Câmeras da Polícia Militar irão monitorar 24 horas por dia várias cidades de Santa Catarina
27/10/2023Published on outubro 27, 2023, 8:09 pm
Em breve, várias cidades da região Norte de Santa Catarina, incluindo Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim e outras, serão monitoradas por câmeras da Polícia Militar. O objetivo desse projeto é aumentar a segurança nas cidades através de um sistema de videomonitoramento 24 horas por dia. Além das câmeras, o projeto também prevê serviços como treinamento para policiais, palestras para mulheres vítimas de violência e informações sobre drogas. O investimento total será de cerca de R$ 2,5 milhões e a prefeitura buscará outras fontes de financiamento nas próximas etapas do projeto.
Em breve, as cidades de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo, todas localizadas na região Norte de Santa Catarina, serão monitoradas por câmeras da Polícia Militar (PM). Os equipamentos serão instalados na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.
Esse novo projeto foi aprovado em uma reunião na Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e tem como objetivo aumentar a quantidade de câmeras que irão registrar as imagens em tempo real em áreas estratégicas das cidades catarinenses. Todo esse monitoramento será exibido em uma central de controle com profissionais responsáveis por acompanhar as câmeras 24 horas por dia.
Além disso, o projeto propõe outros serviços no local como treinamento para os policiais, palestras voltadas às mulheres vítimas de violência, informações sobre drogas, orientações para motoristas com infrações e reuniões para a “rede de vizinhos”, além de contar com serviços de psicologia.
Essa iniciativa terá um investimento total de cerca de R$ 2,5 milhões conforme previsto no projeto da Amvali. Na primeira fase do projeto haverá mudanças no prédio para atender aos requisitos de segurança e melhorias na estrutura. O Ministério Público de SC abriu um inquérito em decorrência dos problemas apresentados ao longo dos anos.
Nas próximas etapas, a prefeitura buscará por outras fontes de financiamento como emendas parlamentares federais e estaduais. A modernização da fachada também está nos planos.
Segundo o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), a proposta visa oferecer um videomonitoramento 24 horas por dia, fornecendo apoio para o policiamento nas ruas e na luta contra o crime. “Quando a população se sente segura, todos saem ganhando: o comércio local se fortalece, os investimentos aumentam e a qualidade de vida melhora”, afirma o deputado.
Essa informação foi publicada no portal NSC Total.
Imagem: iStock
Artigo original: Cidades de SC serão monitoradas 24 horas por dia por câmeras da PM; veja lista