Como atrair mais clientes com gatilhos mentais

Como atrair mais clientes com gatilhos mentais

16/07/2020 Off Por Alair Corrêa

As pessoas compram por impulso ou porque sofreram alguma influência. Para o empreendedor que deseja turbinar seus negócios deve ter essa informação clara e saber como atrair mais clientes com gatilhos mentais!

Você sabe o que são gatilhos mentais? Trata-se de estratégias para prospectar clientes ao utilizar da persuasão. O que acontece é que um gatilho mental influencia o lead exato no momento de decidir sobre comprar ou não.

O neuro marketing explica com propriedade a aplicação de gatilhos para ajudar pessoas a tomarem decisões no dia a dia, ou seja, relaciona ações que podem ser praticadas para incentivar alguém a agir em um sentido específico, por exemplo, realizar a compra de um produto ou serviço.

Gatilhos mentais para atrair clientes e fechar vendas!

Pensando em atrair clientes de modo a persuadi-los a comprar, o neuro marketing lista alguns gatilhos mentais, ou seja, estratégias psicológicas que ativam reações automáticas em leads de modo que sejam induzidos a comprar.

Conheça os gatilhos mentais usualmente colocados em prática para prospectar clientes.

1. Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade refere a ajudar o lead, e aguardar que o mesmo o ajude. Pense no famoso ditado “gentileza, gera gentileza”, esse gatilho coloca em prática essa ideia. Para atrair clientes utilizando desse gatilho aja:

  • Enviando um cupom de desconto para ser aplicado na primeira compra;
  • Oferecendo conteúdo grátis em seus canais, por exemplo, um e-book ou um podcast;
  • Enviando uma amostra grátis do produto.

2. Urgência

Criar o senso de urgência é essencial como forma de induzir rapidamente um lead a se tornar cliente, ou seja, a comprar um produto ou contratar um serviço que você oferece.

Esse gatilho é aplicado quando se cria a ideia de “pouco tempo disponível” para realizar uma ação. Por exemplo, crie uma campanha de venda e utilize expressões do tipo:

  • Faça sua inscrição no curso até as 15h e você receberá uma apostila inteiramente grátis!
  • A promoção é só até as 10 horas!

3. Escassez

O gatilho da escassez trabalha de forma muito parecida com o da urgência. A ideia aqui é também despertar a urgência em seu lead, porém, deixando claro para ele uma escassez de recursos. Por exemplo, numa campanha você poderá utilizar frases de impactos como:

  • Restam apenas 5 unidades do produto!
  • As vagas são limitadas!
  • Existe muita procura para localidade. Só há apenas mais 1 quarto.

Esse gatilho é muito utilizado pelos grandes profissionais do marketing digital para vender seus treinamentos, cursos ou e-books pela internet!

Inclusive conheço um treinamento sobre Como Ser Assistente Virtual que utiliza muito esse gatilho mental quando decidiu por “abrir o carrinho” do curso online somente uma vez por mês para dar o “ar” de vagas limitadas!

4. Prova Social

Tem sido cada vez mais utilizado o gatilho da Prova Social para atrair clientes. Veja que essa estratégia é amplamente utilizada em lojas digitais.

Certamente você já viu as famosas reviews de produtos e serviços. Ali são palavras de outras pessoas que compraram o produto ou adquiriram um serviço e estão expondo suas considerações.

Provar socialmente a qualidade do que você vende ajudará a atrair mais clientes para seu negócio. Portanto, publique depoimentos de seus clientes, faça a repostagem das publicações de seus seguidores em suas redes sociais e feche parcerias.

Então, gostou desse conteúdo? Que tal comentar aqui sobre suas impressões e experiências em atrair clientes com gatilhos mentais!

[Total: 1   Average: 5/5]