Importância do isolamento interno nas edificações

Importância do isolamento interno nas edificações

24/10/2018 Off Por Alair Corrêa

Entenda a importância do isolamento interno nas edificações

Você sabe qual a importância do isolamento interno nas edificações?  É comum algumas pessoas não saberem sobre isso, porém este tipo de isolamento é necessário, pois o barulho afeta diretamente no bem-estar e na saúde das pessoas, por este motivo o isolamento acústico se torna de extrema importância.

Com o crescimento da população e das grandes cidades, aumentou também a quantidade de edificações para poder comportar o aumento populacional, isso fez com que houvesse um aumento em diversas questões no que diz respeito ao conforto em acústico.

O incomodo auditivo que é gerado por veículos ou até mesmo no arrastar de móveis no apartamento de cima, latidos de cachorros e etc. Por este motivo os edifícios devem ser construídos com isolamento para garantir que o barulho externo não incomode os moradores do prédio.

Qual o objetivo do isolamento interno nas edificações?

isolamento em prédios

Este isolamento nas edificações tem o objetivo de eliminar os impactos que são transmitidos por ondas sonoras a partir de batidas em corpos sólidos, que causam desconforto sonoro bastante desagradável em qualquer ambiente privado.  Normalmente empresas de gerenciamento e controle de obras devem cuidar deste tipo de detalhes.

Além disso, o isolamento tenta eliminar o máximo possível o barulho externo que vem das janelas que não são apropriadas para o isolamento acústico. Entendeu qual a importância do isolamento interno das edificações? Porém a instalação deste tipo de isolamento deve seguir alguns padrões que são obrigatórios por lei.

Padrões de isolamento acústico interno nas edificações

No Brasil, este tipo de isolamento acústico era obrigatório nos edifícios habitacionais com até 5 pavimentos. No entanto, após a revisão da Lei 15.575 da ABNET (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em entrou em vigor em julho de 2013.

Esta revisão estabeleceu novos critérios e métodos de analises para determinados sistemas que fazem parte de uma edificação, por exemplo, conforto térmico e acústico, proteção contra fogo, além das questões gerais como sistemas estruturais, sistemas de pisos e sistema de cobertura e etc. 

Os novos padrões de isolamento acústico

Em relação ao isolamento acústico depois revisão da lei, agora todos os edifícios que serão construídos, independente dos números de andares, devem estar de acordo comas normas para garantir a qualidade de vidas pessoas que vão residir naquele prédio.

Onde são instalados os isolamentos?

Depois de saber a importância do isolamento interno nas edificações você precisa saber em que partes eles são instalados, observe abaixo:

Nas paredes

A aplicação do isolamento nas paredes depende da intensidade do som externo. Quando o som se aproxima de 6bd é necessário fazer a aplicação da técnica chamada “parede dupla”, ela é feita para tentar amenizar os ruídos que vem de fora.

Nas portas e janelas

Normalmente o isolamento das portas e janelas está relacionado à qualidade da esquadria de cada. Para aumentar o isolamento sonoro é aplicado os vidros duplos e laminados, além de aumentar a massa das esquadrias.

Nos pisos

Nos pisos o isolamento é para amenizar os ruídos, para isso no piso é assentado alguns materiais que ajudam a eliminar os ruídos que são eles: cerâmicas, parchet e pedras além de uma grossa camada de areia.

Além disso, nos pisos também ser utilizados revestimentos de borrachas, tapetes, pisos flutuantes e outros acessórios.

Tanto o barulho externo quanto o interno que é provocado pelo o vizinho do lado incomoda bastante, por este motivo que os edifícios estão sendo construídos com isolamento para amenizar este ruído.

[Total: 0    Média: 0/5]