O reflexo da pandemia atinge os cinéfilos

O reflexo da pandemia atinge os cinéfilos

15/05/2020 Off Por Alair Corrêa

Nos EUA, uma nova pesquisa da National CineMedia, realizada nos dias 20/03/2020 e 20/04/2020, mostrou que a grande maioria – 86% – prefere assistir a um filme no cinema do que em casa.

A NCM entrou em contato no dia 20/03/2020 para uma primeira rodada de pesquisa, e retornou no dia 20/04/2020 para uma segunda rodada. O objetivo era checar o impacto do COVID-19 na vida e nas atividades das pessoas entrevistadas e suas opções com assinaturas de serviços de streaming.

Principais destaques:

Embora o streaming seja apreciado e necessário no momento, os fãs de cinema responderam ao NCM que preferem ir ao cinema para assistir a um filme. 95% sentem saudades de ir aos cinemas para assistir filmes (contra 91% na primeira rodada) 86% preferem assistir filmes no cinema versus em casa (contra 84% na primeira rodada) .

É destaque que 89% dos adultos de 18 a 34 anos afirmam preferir assistir filmes no cinema, um aumento estatisticamente significativo em relação aos 77% da primeira rodada .

Mais de 90% estão ansiosos pela reabertura dos cinemas 68% dos adultos entre 18 e 34 anos afirmaram que voltarão aos cinemas assim que reabrirem ou após um anúncio oficial de que o COVID-19 foi contido.

Quando os cinemas reabrirem, três em cada quatro pesquisados planejam ir ao cinema da mesma forma ou com mais frequência do que antes Os filmes que os fãs mais desejam ver quando os cinemas reabrirem são:

Mulher Maravilha 1984, Viúva Negra, Mulan, No Time to Die, Top Gun: Maverick e A Quiet Place Part II. E não estranhemos se os cinéfilos ávidos por super heróis não resolverem ir aos cinemas com máscaras de proteção de super heróis.

Antes do COVID-19, 90% dos fãs de filmes pesquisados já assinavam pelo menos um serviço de streaming. Desde que os pedidos de distanciamento social começaram a ser emitidos em todo o país, 25% dos fãs de cinema disseram ter assinado, ou planejam assinar, pelo menos mais um serviço de streaming, enquanto os cinemas permanecem fechados. “Streaming / Watching Movies” foi a opção número um das atividades desenvolvidas, seguida por “assistindo programas de TV, ouvindo música, comprando on-line e conversando em vídeo com amigos”.

Os quatro principais serviços de streaming entre os fãs de filmes foram Netflix, Amazon Prime Video, Disney + e Hulu.

Muitos  cinéfilos reclamam que se as Tvs a cabo já reprisavam muitos filmes num passado recente , agora está insuportável assistir à tantas reprises que vão desde filmes até lutas de MMA .

Aquela saudade do cheirinho de pipoca

Quem aqui que ama cinema não sente saudades daquele cheiro delicioso da pipoca, o Toblerone, os pães de queijo e outros souveniers vendidos nos balcões dos melhores cinemas do País ?  

O prejuízo da indústria de Hollywood é incalculável , as perdas dos shoppings centers também. Há toda uma indústria em torno do cinema que está dizimada por conta da Covid19 e não sabemos como e quando será o retorno às telonas.

Imaginemos a seguinte situação:

Liberação de salas de cinema com restrições de assentos e distância de 1 metro entre as pessoas na fila.  Dá para imaginarmos um super filme de estréia pós covid19 mantendo essas normas de afastamento? Não dá!!!

Contudo, a vontade de ir ao cinema é tanta que certamente os profissionais da organização pensarão em  toda a logística assim que possível para que voltemos a ter o prazer de entrarmos no cinema e curtirmos um bom filme.

Enquanto isso, nos resta assistirmos à Netflix que diga-se de passagem melhorou muito sua grade de filmes e séries nessa quarentena mas para quem gosta de ir até os cinemas não há filme bom que iguale o prazer em nos arrumarmos, comprarmos os ingressos, saborearmos aquela pipoca deliciosa e outras guloseimas.

E você, está sentindo saudades de ir ao cinema ou o cinema não lhe faz falta?

[Total: 0   Average: 0/5]