Quais são os benefícios de importar e exportar produtos?

Quais são os benefícios de importar e exportar produtos?

21/07/2020 Off Por Alair Corrêa

Com a expansão da Internet, muitas empresas começaram a competir em escala global. Sempre que uma empresa começa a crescer e se expandir, os empreendedores começam a se tornar mais competitivos – importando ou exportando mercadorias. Como esses são os princípios básicos para o sucesso de um negócio, eis alguns dos principais benefícios de importação e exportação que valem a pena considerar.

Por que importar e exportar mercadorias é importante?

Assim que uma empresa começa a operar internacionalmente, existem muitos fatores adicionais que podem ter um enorme impacto no seu sucesso. Exportar e importar mercadorias não é apenas o núcleo de qualquer negócio grande e bem-sucedido; também ajuda as economias nacionais a crescer e expandir.

Cada país é dotado de alguns recursos específicos. Ao mesmo tempo, um país pode carecer de outros recursos para desenvolver e melhorar sua economia geral. Por exemplo, enquanto alguns países são ricos em minerais e metais preciosos ou combustíveis fósseis, outros estão com falta desses recursos. Alguns países têm sistemas ou infra-estruturas educacionais altamente desenvolvidos, enquanto outros não.

Uma vez que os países começam a exportar a riqueza de recursos que possuem, e a importar os bens que lhes faltam, suas economias começam a se desenvolver. Importar e exportar mercadorias não é importante apenas para as empresas; também é importante para consumidores individuais. Os consumidores podem se beneficiar de determinados produtos ou componentes que não são produzidos localmente, mas estão disponíveis para compra online em uma empresa no exterior.

Benefícios da importação

Quando as pessoas falam sobre importação em termos de troca, elas se referem à compra de produtos ou serviços de outro país. Esses produtos ou serviços são oferecidos aos clientes pelo negócio ou indivíduo importador, ampliando sua escolha de compra. No entanto, esse não é o único benefício da importação; há muito mais a considerar. Aqui estão alguns deles:

1. Introduzindo novos produtos no mercado

Muitas empresas na Índia e na China tendem a produzir produtos para o mercado europeu e americano. Isso se deve principalmente ao tamanho desses mercados e ao poder de compra da população local. Porém, quando um novo produto é introduzido nesses dois mercados, pode levar um ano ou mais para que o produto seja introduzido em outros mercados menores.

Se um produto produzido na China parecer atraente / útil para empresários da Austrália, eles podem importá-lo e apresentá-lo a seus potenciais consumidores. Graças à expansão da Internet, os empreendedores podem realizar pesquisas de mercado antes de importar um determinado produto. Isso os ajudará a determinar se há uma necessidade real no mercado de um produto importado para que eles possam desenvolver uma estratégia de marketing eficaz com antecedência.

2. Redução de custos

Outro grande benefício da importação é a redução nos custos de fabricação. Atualmente, muitas empresas acham que importar produtos, partes de produtos e recursos é mais acessível do que produzi-los localmente.

Existem numerosos casos em que os empreendedores encontram produtos de boa qualidade e baratos, mesmo quando as despesas gerais de importação estão incluídas. Portanto, em vez de investir em máquinas modernas e caras, os empreendedores optam por importar mercadorias e reduzir seus custos. Na maioria dos casos, eles acabam solicitando grandes quantidades para obter um preço melhor e minimizar os custos.

3. Tornando-se um líder na indústria

Um dos principais benefícios da importação de produtos é a oportunidade de se tornar líder de mercado no setor de interesse. Como a fabricação de produtos novos e aprimorados é um processo sem fim, muitas empresas em todo o mundo têm a chance de importar produtos novos e exclusivos antes de seus concorrentes. Ser o primeiro a importar um produto fresco pode facilmente levar você a se tornar um líder em um determinado setor.

4. Fornecendo produtos de alta qualidade

Outro benefício da importação está relacionado à capacidade de comercializar produtos de alta qualidade. Muitos empreendedores de sucesso viajam para o exterior, visitam fábricas e outros vendedores altamente profissionais, a fim de encontrar produtos de alta qualidade e importá-los para seu próprio país. Além disso, os fabricantes podem oferecer cursos e treinamentos informativos, bem como introduzir padrões e práticas para garantir que a empresa no exterior esteja bem preparada para vender seus produtos.

Se você optar por basear seus negócios na importação de produtos, é provável que obtenha produtos de alta qualidade. Isso se deve ao fato de as empresas de manufatura estarem muito conscientes de que sua reputação depende em grande parte da qualidade dos itens que produzem. Esse é um motivo a mais para considerar a importação a essência do seu novo negócio.

Benefícios de exportar

Assim como existem vários benefícios na importação de produtos e serviços, também existem inúmeras razões para exportar. Aqui estão os dois principais benefícios da exportação de produtos para outros países:

1. Aumentando seu potencial de vendas

Embora a importação de produtos possa ajudar as empresas a reduzir custos, a exportação de produtos pode garantir um aumento no potencial de vendas e vendas em geral. As empresas que se concentram na exportação expandem sua visão e mercados regional, internacional ou até globalmente. Em vez de ganhar dinheiro vendendo suas ofertas no mercado local, essas empresas estão focadas em descobrir novas oportunidades para apresentar seu trabalho no exterior.

A exportação de produtos é especialmente boa para empresas de médio e grande porte – aquelas que já se expandiram no mercado local. Depois de saturar o mercado em seu país, exportar produtos para o exterior pode ser uma grande oportunidade para essas empresas aumentarem o potencial de vendas. Além disso, a exportação pode ser uma maneira de digitalizar oportunidades para franquia no exterior ou mesmo para produção.

2. Lucros crescentes

A exportação de produtos pode contribuir amplamente para aumentar seus lucros. Isso se deve principalmente às encomendas estrangeiras, pois geralmente são maiores do que as colocadas pelos compradores locais. Enquanto os clientes locais compram alguns produtos ou paletes, as empresas no exterior geralmente solicitam um contêiner de produtos, o que inevitavelmente leva ao aumento dos lucros. Além disso, se seus produtos forem considerados únicos ou inovadores no exterior, seus lucros poderão aumentar rapidamente em pouco tempo.

Atinja seus objetivos de negócios importando e exportando produtos

A importação e exportação de produtos podem ser altamente benéficas para as empresas atualmente. Embora a importação possa ajudar as pequenas e médias empresas a se desenvolver e expandir, alcançando mercados maiores no exterior, a exportação pode aumentar os lucros das médias e grandes empresas.

Se você está se esforçando para tornar sua empresa a líder em seu setor, ou está pensando em reduzir os custos de produção, vale a pena considerar a importação. Caso contrário, se o seu mercado local for muito pequeno para os seus negócios e você estiver procurando por novas oportunidades de expansão, a exportação pode ser a chave do seu sucesso.

[Total: 0   Average: 0/5]