Higienização de estofados: saiba por que é importante fazer

Higienização de estofados: saiba por que é importante fazer

26/02/2019 Off Por Alair Corrêa

A higienização de estofados ajuda a manter a boa aparência dos sofás, cadeiras e poltronas que são acessórios presentes em todas as casas brasileiras e são fundamentais para deixar a residência mais confortável, aconchegante e bem decorada, mas esses móveis precisam de cuidados.

Isso porque os estofados nunca estão livres de manchas, poeira ou derramamento de líquidos, que são os responsáveis por acabar completamente com a sua aparência. No entanto, quando os móveis estão muito sujos, em alguns casos é possível sentir o mau cheiro, como por exemplo, em residências onde existem crianças pequenas e pets, além de servirem de esconderijo para os vírus e bactérias, como os ácaros que provocam doenças alérgicas como a asma, rinite, entre outras.

No entanto, a maioria das pessoas por não enxergarem estes parasitas a olho nú, não dão a devida importância na hora de fazer a higienização dos estofados e o resultado desta demora pode ser bem preocupante.

A importância da higienização de estofados

A higienização dos estofados da sua casa é fundamental não apenas para manter a sua conservação, mas também para eliminar alguns microorganismos como germes, bactérias e os famosos ácaros, que podem deixar as pessoas com alergia.

A limpeza mais pesada de sofás, cadeiras, poltronas e demais estofados deve ser feita pelo menos a cada seis meses se o estofado não for utilizado diariamente. Porém, nas residências com crianças ou animais de estimação esse período deve ser menor.

Para evitar que a poeira penetre profundamente no tecido do sofá você pode fazer uma aspiração, para remover as manchas é necessário usar produtos que sejam neutros para diminuírem as chances de estragar o estofado.

Se você tiver prática com higienização pode fazer este serviço, mas a recomendação é contratar um profissional para realizá-la de forma adequada.

Onde fazer a lavagem de sofá

A lavagem de sofá é fundamental para evitar problemas de saúde, mas para fazer a limpeza adequada é necessário contratar os serviços especializados de uma empresa, que geralmente irá até a sua casa executar o serviço, sem precisar retirar o seu estofado do imóvel.

Quando o estofado está muito sujo, ele provoca algumas reações alérgicas na pessoa, como olhos lacrimejando, coceira e nariz entupido, mas também pode causar outras reações.

Uma maneira de limpeza que é muito eficiente é a lavagem a seco, porém não é exatamente sem água que esse tipo de higienização é feita. O profissional que irá fazer este serviço usará pelo menos 600 ml de água para misturar com o produto.

Mas não se preocupe, toda a água que é utilizada é sugada por uma máquina potente, esse método de limpeza remove completamente a sujeira mais profunda que está na espuma do sofá.

Depois que a lavagem é finalizada, é normal que o estofado fique um pouco úmido, mas ficará seco em poucas horas. Outra alternativa de limpeza é a impermeabilização, que é um procedimento que prolonga a durabilidade e a resistência do estofado, evitando o desbotamento da cor e o encardimento, esse procedimento impede que qualquer líquido provoque manchas no tecido e também ajuda a evitar a proliferação de ácaros e de bactérias.

Gostou deste artigo? A lavagem de sofá é um procedimento fundamental para evitar os problemas de saúde que são provocados pelas bactérias. No entanto, cada tipo de estofado possui uma técnica de limpeza e também produtos específicos que são usados, por isso, você não deve se aventurar e tentar limpar o sofá sem entender qual é o procedimento correto para aquele tipo de tecido.

[Total: 0    Média: 0/5]