Qual o perfil perfeito do profissional de logística

Qual o perfil perfeito do profissional de logística

27/08/2018 Off Por Alair Corrêa

Vender bem é uma arte, mas entregar os produtos e serviços com qualidade, fazem essa venda ter muito mais valor e sentido para quem consome. Do que adianta uma venda bem feita se a logística é ineficiente? Sem dúvida, é preciso que vendas e logística andem de mãos dadas, para que o sucesso seja total.

O profissional de logística precisa ter a ideia de que não é só mais um funcionário, mas alguém que contribui para o crescimento da empresa e que seu perfil precisa ser produtivo e trazer soluções para todos âmbitos do negócio. Mas qual o perfil perfeito do profissional de logística? Veja neste artigo, algumas dicas para ser o profissional certo e competitivo no mercado logístico brasileiro.

Ter visão estratégica

É preciso ter visão estratégica e agir de forma otimizada para diminuir ao máximo os custos e aumentar a capacidade logística da empresa. Observar como anda os centros de distribuição, a movimentação que os veículos estão fazendo dentro das rotas necessárias e como anda o giro do estoque, são alguns dos pilares que precisam ser observados, para que o negócio ande de forma correta e regular.

Criar planejamentos que busquem gerenciar de forma mais autônoma e otimizada, além de dar mais agilidade em todos os processos, ainda garante mais qualidade e flexibilidade ao sistema logístico, deixando-o mais livre e eficiente em todo plano estratégico, e isso cabe ao profissional de logística observar e colocar em prática.

Estar preparado para os imprevistos

Um caminhão saiu ali, outro está chegando agora. É o estoque que precisa ser revisto, é outro produto que foi devolvido…enfim, todos os dias o profissional de logística precisa estar atento e correndo o tempo todo para garantir que tudo esteja bem monitorado, administrado e gerenciado com perfeição, mas sempre haverá imprevistos.

Observe tudo e planeje seu dia de trabalho, analise cada necessidade que o estoque precisa e veja o que precisa ser entregue, que irá chegar e principalmente gerencie o que for devolvido por exemplo. É preciso estar preparado para o que não estava planejado, sabendo como sair dessas situações.

Ter um bom relacionamento com outros áreas

Ter um relacionamento amigável com todos, é o ponto ideal para que uma pessoa seja bem vista e bem recebida onde for. Dentro de uma empresa, esse bom relacionamento não pode ser apenas pessoal mas também profissional. Na área logística, tenha um relacionamento satisfatório com todos, de modo a fazer amigos e manter a cordialidade e o respeito.

Fora da área e indo para outros departamentos, é fundamental que o relacionamento continue sendo amigável e que conflitos sejam evitados para não haver problemas tanto no sentido pessoal como profissional, o que pode trazer sérias questões que causam um clima pesado e até gera em demissões sem necessidade.

Ser um profissional proativo

Ser um profissional proativo é ser uma pessoa que sabe a hora de agir, que é “pau pra toda obra” e que veste a camisa da empresa. O proativo é também aquele que está sempre atento as necessidades de seu setor e de olho em tudo o que acontece, sabendo como cada coisa funciona e que toma a iniciativa quando é preciso.

Um profissional de logística proativo tem espírito empreendedor pois ele pensa sempre em como otimizar o negócio e o que pode ser feito para cortar custos desnecessários. Além disso, esse profissional é um líder por excelência, que trabalha em prol de toda área e sabe como atuar de forma direta e dinâmica com cada funcionário.

Atencioso

O profissional de Logística precisa ser alguém atencioso, e por mais que qualquer área profissional exija isso, na área Logística, essa regra é ainda mais específica, já que a atenção voltada para qualquer outro foco, pode ser decisiva para que algo não saia como o planejado.

Atenção na área Logística é fundamental, já que o estoque precisa ser visto e revisto diariamente, as entregas feitas conforme os prazos se alternam e os produtos não podem ser confundidos com aqueles que os fornecedores trazem. É preciso prestar o máximo de atenção a cada detalhe, se quiser garantir um serviço de alta qualidade.

Busca conhecimento

conhecimento em logística

Além de ter um curso técnico em Logística, é preciso sempre estar se aperfeiçoando e buscando mais especializações que garantem ao profissional logístico, uma gama de oportunidades profissionais muito maiores, além das competências em sua área se tornarem ainda mais desafiadoras.

Além disso, dominar a tecnologia atual, é um fator diferencial e necessário, já que grande parte do setor logístico de hoje, é praticamente todo automatizado. Cursos, aperfeiçoamento e graduação, tudo isso qualifica o profissional em Logística, mas aliado a prática, com certeza garante mais condições para que ele seja mais qualificado as atribuições que o mercado exige e que a área necessita, cada vez mais em um mercado que muda constantemente. Atualmente você encontra vários cursos gratuitos de aperfeiçoamento na área de logística você pode encontrar alguns cursos de logística clicando aqui.

[Total: 1    Média: 5/5]