Gestão de custos empresarial para sua empresa

Gestão de custos empresarial para sua empresa

17/08/2018 Off Por Alair Corrêa

Gerenciar uma empresa é uma tarefa um tanto quanto desafiadora. Todos os dias, surgem novas questões que requerem do gestor muito jogo de cintura, competência e agilidade, justamente por lidar com fatores tão delicados como dinheiro, gerenciamento e pessoas. Uma parte primordial dessa cadeia e que irá implicar diretamente no sucesso do negócio é a gestão de custos, um termo que assusta, mas é que é fácil entendimento.

O que é uma gestão de custos

Basicamente, uma gestão de custos é uma forma inteligente de uma empresa controlar seus gastos. Toda empresa gera custos, o que nem sempre quer dizer que essa gestão é bem feita.

Quando bem realizada, uma gestão de custos identifica onde há falhas na empresa, permite tomada de decisões que impliquem positivamente o negócio, identificar oportunidades e novas opções de investimento, além de assegurar um desempenho satisfatório da empresa no mercado em que ela atua.

Quem não faz uma gestão de lucros está sujeito a perder dinheiro, perder a credibilidade da empresa perante o mercado e, na pior das hipóteses, “afundar o barco” na linguagem popular.

Infelizmente, deixar a gestão de custos de lado é uma prática mais comum do que se imagina e isso tem sido determinante para a vida de diversas empresas.

Como fazer uma gestão de custos

Acompanhe abaixo algumas dicas passo a passo para que você entenda como deve ser feita uma gestão de custos eficaz para que sua empresa dê a volta por cima ou potencialize seus lucros:

Analise todos os custos da empresa

É necessário que você faça um balanço completo de tudo o que entra e sai da empresa. Dados que envolvam todos os setores devem ser considerados para que nenhum gasto fique de fora.

Mesmo gastos que foram feitos de última hora ou os sazonais devem ser considerados, afim de que nada saia do controle de suas mãos. Desta forma, ficará mais visível onde se deve cortar gastos ou investir mais, se necessário. Coletar e registrar cada uma destas informações em planilhas irá te ajudar a melhor controlar o que deverá ser feito no futuro.

Trabalhe com essas informações

Obtidos os dados, é hora de transformá-los em decisões. Estudar cada detalhe é primordial para que os resultados se transformem. Investir em novo equipamento, aumentar ou cortar a equipe, melhorar o processo, trocar de fornecedor enfim, pense de forma que o seu negócio seja beneficiado, não apenas trazendo cortes que irão prejudicar a equipe.

Envolva sua equipe

Um trabalho de gestão de custos irá envolver não apenas quem comanda a empresa, mas também os funcionários que estão dia a dia em contato com o produto ou bem oferecido. Saber ouvir estas pessoas será primordial para que o processo seja aprimorado da melhor forma e que ninguém saia prejudicado.

Utilize a tecnologia a seu favor

Com o avanço dos recursos tecnológicos, ficou muito mais fácil fazer um controle de custos eficiente. Existem plataformas que coletam dados com precisão, transformando suas informações quase que em respostas imediatas para suas perguntas. Contar com este tipo de ajuda também pode ser extremamente vantajoso.

Viu só como uma gestão de custos pode impactar o seu negócio? Investindo em uma gestão de custos eficaz, os resultados serão os mais positivos possíveis. Certamente, os gastos vão cair e os resultados tendem a crescer cada vez mais.

Fique sempre atento a cada informação sobre sua empresa e não deixe de, diariamente, levantar informações relevantes que possam fazer a diferença no futuro. Com bastante foco e disciplina, o sucesso financeiro de sua empresa vai acontecer!

Fique ligado em nossos posts e aprenda a agir à favor do seu negócio para obter mais retorno e lucratividade!

[Total: 1   Average: 5/5]