Entenda a diferença entre plano individual vs. plano por adesão

Entenda a diferença entre plano individual vs. plano por adesão

03/04/2020 Off Por Alair Corrêa

Para quem está buscando contratar um plano de saúde, sempre fica a dúvida sobre qual a melhor opção, se um plano individual ou um plano por adesão.

Muitos, inclusive, não compreendem bem como funciona um plano de saúde por adesão, o que faz com que eles optem sempre pelo convênio médico particular.

Sendo assim, o objetivo desse artigo é mostrar a você quais são as diferenças relativas entre esses dois tipos de plano de saúde existentes.

Ao conhecer os pontos principais de cada um, você poderá escolher aquela opção que mais se adequada ao seu perfil e às suas necessidades.

Portanto, se você quer saber tudo sobre a diferença entre um plano individual vs. um plano por adesão, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Plano individual vs. plano por adesão: Saiba tudo sobre o assunto!

O que é um plano de saúde individual?

Um plano de saúde individual é uma categoria de convênio médico que pode ser contratada por qualquer pessoa física que assim o desejar.

A cobertura desse plano, bem como o valor a ser pago por ele, dependerá do perfil de cada contratante, ou seja, de uma pessoa na faixa entre 0 a 18 anos será cobrado um valor, enquanto que para outra acima de 59 anos um preço diverso.

De um modo geral, entretanto, um plano individual possui algumas características bem distintas e principais.

São essas características, inclusive, que estão entre os fatores que divergem essa forma de contratação de plano de outras, como por adesão.

Entre as principais características do plano de saúde individual, portanto, podem ser citadas:

  • A forma de adesão desse plano de saúde é livre, o que significa que qualquer pessoa, como dito, pode contratá-lo diretamente
  • Para o contrato e a cobrança desse tipo de plano de saúde, a relação entre o cliente e a operada (empresa) ocorre de forma direta
  • Para que haja uma rescisão de contrato livre de multas, apenas em casos em que houver comprovação de falta de pagamento ou mesmo de fraude
  • A carência para as diversas coberturas é igual para todos os planos

Pronto, agora que você viu quais as características principais de um plano individual, é hora de conhecer mais sobre um convênio médico por adesão.

O que é um plano por adesão?

Outra das principais formas de contratação de um plano de saúde é por meio da modalidade por adesão.

Mas o que isso significa?

Quando alguém resolve contratar um plano por adesão, isso significa que ele quer fazer a contratação de um convênio médico através de instituições de cunho trabalhista.

Essas podem ser entidades ou conselhos de classe, sindicatos ou mesmo associações profissionais.

E quais são as características principais de um plano de saúde por adesão?

De um modo geral, as características irão variar de acordo com a operadora ou empresa de plano de saúde, entretanto, há algumas que são comuns a todas.

Entre elas, podem ser citadas as seguintes:

  • A rescisão de contrato em um plano por adesão não prevê multa no contrato de nenhum dos beneficiários
  • Para que o plano por adesão possa ser contratado, é preciso que haja comprovação de vínculo com a instituição trabalhista em questão
  • A carência para esse tipo de plano é normal, entretanto, há exceção para o caso dos beneficiários que aderiram ao plano no mês de aniversário do contrato ou 30 dias após a celebração ou fechamento do mesmo
  • A cobertura do plano em questão está de acordo com o que é oferecido por aquela operadora ou empresa de plano de saúde para a instituição trabalhista
  • A cobrança da mensalidade do contrato não é feita diretamente pela empresa ou operadora do plano de saúde, mas sim pela instituição trabalhista

Sendo assim, dá para perceber algumas das principais diferenças básicas entre os dois tipos de formas de contratação, principalmente em relação à liberdade para contratar o plano de saúde particular, não existente no plano por adesão.

Conclusão

Como você viu, para quem está buscando a contratação de um plano de saúde, como pode ser o seu caso, há diversas opções que podem ser escolhidas.

Entre elas, podem ser citadas o plano sênior, individual ou familiar, bem como aqueles que estão disponíveis apenas para algumas pessoas, como é o caso do plano empresarial e por adesão.

Neste texto, procuramos mostrar a você quais são as principais diferenças entre um plano individual e um plano por adesão, de modo a entender qual a que mais se encaixa no seu perfil.

[Total: 0   Average: 0/5]