Escritórios de coworking no novo normal

Escritórios de coworking no novo normal

20/09/2021 Off Por Alair Corrêa

Os últimos anos viram um sucesso sem precedentes para escritórios de coworking . Este crescimento acelerado resultou da mudança revolucionária no espaço de trabalho tradicional para um escritório de co-working mais flexível e acessível. No entanto, este ano tivemos uma situação inesperada, o migração das empresas para home office e ambientes compartilhados. A seguir, falaremos sobre como esta pandemia afetou os escritórios de coworking em Ribeirão Preto – SP e ao redor do mundo, e o futuro disso.

Vamos falar sobre coworking

Os escritórios de coworking existem em todas as formas e tamanhos. De mesas compartilhadas a mesas individuais e até mesmo escritórios privados. Não existem regras rígidas e rápidas quando se trata do que é um escritório de coworking. O único fator comum? Ao trabalhar em um espaço de escritório compartilhado, você estará cercado por outros profissionais, sejam eles grupos de funcionários da mesma empresa ou freelancers.

Escritórios de coworking , como aqueles em cloudworks , são frequentemente reconhecidos por seus designs modernos . São salas grandes com mesas, sofás, pufes, paredes de plantas, tênis de mesa e até balanços pendurados. Eles são projetados para motivar as pessoas a quererem trabalhar lá, em vez de trabalhar em casa isolada.

O coworking como alternativa a crise econômica

Com o impacto da pandemia que entrou em vigor no último ano, a diminuição dos custos tem sido observada em todos os mercados, para além do aumento das obras a partir de novos espaços (diferentes dos escritórios tradicionais). Nesse sentido, o coworking tem se mostrado uma alternativa econômica e eficaz para as empresas .

Mas existem muitos outros motivos pelos quais o coworking agora tem um papel muito mais protagonista e benéfico para as empresas:

O trabalho remoto tem seus próprios desafios

Embora o modelo de trabalho em casa tenha funcionado bem durante o isolamento, muitas empresas, no entanto, podem não querer isso como uma cultura. Muitas empresas e entidades de negócios ainda exigem que os funcionários trabalhem em um ambiente de escritório .

Simplificando, o ecossistema geral deve ser propício para que um funcionário seja produtivo.

Grandes empresas buscarão espaços menores

Muitas empresas terão que praticar o distanciamento social por muito tempo, o que significa que seus espaços físicos não serão ocupados, por isso terão que conter os gastos de capital ou compromissos de longo prazo. E é aí que o coworking é uma solução excelente, oferecendo soluções de infraestrutura flexíveis e estabelecendo precedentes para práticas seguras e saudáveis.

Eles não são apenas provedores de espaço, eles fornecem uma solução completa

A pandemia desenvolveu os escritórios de coworking, levando-os a oferecer soluções de espaço de trabalho totalmente abrangentes, e é por isso que agora fornecem produtos para todo o espectro de requisitos de trabalho, incluindo trabalho em equipe, soluções de negócios para trabalho individual e trabalho remoto.

Além disso, muitos escritórios de coworking estão conseguindo oferecer experiências únicas, fornecendo serviços de ponta, como academias, cafés, creches, e gerenciando todo o ecossistema de trabalho por meio de parcerias, eventos e foco na comunidade para os ocupantes.

Em conclusão

Embora trabalhar em casa possa parecer atraente, com o tempo isso pode afetar a eficiência operacional e a produtividade, pois gerenciar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários pode ser uma área de preocupação. Nesse sentido, os escritórios de coworking são uma excelente alternativa , pois são uma opção prática e econômica, possuem infraestrutura adequada e promovem um ambiente de trabalho agradável e seguro para os colaboradores.