Benefícios e Como Criar Uma Conta MEI

Benefícios e Como Criar Uma Conta MEI

26/11/2018 Off Por Alair Corrêa

O Microempreendedor Individual é uma das maneiras que os autônomos e funcionais liberais conseguiram de se profissionalizar e ter o cadastro de pessoa jurídica. Dessa maneira conseguem ter o CNPJ de sua empresa, mesmo que ainda esteja em fase de desenvolvimento e com pouca receita.

Mas o que muitas pessoas ainda não sabem é como criar uma conta MEI, tanto se cadastrando quanto uma conta no banco. Pensando nisso, vamos ajudar você a aprender como se profissionalizar. Confira

O que é a conta MEI?

A conta MEI é uma conta jurídica que você pode abrir no banco de sua preferência e assim pode ter mais vantagens do que na conta física, como empréstimos, limites de transações maiores e até mesmo um cartão de crédito da sua empresa.

Uma grande vantagem de se criar uma conta Mei é que você pode também controlar melhor as finanças da sua empresa, pois assim consegue separar as suas finanças pessoais do que entra na empresa.

Isso é importante para ter controle da saúde da empresa, do capital que é investido e outros assuntos financeiros que vão determinar se o seu negócio está ou não dando certo.

Essa conta pode ser aberta em diversos bancos, inclusive em bancos digitais.

Passo a passo como abrir uma conta MEI

A primeira coisa que você precisa definir antes de aprender a como abrir uma conta MEI é o banco onde você irá abri-la. Por isso, recomenda-se que você pesquise e saiba qual tem as melhores taxas e condições para você.

Uma vez que alguns bancos oferecem planos especiais exatamente para quem irá abrir uma conta como MEI. Enquanto em outros as taxas e condições são as mesmas de quem tem uma conta jurídica com uma empresa maior.

No portal do empreendedor você encontra uma lista de bancos públicos onde é possível abrir uma conta Mei. Porém, alguns bancos privados também têm essa opção, principalmente se você já for cliente como pessoa física  e tiver uma boa relação com o banco.

Documentos necessários para criar uma conta MEI

Depois de decidir onde irá criar a sua conta MEI você precisa de reunir os documentos para dar início a essa conta. Para isso leve ao banco uma cópia do :

  • CPF e RG
  • CNPJ da microempresa
  • Comprovante de residência
  • Certificação MEI, que você pode imprimir no site do Portal do Empreendedor

São necessários apenas esses documentos para que você consiga abrir a sua conta e usar os serviços oferecidos por ela.

Como abrir uma conta MEI pela internet?

Alguns empreendedores não têm muito tempo para resolver as questões burocráticas e por causa disso acabam adiando de fazer a sua conta jurídica. Porém,  é possível abrir a conta MEI pela internet no Banco Inter, que é um banco totalmente digital. Uma das grandes vantagens é que ela é aprovada em poucos dias e então você já pode começar a usar a sua conta de empresa.

Para abrir uma conta MEI pela internet no Banco Inter, primeiro você precisa ser cliente pessoa física do banco. Caso você ainda não seja, só precisa de baixar o app, preencher o cadastro, enviar uma cópia dos seus documentos e da sua assinatura. A conta pode ser aprovada em até 7 dias.

Após a aprovação da conta pessoa física, você pode entrar pelo próprio aplicativo e então clicar na opção de conta MEI. Depois siga os passos abaixo:

  • Preencha o cadastro
  • Envie uma cópia da sua certificação como MEI
  • Envie a sua assinatura
  • Baixe o contrato, assine e envie uma foto
  • Finalize

Pronto, agora você só precisa esperar a confirmação do banco de que sua conta está pronta para ser usada.

Benefícios de abrir uma conta MEI

Benefícios de abrir uma conta MEI

Para quem tem uma microempresa ter uma conta MEI é uma ótima forma de deixar as finanças da empresa separadas das finanças pessoais. Pois mesmo que você trabalhe sozinho é preciso saber como está a saúde financeira da sua empresa. Outros benefícios são:

  • Taxas e limites de transações diárias mais altas que conta física
  • Possibilidade de conseguir empréstimo e linhas de créditos para a empresa
  • Separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa
  • Maior controle das finanças empresariais
  • Possibilidade de emitir boletos

Como se tornar MEI

Se você ainda não é um micro empreendedor individual você pode se tornar um de maneira fácil. Basta entrar no site do Portal do Empreendedor e preencher o cadastro para se tornar um MEI.

Mas lembrando que para ser MEI você deve ter receita de no máximo 81 mil reais por ano. Caso seja maior que esse valor, você não pode mais ser enquadrado como um microempreendedor.

Uma das vantagens em ser MEI é a possibilidade de ter um funcionário de carteira assinada, além de poder ter benefícios como entrar no INSS.

Então se você ainda  não abriu sua conta ou empresa MEI aprenda antes o que é empreendedorismo e como começar a empreender ?

[Total: 2    Média: 5/5]