Você acabou de ser demitido? O que fazer agora?

Você acabou de ser demitido? O que fazer agora?

06/11/2018 Off Por Alair Corrêa

O país está passando por um momento difícil, uma forte crise afeta diversos setores do mercado. Como consequência muitas empresas abaixaram as portas, causando milhares de demissões por todo o território brasileiro. Atualmente são mais de 13 milhões de desempregados. Porém mesmo que não tenha sido sua culpa, ser demitido pode ser uma experiência traumática. Aqui estão 8 passos que você pode dar para garantir sua recuperação.

 

  1. Tome um momento

Estabeleça um limite de tempo – uma semana ou menos – e coloque a cabeça em dia. Agora é o momento de digerir tudo o que aconteceu, reorganizar seus pensamentos, e seus sentimentos, para então poder recomeçar.

  1. Saia do Facebook

Nada de bom pode vir de você e da mídia social agora. Você só vai comparar sua situação atual com o sucesso aparentemente devastador de todos os outros – o feed constante cheio de promoções e carreiras extravagantes, até mesmo casamentos e bebês. Lembre-se de que sua situação atual não define o escopo de sua vida ou carreira e respira de todo o gabarito de sua rede.

  1. Seguro desemprego

Depois de reorganizar seus pensamentos, e se sentir pronto para recomeçar novamente, é hora de verificar o seu benefício do seguro desemprego, faça já o agendamento seguro desemprego. Não fique sem receber este benefício.

  1. Abra a janela

A porta está fechada. Isso é muito ruim. Mas agora você consegue encontrar a janela. Sempre haverá uma janela. Renove como você está olhando para essa perda e transforme-a em um ganho. O que você tem agora a liberdade de perseguir? Descobrir isso e ir buscá-lo.

  1. Pesquisa da alma

Você virou o canto de positividade. Agora você é forte o suficiente para examinar o que você pode ter feito errado – ou não conseguiu fazer muito bem – para que você possa impedir que isso aconteça novamente. Essa pode ser uma valiosa experiência de aprendizado para você. Mesmo que você saiba que acabou de escolher uma empresa podre em um momento ruim. Descubra como você pode se tornar um trabalhador melhor, tendo aprendido onde seu desempenho talvez não seja perfeito.

  1. Tome no queixo

Pergunte aos ex-colegas de trabalho que você confia em como eles vêem a situação. Peça-lhes para lhe dar um feedback sincero e honesto e depois escute o que eles têm a dizer. Não discuta. Basta ter em sua opinião e examiná-lo no conforto da sua própria casa. Pergunte a si mesmo o que você pode tirar do que eles disseram para fazer melhor da próxima vez.

  1. Faça um plano

Agora que você aprendeu mais sobre suas fraquezas (e está começando a sentir esse desespero novamente), é hora de voltar para o reino positivo e proativo. Faça um plano para melhorar cada coisa na sua nova lista de falhas, sejam elas maiores ou menores. Transforme todo esse feedback difícil em um novo conjunto de metas que você pode trabalhar, alcançar e celebrar.

  1. Seja grato

Escreva uma nota de agradecimento. Ou dez. Para o seu ex-chefe, seus colegas. Mais importante ainda, para o seu ex-supervisor da oportunidade e as coisas que você aprendeu com eles. Você nunca saberá quando poderá cruzar caminhos novamente.

[Total: 0    Média: 0/5]