Como posicionar estrategicamente seus anúncios

Como posicionar estrategicamente seus anúncios

06/10/2021 Off Por Alair Corrêa

Muitas empresas usam anúncios gráficos para chamar a atenção sobre si mesmas na Internet. Vem aí, dica de como posicionar melhor os banners publicitários para atingir o seu público-alvo.

As épocas lucrativas sempre estão chegando a passos largos e, nessas épocas mais “quentes” do ano, as lojas virtuais desejam atrair clientes em potencial para seus sites. Para fazer isso, eles confiam principalmente em anúncios gráficos atraentes que são exibidos onde está o público-alvo em potencial. 

Já se pode adivinhar que a implementação bem-sucedida de campanhas publicitárias não é tão fácil. Um dos aspectos centrais que muitas vezes é negligenciado é o posicionamento do banner. É exatamente isso que determina se um banner publicitário por exemplo é percebido e, em última análise, clicado.

No lugar certo e na hora certa

Parece lógico: colocar um banner de publicidade para uma nova linha de produtos de sapatenis masculino em um fórum para veganos não é muito promissor. As informações sobre o seu público-alvo são extremamente importantes para que as despesas de marketing não sejam queimadas. 

Somente se você conhecer suas preferências, interesses e outros fatores, como idade, sexo e assim por diante, poderá ser calculado com precisão em quais sites faz sentido exibir publicidade.

O momento da veiculação também é decisivo para o sucesso de uma campanha publicitária, pois no que diz respeito à sazonalidade, vale o seguinte: Se chegar tarde, sua vida vai te castigar. 

Isso significa que: Uma vez que o público-alvo tenha sido determinado, deve-se considerar cuidadosamente quando é o melhor momento para colocar os anúncios. Por exemplo, os corredores não costumam usar roupas esportivas adequadas no verão, quando o sol está brilhando e as temperaturas são amenas, mas sim na primavera.

Todas as coisas boas vêm de cima?

Em termos de posicionamento de anúncios bem-sucedido, você pode deixar como está. Quanto mais alto um anúncio é colocado, mais ele chama a atenção. Claro, isso também se reflete no preço. No entanto, muitos usuários nem vão até o final do site, mas saem dele rapidamente.

Nesse caso, o anúncio nem seria notado ou, pelo menos, seria notado apenas por uma porcentagem muito pequena dos visitantes do site. Portanto, quanto mais alto o posicionamento, maior a probabilidade de o anúncio obter a atenção que deseja. 

Direita ou esquerda?

A indústria da publicidade está constantemente avaliando qual posicionamento de um anúncio promete o maior sucesso. Estudos mostram que a maioria dos visitantes percorre um site na forma de um F. 

Isso significa que um posicionamento de anúncio é particularmente eficaz na parte superior do lado direito – mais precisamente, um posicionamento entre o conteúdo principal do site e a barra de rolagem. Parece óbvio, porque a barra de rolagem é usada para navegação e, portanto, o olho também vagueia pela tela.

E no meio?

Quem pensa que um anúncio só tem sucesso se for posicionado no topo ou à direita nem sempre está correto: a probabilidade de o anúncio ser visto diminui quanto mais abaixo ele é colocado, mas a estrutura das jogadas de cada lado têm um papel importante. 

Por exemplo, se houver uma frase de chamariz (call to action), vale a pena colocar um anúncio gráfico nas imediações. O CTA atrai a atenção dos visitantes do site e, consequentemente, também do banner publicitário, que é colocado logo ao lado.