Cronograma de estudo: como me organizar para o vestibular

Cronograma de estudo: como me organizar para o vestibular

04/03/2020 Off Por Alair Corrêa

Com certeza você já deve ter escutado que para conseguir um bom desempenho nos estudos é necessário foco e organização. Hoje em dia, com a internet, é possível encontrar vários recursos e aplicativos para estudo que podem te ajudar a otimizar sua rotina, criando um cronograma de estudo a fim de obter melhores resultados em provas e concursos, você sabia? Mas, afinal, como se organizar da melhor forma para se preparar para o vestibular e garantir um resultado positivo? É o que vamos ajudar a responder neste artigo. Fique ligado!

Organização em primeiro lugar

São muitos os passos a dar para conseguir alcançar sua vaga no sonhado curso de graduação. Para começar, é fundamental contar com muita organização para manter o foco e facilitar sua rotina de estudante, definindo seus conteúdos e horários de estudos, bem como a realização de simulados, e também seus períodos de descanso, é claro. Assim, a criação de um cronograma de estudo pode representar um ótimo começo se você está planejando prestar vestibular este ano. 

Uma das vantagens de uma boa organização é evitar o acúmulo de tarefas e também os riscos da procrastinação que tanto assombra os vestibulandos. Diante de uma ampla variedade de matérias e temas para estudar, é fundamental estabelecer prioridades e organizar seu tempo para não deixar nada de fora. 

Planejamento e foco 

Antes de começar a arregaçar as mangas, é preciso definir um plano de estudos que ajude você a ter mais controle sobre suas tarefas, bem como a motivação necessária para empreender essa jornada rumo à universidade. Logo, uma rotina diária de estudos é imprescindível para alcançar bons resultados, trazendo maior confiança ao seu desempenho. Lembre-se que estabelecer uma rotina é um fator básico para você se sentir mais seguro durante sua preparação. Nesse sentido, a criação de um cronograma de estudo pode ajudar bastante.

O planejamento de seus estudos ajudará a dar mais segurança e tranquilidade. Ele também ajuda você a assumir um compromisso com seus objetivos, a fim de garantir seus resultados. É decisivo se manter atento ao cronograma, com ele você poderá dimensionar os esforços necessários do primeiro ao último dia de estudos, sempre de olho nos seus objetivos. 

Cronograma de estudo: como criar o seu?

Para estabelecer uma rotina necessária, evitando distrações, você pode contar com a utilização de um cronograma de estudo durante o período de preparação para o vestibular. A criação do cronograma é pessoal é deve atender às necessidades específicas de cada um. Lembrando que, com o cronograma, você não corre o risco de se perder entre tantos conteúdos acumulados a serem estudados ou de ficar procrastinando as sessões de estudo.

Sendo assim, estabelecer suas metas de estudo, bem como seus horários disponíveis é fundamental para começar a criar o seu próprio plano de estudos. É igualmente importante listar todas as atividades semanais, como períodos de aula e de descanso também, com o intuito de dividir melhor o seu tempo. 

Montando seu cronograma de estudo

Para começar a montar seu plano de estudos, defina os períodos disponíveis na sua semana para dedicar sua atenção ao material a ser estudado. Você pode organizar uma tabela com os dias da semana e os turnos da manhã, tarde e noite, a fim de visualizar suas atividades e separar um tempo para cada uma delas. Vale utilizar um caderno, uma agenda, o celular (existem aplicativos que podem auxiliar), o computador ou ainda fazer um pequeno cartaz para conferir sempre que quiser. 

Separar os horários por disciplina e por nível de dificuldade também ajuda a organizar as prioridades de estudo, dando mais tempo àquelas que necessitam de mais atenção. Também é importante separar um tempo para leituras complementares, para as refeições e para intervalos de descanso entre as sessões de estudo. Fique atento a essas pausas, elas são importantes para seu processo de aprendizagem e para evitar a fadiga. Lembre de criar um horário para o exercício de redação e de simulados, eles devem ser realizados com certa frequência para garantir um bom desempenho na hora da prova.

Ao longo das semanas, você pode ir alterando os conteúdos de cada sessão de estudos e intensificando os exercícios de redação e os simulados na medida em que se aproximar da data das provas. 

Algumas dicas extras   

Agora que você começou a montar o seu cronograma, é importante levar em consideração outros fatores, como um lugar apropriado para os estudos, bem como uma cadeira confortável e uma iluminação adequada. 

Seja realista na hora de organizar seu cronograma de estudo, sem se sobrecarregar demais ou criar demasiadas sessões de estudo que acabarão não sendo cumpridas.  

Outra boa dica é oferecer pequenas recompensas a cada sessão finalizada. Então a cada etapa concluída você poderá ganhar um sorvete, uma ida ao cinema, um tempo para assistir suas séries favoritas ou apenas para exercitar seu ócio da forma mais criativa possível, porque, no fim das contas, ninguém é de ferro, não é?

[Total: 0   Average: 0/5]