como o planejamento estratégico de marketing pode alavancar sua empresa

como o planejamento estratégico de marketing pode alavancar sua empresa

23/10/2018 Off Por Alair Corrêa

Entenda como o planejamento estratégico de marketing pode alavancar sua empresa

O planejamento estratégico, como qualquer processo tanto gerencial quanto administrativo, é um método fundamental para o direcionamento da empresa em decisões que auxiliem a atingir os objetivos do negócio. Elaborar objetivos, a partir de programas de ação, que estejam alinhados com a visão da empresa são essenciais para o bom planejamento.

Além disso, o planejamento estratégico não pode ser um processo individual e isolado. Ele deve estar em harmonia com todas as políticas funcionais do empreendimento em questão. Neste sentido, o planejamento estratégico de marketing torna-se um auxílio administrativo capaz de alavancar todas as esferas do seu negócio.

Importância do Planejamento

Mas afinal, por que é importante fazer um planejamento estratégico de marketing? Ainda que seu processo de organização tenha uma estrutura impecável, de nada adiantará se esse conteúdo não entregar ao cliente percepções de mercado, ou seja, se não entregar valor.

Estar atento às oportunidades de mercado e saber oferecer isso aos clientes de forma organizada é essencial ao marketing e ao seu planejamento.

Organização

livro de planejamento

O planejamento estratégico de marketing precisa, inicialmente, organizar seus pressupostos, esses originados no planejamento estratégico global, tais como os valores, missão, visão e recursos de sua empresa.

Após isso, o planejamento deve selecionar os alvos mercadológicos a serem atingidos e qual proposta de valor será oferecida tendo em vista, em sua análise, as melhores oportunidades no mercado.

Produto

No plano de marketing, devem contar as especificidades do produto como as características, que promoções podem ser utilizadas, quais as melhores técnicas de merchandising, o melhor preço para se vender e em quais canais de venda seu produto terá mais chances de sucesso.

Por fim, é importante, também, que tanto seu plano de marketing quanto seu planejamento estratégico, devem avaliar, além das oportunidades no mercado, as possíveis concorrências.

É essencial o uso das ferramentas-chave do marketing, como Pesquisa de Mercado e a aplicação da Matriz FOFA (forças e fraquezas, oportunidades e ameaças) para complementar e fortalecer os objetivos traçados, além de localizar a empresa num panorama interno e mercadológico.

Toda essa organização de etapas e conceitos gerará um valor a mais para sua empresa e seu produto e deixará o cliente mais satisfeito com o que recebe.

 

 

[Total: 0   Average: 0/5]