Como evitar a procrastinação nos estudos

Como evitar a procrastinação nos estudos

09/09/2021 Off Por Alair Corrêa

Você pode parar de procrastinar hoje. Mas você pode precisar de ajuda para entender por que faz isso e como pode parar. 

Aqui, você pode aprender por que a procrastinação acontece, encontrar algumas dicas fáceis para parar de procrastinar agora e se armar com ferramentas úteis contra a procrastinação que você pode usar em casa.

Vamos as dicas para evitar a procrastinação nos estudos.

Por que procrastinamos

Porque estamos programados para buscar gratificação instantânea. 

É bem provável que você tenha o Facebook, Instagram e / ou Twitter em outra janela do dispositivo que está usando para ler essas mesmas palavras. E é tão tentador continuar verificando, certo? Há uma razão para isso: a pesquisa sugere que a gratificação instantânea tem um efeito mais forte em nosso comportamento do que a gratificação atrasada.

Porque achamos que devemos ser perfeitos. 

A procrastinação e o perfeccionismo costumam andar de mãos dadas. Os perfeccionistas tendem a procrastinar porque esperam muito de si mesmos e têm medo de poder cumprir esses altos padrões. 

Os perfeccionistas, às vezes, fazem um esforço indiferente para manter a crença de que poderiam ter escrito um ótimo artigo se tivessem tentado o melhor. Eles têm medo de dar o melhor de si e ainda assim produzir um artigo que seja aceitável.

Porque não gostamos do que precisamos fazer. 

Você pode adiar a escrita porque não gosta de reler o que escreveu; você odeia escrever redações do enem porque não consegue fazer um rascunho antes de enviar. Mas ao procrastinar, você garante que não terá tempo para reler seu trabalho, evitando assim aquele momento desconfortável.

Porque estamos muito ocupados. 

Quando reservamos nossos calendários em excesso, é fácil evitar as coisas que não queremos fazer, mesmo se precisarmos fazê-las.

Como domar a procrastinação

Faça um inventário

Acompanhar quando você procrastina com um planejador semanal pode ajudá-lo a descobrir quando você procrastina e pode ajudá-lo a parar o comportamento. 

É fácil de fazer: sempre que você procrastinar, marque. Pense em pistas que podem alertá-lo.

Crie um ambiente produtivo

Se você tomou a decisão de parar de atrasar um projeto específico, é fundamental encontrar um lugar para trabalhar onde você tenha a chance de fazer algo. 

Seu quarto pode não ser o lugar onde você é mais produtivo. Pense em onde você é mais produtivo e tente encontrar ou criar um espaço com essas condições.

Se você está trabalhando em casa, tente encontrar um espaço que se dedique exclusivamente ao estudo, como uma escrivaninha ou uma cadeira confortável. Certifique-se de encontrar seu espaço de estudo antes que seja hora de ser produtivo; caso contrário, encontrar o espaço perfeito pode se transformar em uma forma de procrastinação em si!

Desafie seus mitos 

Pense em um projeto que você está adiando. Em um lado de um pedaço de papel, escreva todas as razões do seu atraso. Por outro lado, argumente contra o atraso.

Mito nº 1: “Não consigo funcionar em um ambiente bagunçado. Não posso trabalhar neste projeto antes de limpar meu apartamento. ”

Desafio: Se, ao se deparar com um projeto, você começar a acumular pré-requisitos para todas as coisas que deve fazer antes de começar a trabalhar, considere se você pode de fato estar dando desculpas – em outras palavras, procrastinando.

Mito 2: “Eu faço meu melhor trabalho sob pressão”.

Desafio: Existem outras maneiras de criar pressão para si mesmo, além de esperar até a noite anterior ao vencimento do projeto antes de começar a trabalhar nele. Você pode definir um limite de tempo para si mesmo – por exemplo, “Escreverei este parágrafo em meia hora” – ou pode fingir que a tarefa é um exame cronometrado. Se você fizer isso uma ou duas semanas antes do prazo final da tarefa, terá um rascunho com bastante tempo para revisá-lo e editá-lo.

Mito nº 3: “Para ser produtivo, devo ter duas horas ininterruptas.”

Desafio: Você pode trabalhar em atribuições em blocos de uma hora (ou menos), e muitas pessoas se beneficiam de trabalhar em blocos mais curtos. Isso o ajudará a dividir a tarefa em partes menores, tornando-a mais gerenciável. Se você sabe que pode trabalhar em uma parte do projeto por uma hora, não parecerá tão assustador e será menos provável que você procrastine. Algumas pessoas descobrem, entretanto, que precisam de períodos de tempo mais longos para realmente produzir qualquer coisa. Portanto, como todas as estratégias descritas aqui, conheça a si mesmo.

Conclusão

Ao explorar por que procrastina e experimenta estratégias para trabalhar de maneira diferente, não espere uma transformação da noite para o dia. 

Você desenvolveu o hábito da procrastinação por um longo período de tempo; provavelmente você não vai quebrar tudo de uma vez. Mas você pode mudar o comportamento, aos poucos. Se você parar de se punir ao procrastinar e começar a se recompensar por seus pequenos sucessos, acabará desenvolvendo novos hábitos de escrita.