As consequências do turnover para a sua empresa

As consequências do turnover para a sua empresa

10/12/2018 Off Por Alair Corrêa

Saiba mais sobre o turnover

O turnover gera consequências negativas para a organização. Com o frequente giro de funcionários, entrada e saída, a instabilidade e insegurança se instaura em meio aos colaboradores. A saída em excesso tende a criar um clima negativo, que favorece a existências de conflitos pessoais.

Com a entrada e saída frequente de funcionários a comunicaçãoé afetada e, por consequência, aumenta a demanda de trabalho, criando um efeitobola de neve na empresa. Com efeito negativo e grandes impactos para motivaçãoe clima organizacional, o turnover é um dos grandes motivos pelos quais asorganizações perdem rendimento. Conheça um software de recrutamento e seleção através do site da Jobconvo.

Mas, o que é Turnover?

Uma dos indicadores mais importantes para a  gestão estratégica de pessoas. O turnover mede a rotatividade do quadro de trabalho, isto é, o percentual de pessoas que deixam a empresa em determinado período. Por meio dele é possível mensurar a efetividade da gestão e medir o rendimento dos demais colaboradores.

 

Quais são as consequências do turnover?

O turnover gera uma série de consequências. Em geral, os impactos desses indicadores é negativo. Por isso, é necessário mensurar o índice de rotatividade e criar estratégias para a retenção dos profissionais talentosos na empresa.

Quais são as principais causas do turnover?

São diversos os motivos que levam a rotatividade dos funcionários na organização. Existem diversas situações inevitáveis, como a aposentadoria ou a mudança de cidade. Mas elas acontecem com menor frequência, e não impactam diretamente nos números dos indicadores.

As causas variam de empresa para empresa, então o ideal é realizar um diagnóstico interno e verificar quais são os motivos que estão levando a frequente rotatividade. Para isso, é importante realizar a entrevista demissional.

A entrevista demissional deve ocorrer na saída do profissional e, é uma das ferramentas mais didáticas e funcionais, além de ajudar a descobrir a causa do problema.

Principais causas do turnover

As causas mais recorrentes são:

  • Relacionamento com o superior imediato;
  • Falta de perspectiva de crescimento;
  • Pouco equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Remuneração vista como injusta;
  • Conflitos no ambiente de trabalho;
  • Falta de reconhecimento..

Quais são as consequências do turnover para a organização?

A alta rotatividade gera uma série de custos adicionais. Os custos podem variar e causar grandes impactos para a lucratividade, a rentabilidade e para o próprio crescimento da organização. Além disso, a saída de funcionários em excesso cria um clima inadequado, no qual conflitos interpessoais podem ocorrer com maior frequência. A comunicação interna é afetada e, consequentemente, o retrabalho aumenta.

O turnover também impacta na atração de novos talentos, pois é muito mais difícil atrair profissionais acima da média se os próprios funcionários estão desistindo da empresa. Sendo assim, a marca empregadora acaba sendo comprometida.

O que fazer para reter pessoas?

Reter talentos e reduzir o turnover é um desafio cada vez maior. Os jovens profissionais estão sempre em busca de novos desafios e desejam crescer continuamente. Com isso, a empresa precisa estar em constante mudança para atrair e reter bons profissionais. Mesmo em meio a busca por inovação, existem estratégias eficazes que podem ajudar a reverter novos talentos. Siga o passo a passo a seguir:

1º passo: Faça um diagnóstico

Entender o que tem acontecido é o primeiro para iniciar o processo de retenção. Para isso, é preciso calcular o atual índice de turnover e avaliar se está dentro dos limites normais.

2º passo: Faça entrevistas demissionais

Para fortalecer o diagnóstico e comprovar a origem dos números é preciso iniciar um processo de entrevistas demissionais. Desse modo, será possível saber quais as principais causas para a saída dos funcionários.

3º passo: Promova melhorias no trabalho e na empresa

É importante se certificar se há um bom clima de trabalho. Os profissionais precisam ser ouvidos. Além disso, eles necessitam saber e existe possibilidades de crescimento.

4º Estabeleça um mecanismo de remuneração variável

A remuneração variável é uma excelente forma de recompensar os funcionários.Por meio dela é possível oferecer bonificação ou participação nos lucros para os colaboradores, por meio de gestão de metas ou de critérios pré-estabelecidos. Com isso, os profissionais passam a ser recompensados pelos resultados apresentados.

E agora, está pronto para reduzir o turnover na sua empresa?

[Total: 0    Média: 0/5]