Saiba tudo sobre o banco Banrisul

Saiba tudo sobre o banco Banrisul

14/01/2020 Off Por Alair Corrêa

Você que nasceu na região da serra gaúcha provavelmente já ouviu falar do banco Banrisul. Hoje vamos falar um pouco da sua história e motivos que levou a ser uma potência muito forte, não só para o sul do país, mas também para todo o território nacional.

O banco Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) foi fundado em 1928, depois que foi autorizado um decreto federal de número 18.374. O banco Banrisul foi criado pelo então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo primeiro de empréstimos a longo prazo, que era uma solicitação insistente dos pecuaristas daquela região. Suas letras hipotecárias tinham aprovação do estado, facilitando a colocação no mercado externo e interno, que era a principal fonte de recursos para empréstimos a longo prazo.

Porém, os créditos hipotecários tinham baixos retornos, dessa maneira o banco Banrisul criou a carteira de empréstimos a curto prazo. Essa carteira oferecia um fluxo contínuo de empréstimos, tanto para as lavouras quanto para a pecuária. 

Em 1965, o banco Banrisul já contava com cerca de 135 agências espalhadas por todo o estado e buscando se tornar a maior agência bancária gaúcha, no ano seguinte abriu mais 10 agências, que atendia 108 municípios gaúchos.

A missão do banco Banrisul podemos dizer que continua a mesma de quando foi criada, promover o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio Grande do Sul. Hoje, com o crescimento e desenvolvimento do país, o banco Banrisul também não ficou para trás e promoveu o seu crescimento: 

  • 536 agências espalhadas por 10 estados brasileiros;
  • 2,9 milhões de clientes;
  • 533 caixas eletrônicos;
  • 2 agências no exterior (Miami e Grand Cayman).

Nos últimos anos, os saldos lucrativos do banco Banrisul foram extremamente positivos. No ano de 2018, onde completava 90 anos de existência, o banco anunciou que seu saldo referente a 2017 era de cerca de 1,05 bilhão. No ano de 2019 esse recorde foi batido e o banco Banrisul alcançou a marca de 1.096 bilhão, superando todos os anos anteriores. 

De fato, podemos ver que a história de construção do maior banco do estado do Rio Grande do Sul, não foi simples. Dessa maneira, o banco Banrisul pretende sempre levar os seus clientes a ótimos ganhos, fazendo com que o crescimento entre empresa e cliente seja sempre mútuo. Por fim, essa foi uma breve história de um banco enorme que pretende crescer ainda mais com todos os avanços tecnológicos fornecidos.

[Total: 0    Média: 0/5]