Como conseguir emprego pela internet: monte sua estratégia

Como conseguir emprego pela internet: monte sua estratégia

04/03/2020 Off Por Alair Corrêa

Conseguir um emprego vem sendo a grande preocupação dos brasileiros nos últimos tempos. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a taxa de desemprego no País, no quarto trimestre de 2019, foi de 11,%. Os empregos informais cresceram, atingiram 41,1%. Mas há uma maneira de tornar essa busca mais fácil. Para isso, é preciso montar uma estratégia para conseguir um emprego pela internet.

Aquele tempo de ficar procurando vagas em jornal impresso já acabou. Agora, é necessário estar atento ao mundo online para conseguir um emprego pela internet. Mas, antes de ir atrás do seu objetivo, saiba que você precisará ficar horas navegando na internet.

Por isso, é bom saber que você precisará de um bom plano de internet fixa para não perder tempo e ficar para trás em algum processo.

Monte uma estratégia para conseguir um emprego pela internet

Não adianta, navegando pela internet em busca de emprego você encontrará diversas mensagens e oportunidades de tudo quanto é área. Por isso, é fundamental você definir um alvo.

Portanto, antes de sair atrás de qualquer vaga, defina o que você quer para sua carreira. Alguns itens a serem avaliados podem lhe ajudar: oportunidade de crescimento, escritório perto de casa, benefícios, horário flexível, bom ambiente de trabalho, desafios interessantes.

Depois de definir seu alvo, avaliando quais são os seus pontos fortes e de interesse, desenvolva uma estratégia de divulgação alinhada com um plano de comunicação. Fazendo isso, você poderá identificar as empresas e pessoas, sites de interesse, elaborar mensagens-chaves, definir datas e ações.

Atente-se aos detalhes para conseguir um emprego pela internet

Um ditado antigo diz: “o diabo mora nos detalhes”. Na pressa de sairmos em busca de algo logo faz com que a gente esqueça de cuidar de itens fundamentais como o currículo.

Portanto, depois de definido o seu foco, não esqueça de atualizar seu currículo.

É interessante observar alguns modelos e fazer a comparação. Depois disso, monte o seu currículo com informações concisas, diretas e que englobem características que lhe ajudem na sua busca.

O currículo deve ser direto, sem erros de português e ter uma apresentação no início dele. Também vale destacar as experiências profissionais, ressaltando os resultados, que mais tem a ver com a oportunidade buscada. Nenhuma vaga é igual à outra, por isso, é importante personalizar seu currículo a cada disparo.

Se comunique para conseguir um emprego pela internet

Internet é comunicação. Uso as redes sociais para falar com seus contatos. Não deixe de falar com alguém da sua área de atuação por vergonha. Todas as pessoas entendem e a maioria está disposta a ajudar quem está procurando um emprego.

Por isso, vale a pena usar todas as ferramentas de comunicação que a internet disponibiliza para falar com pessoas da sua área e reativar contatos.

Além de fortalecer o networking, lembre-se de participar de eventos e ser visto. Esta prática, lhe permite conhecer novos profissionais, que tenham potencial de lhe indicar para alguma vaga. Essa medida também é uma ótima maneira de garantir que as organizações vejam, conheçam e se interessem por você.

Estabeleça rotinas para conseguir um emprego pela internet

Não adianta, buscar emprego pela internet é um trabalho. Você precisará passar horas em frente ao computador, se dedicando e ajustando seu currículo. Uma dica importante, então, é estabelecer rotinas, procedimentos e metas.

O que não fazer quando estiver procurando um emprego pela internet

Até agora, destacamos itens importantes para conseguir um emprego pela internet. Mas, também é fundamental não cometer alguns erros que a ansiedade pode nos levar a fazer.

Não é bom se candidatar para cada trabalho existente e que ofereça uma chance. Acredite, nem toda oportunidade é boa e logo você poderá estar frustrado.

Conheça a empresa que você irá se candidatar. Muitas pessoas não pesquisam em detalhes a empresa onde se candidata. E hoje não é suficiente apenas visitar o site “por alto”. Você deve se juntar à empresa nas mídias sociais, por exemplo, e ler muitas notícias sobre ela.

Durante a entrevista de emprego, em hipótese alguma, olhe o celular. Você deve demonstrar que está totalmente atento ao processo e interessado na pessoa que está falando.

Uma dica valiosa diz respeito ao comportamento. Dose suas emoções. É difícil, em um monte de tensão, conseguir se controlar. Mas acredite, é necessário manter um equilíbrio entre não ser muito engraçadinho nem tão sério demais.

Não fique parado

Como abordamos alguns parágrafos acima, procurar emprego é um trabalho. Mas não fique preso somente a buscar vagas, pense em alguns cursos que vão lhe ajudar a impulsionar seu currículo.

Aproveite que você está nesse momento de busca, para continuar o seu processo de capacitação, ou seja, invista o seu tempo em cursos, workshops, treinamentos, palestras, pós-graduações,

Investir seu tempo em capacitação vai trazer benefícios de evolução pessoal e logo isso irá se refletir nas suas buscas por emprego.

[Total: 1   Average: 5/5]