Benefícios do ômega-3 para saúde

Benefícios do ômega-3 para saúde

06/04/2020 Off Por André

Inúmeros médicos e nutricionistas recomendam como suplementação alimentar o ômega 3, porque, assim como outras componentes alimentares, ele previne doenças e promove saúde a certas partes do corpo humano.

Estudos declaram que ele funciona como espécie de anti-inflamatorio, protege o coração, cérebro e os olhos. Os ácidos graxos do ômega-3 trazem benefícios realmente incríveis e poderosos para o corpo.

Ômega-3 pode ser encontrado na maioria dos peixes, em sementes como linhaça, chia e oleaginosas (castanhas e nozes).

Como esses grupos são dificilmente encontramos no dia a dia do nosso cardápio, as vezes por questão de preço muito elevado e até mesmo por escassez de encontrar em mercados, restaurantes. Por isso então é recomendando sua suplementação através de capsulas tomadas diariamente.

Por isso hoje mostraremos cinco benefícios que esse componente trás para a sua saúde.

1. Combate a depressão e a ansiedade

A depressão é um dos transtornos mentais mais enfrentado nos últimos tempos, seus sintomas incluem tristeza e perda de interesse pelas coisas da vida.

Outro distúrbio comum também é a ansiedade, caracterizado por constante preocupação e nervosismo.

Estudos recomendam as pessoas que apresentam essas doenças, em consumir regularmente ômega-3, pois ele diminui os sintomas apresentados.

2. Promove saúde ao cérebro no início da vida

O ômega-3 é essencial para o crescimento e desenvolvimento do cérebro em bebês e em adultos também.

Ele é responsável pelos os ácidos graxos poliinsaturados no cérebro e na retina dos olhos.

A ingestão suficiente de ômega-3 durante a gravidez traz vários benefícios para o bebê, como, inteligência, diminui o risco de atraso no desenvolvimento, diminui o risco de TDAH, autismo e paralisia cerebral, melhora na comunicação e habilidades sociais.

3. Melhora os fatores de risco para doenças cardíacas

Ataques cardíacos e derrames são as principais causas de morte no mundo.

Pesquisadores observaram que nas comunidades de pescadores se tinha muito baixas a taxa de doenças cardíacas. Descobriu-se então que o consumo de ômega-3 protegia as pessoas desse tipo de doença, pois este nutriente tem ação sobre os triglicerídeos, pressão arterial, colesterol HDL “bom”, coágulos sanguíneos.

E para algumas pessoas, o ômega-3 também pode diminuir o colesterol LDL “ruim”.

4. Alivia dores menstruais

As dores menstruais, muitas vezes vem de forma intensa, afetando a qualidade de vida das mulheres.

No entanto, estudos verificaram que mulheres que consomem mais ômega-3 têm dor menstrual mais leve, chegaram a determinar que o suplemento de ômega-3 é mais eficaz que o ibuprofeno no tratamento de dores severas durante a menstruação.

Além disso, o ômega-3 tem se mostrado eficaz no combate aos principais sintomas da endometriose: Dores intensas ao menstruar; Dores durante a relação sexual; Dores para evacuar e urinar, entre outros.

5. Ótimo para a pele

O ômega-3 é um componente estrutural da sua pele. É responsável pela saúde das membranas celulares, que resulta em pele macia, úmida, flexível e sem rugas.

Ele age reduzindo a flacidez facial, o envelhecimento prematuro da sua pele e o risco de acne.

O ômega-3 também podem proteger sua pele dos danos causados ​​pelo sol e bloquear a liberação de substâncias que desgastam o colágeno da pele após a exposição ao sol.

Portanto consumir alimentos ricos em ômega-3, como peixes gordurosos duas vezes por semana, seria a melhor maneira de garantir uma ingestão adequada deste nutriente.

No entanto, se você não puder comer muito peixe seguidamente, considere tomar um suplemento de ômega-3. Para pessoas com deficiência de ômega-3, essa é uma maneira barata e altamente eficaz de melhorar a saúde.

[Total: 0   Average: 0/5]