BENEFÍCIOS DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O MERCADO LICITATÓRIO

BENEFÍCIOS DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O MERCADO LICITATÓRIO

10/03/2020 Off Por Alair Corrêa

O mercado licitatório, assim como os demais segmentos, tem apresentado crescimento significativo.  A expansão dos meios de realização dos diferentes processos licitatórios, demostra grande evolução neste segmento, o que consequentemente traz maiores benefícios aos envolvidos em tais procedimentos públicos. O fato é que, a atualização do mercado permitiu novas oportunidades de expansão, possibilitando maior rentabilidade quanto aos investimentos.

Mas para que a evolução seja benéfica para determinada empresa desse segmento, deve ser feito um planejamento estratégico que vise meios de alcançar vantagem competitiva, por meio da adaptação as mudanças de cenário deste mercado de atuação.

Um bom exemplo dessas adaptações pode ser percebido na criação da ferramenta de pregão eletrônico, na modalidade licitatória, pregão. Nesse contexto, podemos observar a adaptação do mercado de licitações aos avanços tecnológicos. A junção de ambos aspectos resultou na criação de uma ferramenta que adaptasse as formas usuais de uma modalidade licitatória aos meios eletrônicos.

A evolução de um segmento, seja ele qual for, é benéfica para as empresas, sociedade e pessoas no geral, pois além de possibilitar novas oportunidades para uma empresa, ocasiona na criação de novas áreas de trabalho aumentando as oportunidades de contratação.

Para que toda essa evolução traga resultados realmente positivos para sua empresa, deve ser estabelecido previamente um planejamento bem estruturado e detalhado. E é nesse ponto que as estratégias de Marketing são positivas nos negócios de licitação.

Planejamento de Marketing

O planejamento de Marketing permite posicionar de forma estratégica determinada empresa no seu mercado de atuação, neste caso, o planejamento de Marketing permite que o licitante ou empresa participante do processo licitatório, tenha visão mais clara das oportunidades, objetivos e das ações necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos.

O planejamento para a participação em um procedimento de licitação, pode ser dividido em algumas etapas: Definição do objetivo da participação do processo de licitação, definição da estratégia de Marketing mais eficaz para o alcance do objetivo previamente estabelecido, definição do plano de ação a ser executado e avaliação dos resultados.

Definição do objetivo da participação do processo de licitação

A definição do objetivo determinante para a participação de uma empresa ou pessoa em um processo licitatório, deve ser a etapa inicial de todo o planejamento estratégico de Marketing voltado para o segmento de licitação.  É nessa etapa que o participante define o motivo que o impulsiona a participar de um procedimento licitatório. Algumas perguntas devem ser respondidas para a definição clara do objetivo, como por exemplo: quais benefícios a participação em um processo licitatório pode trazer para minha empresa? Tal participação irá possibilitar maior visibilidade para minha empresa? Quais benefícios financeiros minha participação nesse procedimento irá possibilitar? Qual é minha capacidade de produção? Qual modalidade de licitação é mais compatível ao meu tipo de negócio?

É necessário que o objetivo seja claro e alcançável, ou seja, o objetivo deve ser possível de ser alcançado e deve estar de acordo com a capacidade de produção que a empresa possui.

Definição da estratégia de Marketing mais eficaz para o alcance do objetivo previamente estabelecido

Assim que o objetivo central da participação de sua empresa em um processo licitatório for estabelecido, é hora de definir qual é a melhor estratégia para alcançá-lo.

Nessa etapa o participante deve analisar todas as possiblidades de licitações voltadas para o seu segmento, que possibilitem o alcance de seu objetivo central. Algumas perguntas devem ser respondidas nessa etapa, como por exemplo: conheço as possibilidades do meu mercado de atuação? Como posso inovar em uma proposta de licitação? Quais são as possibilidades que meu negócio possui em determinada oferta de licitação?

Aqui são definidas as melhores formas de participação em um processo licitatório. O participante deve fazer todas as análises necessárias, pois só assim saberá quais são as oportunidades mais vantajosas para o seu negócio.

Definição do plano de ação a ser executado

A etapa de execução do plano de ação deve estar alinhada a estratégia e o objetivo central do participante em um processo licitatório. Nessa etapa, o participante define quais serão as ações necessárias que ele terá que tomar para alcançar o objetivo central, previamente estabelecido.

Analise o seguinte exemplo: Uma empresa de marcenaria tem como objetivo aumentar seu capital financeiro, todas as alternativas analisadas até então sugerem mudanças a longo prazo que não são viáveis para a empresa. Após analisar as oportunidades de crescimento financeiro, o gestor dessa empresa decide investir na participação em um processo licitatório. Sua estratégia inicial é apostar em licitações de nichos segmentados que necessitem de pouca capacidade de produção. Seu plano de ação se baseará na utilização de ferramentas voltadas para os serviços licitatórios, que o informem sobre as novidades do seu mercado de atuação. Feito isso selecionará a proposta de melhor rendimento para sua empresa.

Nessa etapa o participante deve se fazer as seguintes perguntas: quais métodos irei usar para que minha estratégia seja efetiva na licitação selecionada? Quais serão as ações necessárias? Quais meios utilizar?

Nessa etapa o licitante coloca em prática todo o planejamento feito inicialmente.

Avaliação dos resultados

A avaliação dos resultados está ligada a análise da participação do licitante em um procedimento de licitação, ou seja, nessa etapa as consequências relacionadas a participação no processo licitatório também devem ser analisadas, sendo o resultado da participação positivo ou negativo.

Para um resultado positivo (em caso de vitória), o participante deve analisar as etapas do processo que o fizeram bem sucedido, assim pode estruturar melhor suas participações futuras.

Em caso de derrota, o participante deve analisar quais foram os erros que fizeram sua proposta ser rejeitada. O feedback do planejamento deve ser feito para que possíveis correções sejam estipuladas. Analise cada etapa do processo licitatório e todas as possibilidades benéficas para o seu segmento. O mercado de licitações sofre mudanças frequentes, por isso requer análise constante. Porém especialistas afirmam que esse mercado é um dos mais vantajosos para investimentos, pois ele nunca está em queda. Com auxílio das estratégias de Marketing, profissionais qualificados e uso das ferramentas corretas a licitação pode se tornar a melhor forma de investimento para sua empresa.

[Total: 0   Average: 0/5]