Vantagens da terapia de casal

Vantagens da terapia de casal

20/12/2018 Off Por Alair Corrêa

Neste tipo de tratamento o terapeuta serve apenas para impedir que o diálogo entre o casal não termine em briga. Entre as vantagens de terapia de casal está a harmonização da relação do casal, não partindo apenas de um dos lados, mas sim fazendo com que ambos ajam de forma sensata rumo à harmonização.

Como o casal deve começar na terapia

Primeiramente, o casal deve começar na terapia com o pé direito, ou seja, é necessário ter uma concordância entre os cônjuges sobre isso. No entanto, se uma das partes não está completamente convencida em fazer a terapia, é fundamental que pelo menos ela concorde em tentar o procedimento por algumas vezes para saber o que acontece.

Se um dos dois estiver com má vontade durante o tratamento, o resultado não será positivo. Se os dois estiverem de acordo em começar, devem procurar um terapeuta que tenha especialização em trabalhar com casal.

Motivos para iniciar na terapia

A terapia de casal é um tratamento que tem como objetivo resolver questões que envolvem o casal. Se o seu relacionamento está passando por algumas das situações abaixo e você não sabe como resolver, procure um terapeuta para auxiliar.

Perda da admiração

No começo do relacionamento existe um excesso de admiração um pelo o outro e isso é responsável pela relação amorosa saudável nos primeiros anos de convivência.  No entanto, quando as pessoas começam a perdê-la ou quando ela se transforma em decepção, é o momento de procurar entender o que está acontecendo.

Perda intimidade

Muitas pessoas pensam que a intimidade está relacionada ao sexo. Porém, não é bem assim, ter intimidade com alguém é conhecer a pessoa profundamente, saber sobre as suas alegrias e tristezas, entre outras situações. No entanto, a perda de intimidade afeta completamente o relacionamento, deixando o casal distante um do outro.

Falta de diálogo

Dialogar com o companheiro (a) é fundamental em um relacionamento saudável. Porém, quando acontece a falta de interesse em conversar ou de ouvir o companheiro (a) é um sinal de que é necessário refletir sobre o momento da relação, para buscar entender como essa mudança aconteceu e tentar contorná-la.

Criticas em excesso

Todas as pessoas têm defeitos e qualidades, isso é um fato. No entanto, quando a relação não está bem, a tendência é de que o casal tolere menos os defeitos um do outro.

Pequenas atitudes se transformam em grandes discursos de críticas e isso é um sinal de que o casal precisa de ajuda para reverter esse problema e voltar a ter um relacionamento saudável.

Quais as vantagens da terapia de casal

A terapia é uma alternativa que o casal pode escolher para resolver problemas que estão atrapalhando a paz e a harmonia do relacionamento. No entanto, se o casal não se sente confortável o suficiente em frequentar um terapeuta juntos, estes podem optar pela psicoterapia individual, aonde geralmente é mais fácil se expressar e falar dos problemas que estão afetando a relação.

A terapia faz com que o casal:

  • Aceite mais facilmente as imperfeições e as opiniões um do outro.
  • Resolva problemas de falta de diálogo.
  • Volte a enxergar a relação como algo valioso e que precisa ser preservado com a ajuda dos dois.
  • Crie novas expectativas e façam juntos novos projetos a serem conquistados por ambos.

Uma das principais vantagens da terapia de casal é o fortalecimento do casamento resolvendo problemas que estão atrapalhando o convívio do casal.

Sendo assim, se algum conflito pessoal ou qualquer outro está acabando com o seu relacionamento, convide o seu companheiro ou companheira para uma consulta com o terapeuta, assim vocês poderão enfrentar juntos qualquer situação. Leia também estas 9 dicas de como manter um casamento feliz.

[Total: 0    Média: 0/5]