Investimentos Imobiliários: Você sabe o que é LH?

Investimentos Imobiliários: Você sabe o que é LH?

15/08/2018 Off Por Alair Corrêa

Quando o assunto é investir dinheiro, as opções a serem escolhidas são das mais variadas. Muitas são as formas de aplicar o dinheiro e receber boas quantias de rentabilidade após determinado período. As LH’s, ou Letras Hipotecárias, são mais uma forma de investir, principalmente para quem possui altas quantidades para este fim. Mas, afinal o que é uma letra hipotecária?

 

Ela nada mais é do que um título de dívida garantido por créditos imobiliários de primeira hipoteca que é reservada a investidores por bancos e outras instituições financeiras que possuem autorização para emitir créditos imobiliários. Sua emissão é feita por lastros de créditos ou empréstimos feitos às instituições, remunerando o investidor depois do término do contrato.

 

Atualmente, este tipo de investimento é realizado com maior força pela Caixa Econômica Federal, sendo que muitos bancos não o realizam por não necessitar de recursos para oferecer financiamentos imobiliários, utilizando os valores captados pela poupança.

Perfil do investidor

 

O perfil do investidor das letras hipotecárias requer valores mais altos e que envolva menor risco, sendo que a própria Caixa trabalha com um valor mínimo de algumas LH’s para esta categoria de investimento de R$20 mil. O banco, por sua vez, utiliza o valor investido como forma de captação, formando linhas de crédito imobiliário, sendo eles emitidos com juros pós ou pré-fixados.

 

Seus vencimentos podem ser negociados a um prazo que vai de 6 a 24 meses, com possibilidade de resgatar o valor antes do prazo, porém, sem nenhuma rentabilidade. Portanto, respeitar a data do contrato fé a melhor opção para que haja boa rentabilidade no valor investido.

 

Também é possível, durante a captação do LH, trocar sua forma de rentabilidade: por exemplo, é possível que o investidor, segundo a disponibilidade da instituição, troque a LH com rendimentos de juros + TR por outro título que possa render determinado valor do CDI. Tudo isso para que o investidor tenha mais segurança ao investir e obtenha lucros cada vez maiores.

 

Rendimento de uma LH

 

O valor do rendimento de uma LH poderá ser pré-fixada, pós-fixada ou com vínculo a algum índice como o CDI, TJPL, que é a taxa de juros a longo prazo ou uma taxa referencial (TR). Quanto maior for o valor investido, maior será o rendimento, sendo que alguns bancos podem pagar determinado valor do CDI.

 

Os riscos de investir em LH’s podem ser considerados baixos, pois as taxas de juros são pequenas e este índice ainda pode ser menor se o banco a se investir tiver boa reputação no mercado. O risco só é iminente em casos de falência da instituição financeira, sendo que mesmo diante desta situação, há a garantia de ressarcimento do valor do crédito. Pesquisar e escolher a melhor instituição financeira para este meio é a melhor opção.

 

Gostou? Não deixe de considerar investir em imóveis. Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco, somos uma imobiliária em Balneário Camboriú e podemos te ajudar! Até mais!

[Total: 2   Average: 5/5]