida, e você encontrará uma infinidade de medicamentos e vitaminas que ajudam neste processo, podendo citar como exemplos: Hairloss blocker, Finasterida e Minoxidil.

E a alimentação?

Não podemos esquecer que os alimentos são fontes primordiais de nutrição e reposição de vitaminas, então antes de tomar qualquer medicamento ou suplementos vitamínicos, lembre-se sempre de consultar um especialista, pois a solução dos seus problemas pode estar em uma modificação dos hábitos alimentares.

O que fazer quando notar anormalidades nos fios?

Uma pessoa adulta e saudável, pode ter em torno d 100mil a 150 mil fios de cabelos, e perde, em média, cerca de 100 a 150 fios por dia. Quando notar qualquer alteração de queda, dentro da sua normalidade, a primeira etapa é procurar imediatamente um profissional qualificado, para que ele possa te passar o tratamento correto. Os cuidados capilares necessitam sempre de ajuda profissional.

[Total: 0    Média: 0/5]