O que é SIMET e como medir a velocidade da internet?

O que é SIMET e como medir a velocidade da internet?

01/08/2018 Off Por Alair Corrêa

Muitas pessoas não sabem, mas medir a sua velocidade de internet com frequência é de extrema importância.

Pode parecer exagero, porém saber se a sua velocidade que está sendo entregue para a sua residência está de acordo com o seu contrato é um direito seu e caso não esteja você deve entrar com uma reclamação junto a empresa provedora.

A sua internet é um investimento que você faz, seja para trabalhar ou apenas para se entreter, mas sempre ela deve estar de acordo com o previsto em contrato.

Para essa conferência você pode sempre contar com o simet, que mede a sua velocidade de internet e outros fatores importantes que determinam a qualidade da mesma.

Deste modo, preparamos este artigo para você conhecer este portal é não ter mais dúvidas quanto a qualidade da sua internet.

O que é o simet?

O simet é um medidor de velocidade de internet que preza oferecer um serviço realista e de qualidade ao consumidor, garantindo que o mesmo possa conferir se a sua velocidade está de acordo com o seu contrato.

Ele utiliza a tecnologia WebRTC que garante que seu servidor não mascare os resultados no momento em que a internet estiver sendo analisada.

A alguns provedores de internet que conseguem identificar o momento em que algum site está realizando esta análise de velocidade e mascaram o resultado entregando sempre números positivos.

Com a tecnologia WebRTC do simet isto não ocorre, pois ele utiliza servidores próprios para realizar a métrica.

Ele também é mais completo, possibilitando a seus usuários saber muito mais que apenas a velocidade da internet, mas também latência, jitter e principalmente a perda de pacotes que são fatores primordiais para garantir a sua qualidade de navegação.

É importante saber que a velocidade da sua internet vai muito além do sinal que você receber e o simet possibilita a você essas informações todas completas e de acordo com a sua localização.

Como medir a velocidade da sua internet utilizando o simet

Ao entrar na página inicial você já começa a sua análise, basta clicar em iniciar.

Para realizar um teste mais preciso e sem interferência, feche todas as abas do seu navegar e dispositivos móveis que possam estar conectados na rede.

Terminado a analisasse você terá acesso aos dados da sua internet e caso não estejam de acordo você pode entrar com uma reclamação. Você terá acessos a dados como:

  • Velocidade de download: Este é o dado referente a velocidade que a sua internet leve para baixar um arquivo. Este valor deve estar conforme o seu contrato com a sua empresa provedora de internet ou bem próximo e caso esteja abaixo de 80% do combinado você já pode entrar com reclamação.
  • Velocidade de upload: Referente a velocidade que a sua internet leva para enviar um arquivo. Este valor também deve estar de acordo com a do seu contrato.
  • Ping ou latência bidirecional: Tempo de resposta do seu servidor de internet, valores altos interferem principalmente na qualidade de vídeos.
  • Perda de Pacotes: Dado da quantidade de mensagens que não consegue chegar ao seu destino. Ou seja, quando você entra em uma página e ela demora demais para carregar pode estar havendo uma perda de pacotes.
  • Jitter: É os valores referente a variação do atraso de transmissão sequencial das mensagens. Se seu acesso à Internet estiver de acordo o esperado é que em uma sequência de mensagens enviadas todos os valores sejam iguais.

Com esses dados que o site te proporciona você fica a par muito mais apenas da velocidade, mas também da qualidade do sinal que é fornecido.

Fora todas essas vantagens o simet conta ainda com aplicativos para dispositivos móveis, Android, IOS que possibilitam analisar a sua internet móvel do seu smartphone.

Também, há a possibilidade de instalar o aplicativo em seu computador, seja ele Windows ou um Mac.

Agora que você já sabe como o simet funciona e a facilidade que é para medir e analisar a sua internet, faça hoje mesmo o teste e veja se a sua internet está de acordo com o seu contrato.

[Total: 1    Média: 5/5]