Cinco cidades catarinenses estão entre as melhores práticas de turismo responsável no mundo, segundo ranking internacional da Green Destinations
05/11/2023Published on novembro 5, 2023, 9:29 am
Cinco das oito cidades brasileiras que estão entre as melhores práticas de turismo responsável internacionalmente são de Santa Catarina. As cidades destacadas incluem Urubici, Bom Jardim, Bombinhas, Navegantes e Itá. O concurso "TOP 100 Good Practice Stories" é organizado pela entidade holandesa Green Destinations para reconhecer boas práticas ao redor do mundo. Além das cidades catarinenses, há também representantes do Rio Grande do Norte na lista. Outros países como Índia, Estados Unidos, Japão e Portugal também estão incluídos na lista. As cidades catarinenses receberam certificações por seus projetos sustentáveis no setor turístico.
Cinco das oito cidades brasileiras que estão na lista do concurso “TOP 100 Good Practice Stories” estão localizadas em Santa Catarina. A entidade holandesa Green Destinations divulgou no dia 9 de outubro o ranking internacional, com o objetivo de destacar boas práticas sobre o turismo responsável em todo o mundo.
Entre as cidades catarinenses mencionadas no concurso, encontramos Urubici e Bom Jardim, ambas localizadas na região da Serra, além de Bombinhas e Navegantes, no Litoral Norte, e Itá, no Oeste. Também representando o Brasil no concurso estão Apodi, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, todas localizadas no Rio Grande do Norte.
A lista não se restringe apenas ao Brasil e inclui locais na Índia, Estados Unidos, Japão e Portugal. A cerimônia de divulgação das 100 melhores histórias foi transmitida pelo YouTube diretamente de Tallin, na Estônia.
Investindo em projetos sustentáveis para incentivar o turismo responsável, algumas cidades catarinenses receberam certificações por suas iniciativas:
– Urubici ganhou a certificação através do projeto de Gestão Sustentável do turismo. A cidade é conhecida por sua natureza exuberante, com seus cânions, montanhas e cachoeiras que têm impulsionado os negócios voltados para o setor turístico.
– Bom Jardim da Serra conquistou a certificação com o projeto “Meu Bom Jardim”, que busca valorizar o turismo divulgando informações sobre os atrativos turísticos da cidade e sua própria história.
– Navegantes recebeu a certificação internacional graças ao projeto “Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida”, que aborda a recuperação da vegetação em sua orla.
– Bombinhas foi reconhecida por seu programa “Escola do Mar”. Iniciado em 2017 e vinculado à Secretaria Municipal de Educação, o projeto oferece aos estudantes conhecimentos sobre o oceano, patrimônios culturais, sustentabilidade, empreendedorismo e práticas da pesca.
– Itá já está presente na lista há três anos consecutivos e recebeu mais uma premiação pelo programa “Selo Verde”, desenvolvido pela Câmara Técnica de Sustentabilidade do programa DEL. Esse programa avalia, mobiliza, conscientiza, atesta, reconhece e certifica iniciativas sustentáveis das cidades.
Essas informações foram obtidas no portal G1.
Imagem: Divulgação / Prefeitura Municipal de Urubici

