Como pedir Segunda via do CPF

Como pedir Segunda via do CPF

18/02/2019 Off Por Alair Corrêa

Cada pessoa, em individual, possui seus próprios documentos que permitem identificar quem é esta pessoa, de onde a mesma veio e até mesmo algumas informações de parentesco em alguns casos, sendo que estes tipos de informações são necessárias para o cumprimento de diversas atividades e até mesmo cadastros em vários locais como sites, solicitação de outros documentos (carteira de motorista, emissão de boletos, etc.) sendo essenciais para nossa guarda.

O que é CPF

O CPF, Cadastro de Pessoa Física, é um destes documentos que são considerados importantes e necessários, porém muitos indivíduos acabam perdendo esta pequena identificação que, normalmente, vem como uma carteirinha, ou até mesmo podem acabar danificando-a e fazendo com que a mesma torne-se inválida, dependendo do estado em que apresenta-se o CPF.

Para que você consiga utilizar este documento e para que o mesmo tenha alguma serventia em caso de invalidez, é necessário solicitar a segunda via do CPF para que seja possível retirar uma cópia de seu cadastro quanto a estas informações.

Como fazer para solicitar a Segunda via do CPF

Caso você queira saber como fazer a segunda via do CPF, você deverá comparecer a locais específicos que emitam este tipo de documento, sendo que os mesmos são: Caixa dos Correios ou Banco do Brasil, devendo estar munido de certos documentos para a comprovação de seu cadastro de pessoa física, sendo que, caso você possua maior de 16 anos, devem ser apresentados o documento de identidade (RG) e algo que comprove sua inscrição no CPF para que seja possível emitir uma cópia.

Para as pessoas que possuem menos de 16 anos, alguns outros documentos serão solicitados, sendo que os mesmos são: documento do titular da inscrição realizada, documentação do representante legal de quem está retirando o CPF, documento legal que comprove o direito da representação da pessoa citada e o documento que alegue a inscrição no CPF.

É importante saber que para qualquer tipo de cadastro de pessoa física é necessário pagar uma taxa para que seja emitida a segunda via deste documento, sendo que o valor que deverá ser pago é de R$5,50.

Após a solicitação será especificado um período de tempo para que você possa retirar a segunda via de seu CPF.

Como Imprimir seu CPF

Com o avanço tecnológico, conseguimos cada vez mais eficiência no poder público, e o CPF está incluído nisso. Atualmente não existe mais o cartão físico, então se você perdeu o número é muito simples, basta ir a qualquer agência da Receita Federal, com um documento que comprove sua identidade, e você consegue na hora com os atendentes de plantão.

Consulta CPF

Para consultar a situação Cadastral do seu CPF, entre no site da Receita Federal, e vá em “consultar Situação Cadastral” e informe alguns dados como data de nascimento, Nome completo, Nome da mãe e Titulo de eleitor e na hora vai sair o comprovante do seu CPF, podendo imprimir ou salvar no seu PC ou celular.

[Total: 1    Média: 5/5]