Como você pode se tornar um empreendedor digital?

Como você pode se tornar um empreendedor digital?

03/03/2021 Off Por Alair Corrêa

Neste artigo queremos te ajudar a entender o que é empreendedorismo digital e os seus benefícios, continue lendo para entender melhor.

O empreendedorismo digital está ganhando mais espaço no nosso cotidiano, você pode até não perceber, mas vamos te explicar o que é, quais os benefícios e por que você deve começar a optar pelo empreendedorismo digital.

Antes de começarmos, peço que confira o nosso parceiro: a  CNPJ.BIZ tem vários artigos e ferramentas inovadoras, uma é para a sua prospecção de clientes e a outra é para achar as empresas de qualquer lugar, para você comprar os produtos dessas empresas ou vender algo seu para essas empresas. 

Vamos começar com o principal do nosso artigo, separamos em tópicos para ficar mais claro para você.

O que é empreendedorismo digital?

Uma explicação simples é que o empreendedorismo digital é basicamente quando o seu negócio é completamente, ou na maior parte, controlado pela internet. 

Com isso, a questão de alugar espaços e o atendimento presencial estão fora de questão. Essa opção é ótima para quem procura uma forma de ser seu próprio chefe e um investimento menor para não prejudicar tanto a sua saúde financeira.

Um pensamento que surge quando falamos de negócios que são feitos totalmente online é que eles são negócios pequenos, pelo contrário, é totalmente possível crescer bastante com algo online e até ter uma grande equipe de funcionários.

Para entender melhor, vamos listar alguns negócios digitais como exemplo:

  • Qualquer serviço que possa ser feito online;
  • Canais de YouTube;
  • Portal de cursos;
  • Blogs;
  • Ecommerce.

Acredito que uma dúvida surgiu na sua cabeça: como optar pelo empreendedorismo digital com a pandemia? Vamos te ajudar com essa questão.

Empreendedorismo Digital na Pandemia:

Essa é uma questão muito simples, como estamos em quarentena, sair para fazer compras ou serviços está sendo uma salvação para os empreendedores.

Lojas que eram físicas estão se transformando totalmente em lojas online e até as empresas criadas do zero, pois o empreendedorismo digital, querendo ou não, está sendo uma saída para todas as lojas, sejam antigas ou novas.

Benefícios do empreendedorismo digital

Separamos alguns benefícios do empreendedorismo digital, para hoje mesmo você optar por ele.

1 – Alcance alto:

De acordo com o IBGE em 2018,  quase 80% dos brasileiros têm internet em sua residência, com isso é bem mais fácil alcançar pessoas para o seu negócio crescer ainda mais, já que as barreiras são poucas.

O seu potencial cliente está do outro lado do mundo, se ele quiser comprar algo seu ou algum serviço, você poderá enviar o produto ou prestar o serviço online mesmo.

2 – Não precisa de tanto investimento:

Pelo fato de não ter a necessidade de um local, o investimento do local não será necessário, o que é um custo a menos. Além disso, também não haverá custo com certos equipamentos, móveis, etc.

Com isso, você pode trabalhar de qualquer lugar, só vai precisar de um computador ou um celular.

Por ser um negócio online, é mais fácil conseguir se adaptar no início com pouco investimento.

3 – Números que prometem:

Sabemos que as compras online são a preferência dos brasileiros, por serem mais fáceis e mais acessíveis. Mesmo com a pandemia, esse número de compras online continua crescendo, por isso as chances de crescimento em relação às compras são altas, então é uma ótima opção você optar pelo empreendedorismo digital.

4 – Flexibilidade para realizar compras:

Esse é um dos benefícios principais do empreendedorismo digital, a grande facilidade na hora de realizar a compra, você pode comprar quando quiser e em qualquer lugar. 

Após entender alguns benefícios, vamos te ajudar a escolher qual negócio é perfeito para você começar. 

Como escolher um negócio ideal para começar

  • Enjoei: Um dos principais que está fazendo sucesso é o Enjoei, que é um e-commerce de produtos usados, pode ser roupas, móveis, acessórios e eletrônicos. É uma ótima forma para começar nas suas vendas e ver como é essa experiência de vendas. 
  • Hotmart: Essa é uma plataforma de ensino a distância e ainda tem a possibilidade de ter a venda de infoprodutos, por exemplo, se uma pessoa escreve ebook, ela pode precificar e colocar lá para realizar a venda.

Mas como colocar tudo isso em prática? Relaxa que separamos um tópico só para isso.

Como começar com o empreendedorismo digital:

1 – Antes de tudo, escolha o seu negócio:

Para começar do jeito certo, escolha o tipo do seu negócio, mas como assim escolher um tipo de negócio?

Por exemplo, se você escolher o nicho de produtos de condicionador, o seu nicho é voltado para cabelos. Após escolher o seu nicho, você já pode começar a pensar na criação do site do seu negócio para acharem você de uma forma mais fácil.

2 – Conheça os concorrentes: 

É muito importante você conhecer bastante os seus concorrentes, é até bom porque caso o seu concorrente falhe na resolução do problema do cliente, você terá essa solução já em mãos.

3 – Tenha um bom planejamento:

Com o planejamento, você pode pensar em fazer pesquisas, até para saber a satisfação do cliente e pode fazer metas diárias, semanais, etc.

O planejamento é importante também, pois, tem como você pensar “Se eu fosse o cliente, eu iria me interessar nesse produto?”, o que é ótimo para você ter uma noção de como estão as coisas.

4 – Aposte no Marketing Digital:

O marketing digital é uma boa saída para os pequenos negócios que estão começando, isso não quer dizer que você não possa apostar no marketing offline também, mas foque mais no online. 

Uma boa estratégia é apostar nas interações, seja por redes sociais, blogs, etc.

Conclusão

Após entender tudo sobre o empreendedorismo digital, você já pode começar a abrir seu próprio negócio, siga as nossas dicas para dar super certo.

E esperamos muito que você tenha gostado do artigo, se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco.

Lembre-se de conhecer os artigos e ferramentas de prospecção e a de localização de empresas de qualquer lugar da CNPJ.BIZ.

Até o próximo artigo!

[Total: 1   Average: 5/5]