Deveres e Responsabilidades dos Jornalistas

Deveres e Responsabilidades dos Jornalistas

17/03/2020 Off Por Alair Corrêa

Antes que os jornalistas possam escrever sobre um assunto, eles devem primeiro coletar informações. Eles geralmente conduzem várias entrevistas com pessoas envolvidas ou com conhecimento do assunto. Eles também podem ir à cena de um evento, como um crime ou acidente, entrevistar testemunhas ou policiais e documentar o que veem. Além disso, eles geralmente pesquisam registros públicos ou outros bancos de dados para encontrar informações e estatísticas para fazer backup de suas histórias. Pesquisando uma história geralmente é semelhante a conduzir uma investigação, e os jornalistas às vezes precisam fazer perguntas difíceis. Eles podem ter que investir muito tempo rastreando informações e pessoas relevantes para a história.

Trabalhando com Pessoas

Embora um artigo de notícias contenha a assinatura de um único jornalista, o processo requer uma colaboração significativa. Quão boa é a história de um jornalista depende de quão habilidoso ele é em se comunicar e trabalhar com os outros. Por exemplo, os jornalistas recebem instruções de seus editores sobre o ângulo a ser abordado ao escrever uma história, quanto tempo ela deve durar e quem entrevistar. Eles também precisam de pessoas fortes e habilidades de comunicação para que possam convencer as fontes a falar com eles. Os jornalistas costumam abordar pessoas que não conhecem, seja ao relatar da cena ou ao ligar para solicitar uma entrevista. Se eles se sentem desconfortáveis ​​com estranhos, eles também incomodam os outros, tornando menos provável que as pessoas desejem ser entrevistadas.

Responsabilidades legais

Além de servir ao interesse público, os jornalistas também devem seguir a lei, principalmente com relação à confidencialidade e privacidade das pessoas sobre as quais entrevistam ou escrevem. Por exemplo, enquanto os jornalistas geralmente gravam suas entrevistas para garantir a precisão, as leis federais e estaduais geralmente tornam ilegal gravar uma conversa sem a permissão da outra parte. Nesse caso, os jornalistas devem dizer a suas fontes que estão gravando a entrevista antes que ela comece. Os jornalistas também devem entender as leis sobre difamação e invasão de privacidade. Se um jornalista é descuidado ao relatar acusações criminais contra uma pessoa, por exemplo, ele pode enfrentar um processo de difamação se as acusações forem falsas.

Responsabilidades Éticas

Alguns aspectos do trabalho de um jornalista não estão sujeitos a nenhum tipo de lei, mas são igualmente importantes. Os jornalistas devem se esforçar para apresentar uma explicação precisa e equilibrada das histórias que cobrem. Por exemplo, eles têm a obrigação de apresentar todos os lados de um problema, realizar pesquisas extensas e conversar com várias fontes com conhecimento sobre o assunto. Se eles apresentam apenas opinião popular, ou se realizam pesquisas mínimas sem explorar completamente o assunto, não fornecem aos leitores e espectadores as informações necessárias para entender as implicações do evento ou questão. Os jornalistas também devem ser honestos com as pessoas que entrevistam, dizendo-lhes antes de falar com eles sobre o que é o artigo e que planejam citá-los na matéria.

[Total: 0   Average: 0/5]