A Importância de Ensinar Empreendedorismo aos Jovens

A Importância de Ensinar Empreendedorismo aos Jovens

26/07/2018 Off Por Alair Corrêa

Bem eu que sou da década de 80 e já não sou mais tão jovem assim, sempre tive uma “veia” empreendedora, pois meu pai sempre foi empreendedor. Porém não quer dizer que foi fácil para que começasse a empreender tanto que só comecei aos meus 29 anos e sempre como muita dificuldade e desconfiança dos meus familiares que me cobravam dizendo que um emprego fixo era o melhor para mim.

Mas já estava cansado de trabalhar para os outros ganhando uma mixaria e trabalhando muito. Já estava decidido que iria empreender e escolhi a internet para começar. E graça a minha perseverança e força de vontade vou vencendo diariamente as dificuldades de quem empreende no Brasil.

Qual a Importância do Empreendedorismo nas Escolas?

empreendedorimo nas escolas

A principal importância é que se um jovem começar a aprender sobre empreendedorismo desde cedo ele estará preparado para o mundo, pois o papel principal das escolas e ensinar aos nossos jovens como viver em sociedade e o empreendedorismo hoje faz parte da nossa sociedade. Já que em casa sempre nos é ensinado desde de pequeno que devemos, estudar e trabalhar em uma empresa. Raramente verá um pai ou uma mãe aconselhando o seu filho a estudar e empreender ,trabalhar por conta própria, correr atrás de desafios.

Quando se é jovem é mais fácil se arriscar e correr riscos, pois na maioria das vezes ele não é responsável pelo sustento da sua família. Portanto temos que ensinar os nossos jovens a estarem preparados para ser um empreendedor. Pois assim será mais fácil.

Como Implantar Empreendedorismo nas Escolas?

Bem essa não é uma tarefa fácil, até porque os professores e educadores, do nosso país em sua maioria escolheram essa profissão, pois foram educados que a melhor escolha para eles seriam um emprego fixo como o de professor. Poucos estão ali, porque amam a profissão e sim estão ali devido a segurança do emprego.  Portanto a primeira coisa a ser feita é quebrar esse paradigma de que empreender é uma coisa ruim dentro das instituições de ensino.

Utilize a Tecnologia a Seu Favor

Para implantar o empreendedorismo nas escolas é necessário utilizar a tecnologia ao seu favor. Hoje empreendedorismo está 100% ligado a tecnologia e a tendência é aumentar cada vez mais. A internet está crescendo a cada dia e com esse crescimento estão aparecendo novas tecnologias, novas ideias e novas áreas de trabalho.

Sendo assim deve ser usado estas tecnologias nas salas de aulas, estimulando a criatividade, o trabalho em conjunto e o pensamento crítico dos jovens.

Faça Feiras e Eventos de Empreendedorismo nas Escolas

Uma outra maneira de estimular o empreendedorismo nos jovens e criando feiras e eventos de empreendedorismo aberto aos pais e amigos, onde os jovens terão que criar novos produtos ou serviços que eles achem que resolverão algum problema da sociedade atual. Nada melhor para aprender do que a prática.

Outra coisa que também pode ser utilizadas são passeios a empresas, onde pode ser mostrado aos jovens como funciona uma empresa, e com deve ser administrada, como é o fluxo de trabalho.

Levar empreendedores de sucesso na região da escola para que possa dar uma palestra, sobre sua experiência, suas dificuldades e como conseguiu o sucesso através do empreendedorismo.

Empreendedorismo é o Futuro

Empreendedorismo é o Futuro

É muito importante que possamos ensinar os nossos jovens a importância de ser um empreendedor e como ser um empreendedor. Para que num futuro próximo possamos ter mais empreendedores de sucesso e que não tenham tanta dificuldade como temos hoje em empreender.

Gostou do artigo, compartilhe com seus amigos.

[Total: 1    Média: 5/5]