7 benefícios do uso de energia solar

7 benefícios do uso de energia solar

22/07/2020 Off Por Alair Corrêa

A energia solar é obtida a partir da radiação do sol e pode ser convertida em eletricidade ou calor. Está disponível gratuitamente e, graças aos avanços da tecnologia, agora podemos aproveitar ainda mais a energia solar que está continuamente disponível para nós.

Aqui estão 7 benefícios relacionados a essa fonte renovável de energia:

Impacto no meio ambiente

A energia solar tem o menor impacto negativo no meio ambiente em comparação com qualquer outra fonte de energia. 

Não produz gases de efeito estufa e não polui a água. Também requer pouca água para sua manutenção, ao contrário de usinas nucleares, por exemplo, necessitando 20 vezes mais água. 

A produção de energia solar não gera ruído, o que é um grande benefício, pois muitas instalações solares estão em áreas urbanas, como painéis solares domésticos

.

Reduz a sua conta de energia

Gerar sua própria eletricidade significa que você utilizará menos do fornecedor de serviços públicos. Isso se traduzirá imediatamente em economia na sua conta de energia. 

Além disso, você também pode ganhar dinheiro vendendo a eletricidade não utilizada, gerada, de volta à rede. Por meio de subsídios para painéis solares oferecidos, você pode tornar seu investimento ecológico ainda mais benéfico.

Quanto mais energia você produzir, menos precisará do fornecedor, o que aumentará sua auto-suficiência energética.

Produção de energia durante horários de pico

A demanda de energia tende a ser maior no período de 11h -16h e depois no início da noite. Naturalmente, este é o período em que o preço da eletricidade atinge um pico. Acontece que a energia solar atinge sua capacidade máxima de produção durante essas horas.

A eletricidade produzida naquele momento tem um valor mais alto do que se fosse gerada à noite. Com o aporte adicional de eletricidade da energia solar, os preços nesses prazos poderiam ser reduzidos a um nível próximo aos das horas da noite

A energia solar é aplicável em qualquer lugar

Enquanto houver sol, a energia solar pode ser empregada em qualquer lugar. Isso é particularmente útil para regiões remotas sem acesso a nenhuma outra fonte de eletricidade. Há uma grande quantidade de pessoas em todo o mundo sem acesso à eletricidade.

Sistemas solares independentes poderiam ser implantados nessas regiões e melhorar a vida de milhões de pessoas. Além disso, a energia solar também é usada para alimentar naves espaciais e barcos.

Menos eletricidade perdida durante o transporte de longa distância

Parte da energia, em torno de 3-5%, é perdida durante o transporte e a distribuição. Quanto maiores as distâncias entre os pontos de produção e de fornecimento, mais energia é perdida. 

Essas perdas podem não parecer significativas, mas podem influenciar o desempenho da instalação em regiões com alta densidade populacional.

Ter painéis solares no telhado ou no quintal reduz significativamente essa distância, aumentando assim sua eficiência.

Melhora a segurança da grade

A rede é menos vulnerável a apagões se houver muitas usinas espalhadas. Uma rede com alta penetração de energia solar possui milhares de centros de produção de energia amplamente espalhados. Isso melhora a segurança da rede em caso de sobrecarga, desastres naturais ou causados ​​por humanos.

Criação de empregos

Existem muitas vantagens da energia solar e outra é a criação de empregos. Grande parte do custo associado aos sistemas solares vem da instalação dos painéis. 

Isso contribui para a criação de empregos locais. O uso de sistemas solares estimula a economia e afeta positivamente a comunidade local.

[Total: 0   Average: 0/5]