Tabela FIPE 2018: Como consultar a tabela FIPE 2018?

Tabela FIPE 2018: Como consultar a tabela FIPE 2018?

07/11/2018 Off Por Alair Corrêa

A Tabela Fipe 2018 foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, um órgão de direito privado, que presta serviços ao governo e à empresas privadas, sem fins lucrativos. Sua finalidade é mostrar os preços médios dos veículos brasileiros.

É inegável, com a tabela em mãos, é possível fazer melhores negociações em compras e vendas de veículos. Caso contrário, as chances de ser prejudicado em uma negociação de carros ou motos são altíssimas.

Tabela FIPE 2018 - Como consultar a tabela FIPE atualizada em 2018_

Para evitar que isso aconteça, é crucial que os proprietários descubram como fazer a consulta adequada nessa tabela. Por isso, continue lendo este post para ver como funciona esse processo:

1 – Onde encontrar a Tabela Fipe 2018?

Algumas pessoas podem tentar pesquisar a Tabela Fipe 2018 na internet apenas pesquisando o ano ou o mês em que foi atualizada.

Veja bem, como a tabela analisa preços de diversas marcas e modelos, seriam necessárias várias páginas em um documento para conter todos os veículos existentes.

Nesse caso, achar um automóvel específico poderia demorar muito tempo e dificultar a utilização adequada dessa ferramenta. Pensando nisso, foi criada uma nova dinâmica para consultar a tabela.

2 – Como consultar a tabela

É possível fazer a consulta dos valores dos veículos por meio do site oficial da FIPE. Nele, é possível conferir os preços médios praticados no mercado para cada veículo. Basta entrar na página inicial e procurar pela aba “Índices e Indicadores” no canto esquerdo.

Clicando nela, o usuário será direcionado para um novo endereço, onde encontrará um link chamado “Preço Médio de Veículos”. Nele, estará a tabela, pronta para a consulta.

É necessário apenas saber a marca, o modelo e o ano modelo (ou versão) do veículo que se deseja consultar o preço. Como o site é fornecido pela própria instituição, a tabela é atualizada de acordo com as pesquisas de mercado mensais que a FIPE realiza.

3 – Quais veículos encontro na Tabela FIPE 2018

A Tabela FIPE 2018 apura os preços de veículos para os mais diversos segmentos, a saber: carros, utilitários, caminhões, micro-ônibus, motos, triciclos e quadriciclos.

Sendo que para cada marca, modelo e versão diferente há um valor único. Também há diferenças entre os veículos zero quilômetros e os usados.

E, todo mês são apresentados valores diferentes, pois a Instituição está a todo o momento fazendo pesquisas nas concessionárias ao longo do território brasileiro.

4 – Como consultar o preço de um veículo na Tabela

Na página da tabela a primeira opção encontrada é a de “Consulta de Carros e Utilitários Pequenos”. Clicando nela, é apresentada uma aba onde se podem preencher os dados necessários para uma pesquisa comum ou uma pesquisa com o código FIPE.

Em uma pesquisa comum é preciso informar a marca, o modelo e o ano do carro. Já na pesquisa pelo código só é preciso saber o código FIPE e o ano. A opção de “Consulta de Caminhões e Micro-ônibus” e “Consulta de Motos” possuem a mesma dinâmica.

5 – Como usar a tabela FIPE 2018 na prática

A maneira mais comum de usar a tabela FIPE 2018 é durante o momento de negociação da compra ou venda de um veículo. Essa prática deve ser realizada antes do cliente ir a uma concessionária, por exemplo, para conhecer qual o valor justo para adquirir o veículo.

Isso também pode ser realizado por quem irá tentando vender ou comprar um carro usado de maneira autônoma, mas não sabe quanto cobrar exatamente. Pela tabela ser de alta confiança e precisão ela é usada por instituições financeiras, concessionárias, órgãos dentre outros.

É importante ressaltar que a tabela é apenas uma base, sendo possível ajustar o valor analisando alguns fatores como o estado de conservação, a cor e equipamentos que o veículo possui.

Ao longo do post você pode perceber que não é complicado consultar a Tabela Fipe 2018. Como foi visto, o site da instituição é simples, prático e de utilização quase que instintiva. Basta que saber alguns dados do carro e a pesquisa pelo preço se torna rápida.

Agora que você sabe como consultar a tabela e usá-la a seu favor não perca tempo. Visite já o site da FIPE para fazer sua pesquisa e tirar suas dúvidas.

[Total: 0    Média: 0/5]