Profissão barbeiro: conheça algumas dicas para ter sucesso

Profissão barbeiro: conheça algumas dicas para ter sucesso

01/03/2019 Off Por Alair Corrêa

Atualmente, vale muito a pena investir na profissão de barbeiro porque dentro do setor da beleza, este é um dos segmentos que mais crescem no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo Euromonitor International, as barbearias entre os anos de 2011 a 2016 aumentaram o seu faturamento em 94,4% e a expectativa para 2019 é um aumento de 7,1%.

Esses números mostram a estabilidade deste setor. No entanto, também há indicativos de que ele é muito concorrido, tanto para os profissionais que estão há anos no mercado quanto para os iniciantes.

Por isso, se destacar entre os concorrentes é muito importante para garantir o sucesso da barbearia, principalmente dos profissionais que estão entrando agora no mercado que na maioria das vezes não sabem como se manter com a empresa em crescimento.

Se você também não sabe como conquistar o sucesso da sua empresa, observe abaixo algumas dicas.

Dicas para ter sucesso na profissão de barbeiro

Para lhe ajudar a ter sucesso nesta profissão, selecionamos algumas dicas bastante úteis.

Observe o seu concorrente

Ao entrar neste mercado, todo barbeiro precisa ficar de olho nos concorrentes,  para isso é preciso observar as redes sociais, conversar com algumas pessoas para tentar descobrir o que as outras barbearias possuem.

Ao observar os seus concorrentes, você terá algumas referências que podem servir para melhorar o seu trabalho.

Fique de olho nas novidades do mercado

O mercado sempre está apresentando novas tendências de cortes, produtos ou serviços, além de novas técnicas que sempre surgem tanto pela necessidade do profissional quanto pela exigência dos seus clientes.

Por isso, você deve sempre estar atento às novidades do mercado para ter sucesso como barbeiro.

Atendimento

O atendimento é um dos principais fatores de sucesso de qualquer estabelecimento. Muitas vezes as pessoas entram em um local e não recebem a devida atenção do vendedor ou percebem que o produto oferecido não era do jeito que ela pensava e por causa disso não retornam novamente para aquele lugar.

Por esse motivo, você deve atender o seu cliente de forma única com muita atenção e profissionalismo, assim acabará criando uma amizade com ele que será boa para a sua barbearia.

Tenha um ambiente organizado

A barbearia é um estabelecimento masculino, mas isso não significa que o ambiente não deva ser arrumado, limpo e organizado. Se você quer seguir nesta profissão, é preciso oferecer para os seus clientes um local impecável, higiênico e confortável, não importa se a sua barbearia é de luxo ou simples.

Além disso, se você puder, invista em uma boa iluminação, decoração e móveis confortáveis que combinem com o estilo do seu estabelecimento.

Use a internet

Para você se destacar na profissão de barbeiro, é fundamental usar a internet. As redes sociais como o Facebook e Instagram ajudam bastante a divulgar o seu trabalho. Se você ainda não possui um perfil da sua empresa, crie imediatamente e comece a postar boas imagens do seu trabalho e siga também os seus clientes.

Além disso, crie um blog e publique assuntos relacionados ao seu segmento, por exemplo, cortes de cabelo, dicas e entre outras coisas. O blog também servirá para melhorar as estratégias de marketing para a sua barbearia.

Tenha um diferencial

A barbearia hoje em dia não é mais um lugar que apenas corta o cabelo e faz a barba dos homens. Esse estabelecimento, atualmente passou a oferecer inúmeros produtos e serviços para a pele, cabelos e barba como esfoliantes, calmantes de pele, produtos de hidratação e entre outros.  

Alguns homens esquecem de cuidar da pele ou não sabem como usar os produtos. Esse problema pode ser usado como um diferencial para destacar a sua barbearia, você pode começar a oferecer produtos e serviços diversos, além do corte de cabelo e barba.

Lembre-se que a higiene do local é muito importante para atrair e fidelizar os seus clientes, já que deixar de usar a gola higiênica, por exemplo, pode ser um agravante para o desenvolvimento de fungos e bactérias nos utensílios e acessórios da sua barbearia.

Gostou deste artigo? Como o setor de beleza é um dos que mais crescem atualmente devido aos lançamentos e tendências deste mercado, investir na profissão de barbeiro é uma ótima opção para quem deseja ser dono do próprio negócio.  

Então, para ter sucesso com a sua empresa, utilize as dicas descritas acima e acredite no seu potencial.

[Total: 0    Média: 0/5]