Como Funciona a Energia Solar?

Como Funciona a Energia Solar?

22/11/2019 Off Por Alair Corrêa

Energia Fotovoltaica é a energia gerada a partir da luz do nosso maior astro: o Sol. Essa energia pode ser transformada para aquecer a água ou em eletricidade.

Para eletricidade, nomeamos como “Energia Solar Fotovoltaica”.

Mas como isso funciona?

Para falar a verdade, é mais simples do que a gente imagina. Os painéis solares no telhado da sua residência captam a luz solar e a altera em energia solar fotovoltaica. Essa energia passa por uma máquina conhecida como Inversor. A função do Inversor é aprontar esta energia solar para a utilização nos nossos lares. Dessa maneira, a eletricidade fica pronta para uso e é distribuída pelo quadro de força para ser consumido por toda a casa.

Fique atento nessas barras mostradas no vídeo. Elas vão mostrar o quanto de energia solar está sendo gerada.

O consumo e os créditos acumulados

Quando estamos à luz do dia, o seu gerador solar produz bem mais energia do que a sua residência está gastando. Dessa maneira, o excedente de energia elétrica produzida pelos painéis fotovoltaicos será mandado para a rede elétrica da concessionária.

Ao longo do dia, o excesso de energia solar produzido é enviado para a rede pública e o seu contador de luz faz a medição. Assim, sua casa acumula créditos de energia. Esses créditos vão ser usados mais tarde, ou seja, à noite.

Se você chegar ao final do mês e ainda tenha créditos acumulados, você poderá usá-los nos meses seguintes.

O tempo mudou?

Não fique preocupado! Mesmo com o tempo nublado, ou em dias chuvosos o seu gerador continuará produzindo energia solar mas em menor quantidade.

Nesses dias, se o seu gerador de energia não produzir tudo que você você está consumindo, o remanescente será provido em paralelo pela rede elétrica da concessionária.

Perceba a barra de Créditos

Durante este dia de muito sol, o seu gerador solar já acumulou muitos créditos de energia! Eles serão utilizados em períodos nublados ou à noite. Então, quando anoitecer, a sua residência passa a consumir energia da concessionária pública. Graças à essa tecnologia, você não vai nem notar essa transição.

Lembre-se que os seus créditos serão consumidos aos poucos. Contudo, não fique preocupado: você gerou muita energia solar durante o dia e, à noite, possui bastante créditos para consumir.

Então você não vai precisar pagar por este consumo. Depois que todos os moradores da casa estão dormindo, ela estará consumindo bem pouco. E ainda sobraram alguns créditos para o dia seguinte! Notou como é simples? No final, o objetivo é alcançar um equilíbrio entre a sua produção de energia solar e o seu gasto. Você sabia que o Portal Solar é o maior site de energia solar do Brasil? Nele, você encontra milhares de instaladores regionais, as principais fabricantes e os menores preços e máquinas do mercado. E tudo isso pode ser financiado através da BV Financeira que tem uma linha de crédito especial para energia solar fotovoltaica. Quer produzir a sua própria energia com a luz do sol? Faça um curso de energia solar fotovoltaica em Brasília.

[Total: 0    Média: 0/5]