5 melhores opções para tratamento de sinusite

5 melhores opções para tratamento de sinusite

21/07/2020 Off Por Alair Corrêa

As infecções sinusais trazem dor facial, pressão e desconforto geral, o que pode deixar você com a cabeça em um travesseiro por dias. Se você está sofrendo com sua primeira infecção sinusal ou se os trata ano após ano, temos algumas opções de como se livrar de uma infecção sinusal e ajudá-lo a obter alívio rapidamente .

Sintomas de infecção sinusal

Os sintomas de sinusite são mais comuns durante o outono e inverno, geralmente coincidindo com o aumento de doenças virais. Mas esses sintomas, incluindo a cor da sua drenagem nasal, não significam necessariamente que você vai acabar com uma infecção.

Veja alguns sintomas provocados pela infecção sinusal:

  • Pressão sinusal
  • Muco nasal de coloração amarela ou verde
  • Corrimento nasal ou nariz entupido
  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Mal hálito
  • Dor de dente
  • Pressão da orelha

As infecções bacterianas do seio podem durar 10 dias ou mais, não melhoram com o tempo e podem causar febres de 38,8 graus ou mais. As infecções virais melhoram no sexto dia, mais ou menos, com febre apenas nos primeiros um a três dias.

Como tratar uma infecção sinusal

Pense que você tem uma infecção sinusal. Aqui estão as melhores opções de tratamento pra você de acordo com alguns especialistas:

1. Remédios sem receita 

Quaisquer remédios de venda livre normalmente usados ​​para resfriados também podem ajudar a tratar infecções sinusais, já que mais de 80% dos sintomas são causados ​​por vírus. Tylenol ou ibuprofeno funcionam bem para febre, dores musculares, dor de cabeça e sintomas de dor de garganta. Sprays de garganta ou tosse podem ajudar com sintomas de gotejamento pós-nasal. Se estiver com problemas para dormir, tente uma combinação de remédios para ajudá-lo a dormir.

2. Medicamentos anti-histamínicos

Na mesma linha das opçõe sem receita, medicamentos anti-histamínicos, como Sudafed, Claritin, Zyrtec ou Benadryl, também podem oferecer alívio dos sintomas da infecção sinusal. Embora esses medicamentos atinjam especificamente os sintomas da alergia, os sintomas da infecção sinusal podem ser semelhantes, fazendo com que os anti-histamínicos valham a pena.

3. Panelas Neti e enxaguamentos nasais

As panelas Neti e os enxágue nasal podem ser usados ​​para qualquer congestão nasal, incluindo alergias, resfriados ou infecções dos seios nasais. Eles ajudam na irrigação nasal e na drenagem sinusal clara do nariz para facilitar a respiração, para que você se sinta menos abafado. Eles também diluem o muco e permitem que as defesas naturais do nariz limpem a secreção nasal, lavando possíveis alérgenos ou outros irritantes.

Se você usa uma panela Neti, uma vez por dia geralmente é suficiente, mas pode ser usado três a quatro vezes para sintomas mais graves, desde que você não sinta nenhum desconforto com o uso. Se você tem alergias ou problemas crônicos, pode usá-lo três vezes por semana para ajudar a prevenir os sintomas.

Produtos médicos hospitalares, clique aqui.

Panelas Neti e lavagens salinas requerem água estéril, que pode ser fervida ou comprada (o recipiente dirá destilado ou estéril). Mantenha a panela Neti limpo entre os usos para evitar a introdução de bactérias nas passagens nasais. Os efeitos colaterais da panela Neti incluem secura nasal e, às vezes, nariz sangrando, que pode ser aliviado com o uso com menos frequência ou com a utilização de uma solução salina.

4. Aromaterapia

Aromaterapia é um ótimo remédio caseiro e tratamento natural para infecções dos seios nasais. O uso de eucalipto, hortelã-pimenta ou outros aromas pode ajudar a abrir o trato respiratório. Esses óleos essenciais podem ser colocados em alguns umidificadores domésticos, que difundirão o perfume.

5. Antibióticos

Muitos pacientes procuram tratamento médico mais cedo ou mais tarde, porque os sintomas de congestão sinusal de um resfriado, vírus ou bactéria são todos igualmente desconfortáveis. Porém, como a maioria das infecções sinusais são causadas por vírus, geralmente é preferível não prescrever opções de antibióticos para o tratamento, a menos que a pessoa tenha mais sintomas preocupantes que durem mais de 10 dias com febre maior que 38,8 graus. Sempre procure um médico para prescrever o medicamento.

“Algumas pessoas sofrem de infecções crônicas dos seios nasais e podem haver complicações raras, como abscessos (coleções de pus) nas passagens nasais. Estes são incomuns e geralmente estão mais relacionados à anatomia das passagens sinusais do que adiar o tratamento. Eu recomendaria que alguém se preocupasse com os sintomas e fosse avaliado. Seu médico prescreverá mais tratamento, se necessário ”, diz o Dr. Alatorre.

Com as taxas de resistência a antibióticos subindo, é importante usar antibióticos para tratamento de infecção sinusal apenas quando necessário.

[Total: 0   Average: 0/5]