5 maneiras de conseguir bolsa de estudo na faculdade

5 maneiras de conseguir bolsa de estudo na faculdade

02/04/2020 Off Por Alair Corrêa

Um diploma de ensino superior, nos dias de hoje, é um dos requisitos para sucesso no mercado profissional. Uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE mostra que profissionais com ensino superior no Brasil ganham em média 140% a mais do que os que possuem somente o ensino médio.

Talvez esse seja um dos motivos do aumento no número de estudantes nas faculdades de todo o país. Nos últimos 10 anos, o número de alunos no ensino superior aumentou 44%, chegando a mais de 8,45 milhões de pessoas em 2018.

Apesar do número aparentemente alto, mais de 70% dos jovens entre 18 e 24 no Brasil estão fora desse circuito de educação, ou seja, não estão estudando e nem formados no ensino superior. Os motivos para essa estatística podem ser muitos que giram em torno da desigualdade social. Afinal de contas, entrar em uma universidade pública é disputadíssimo, exigindo muito tempo de estudo e estrutura, o que a maior parte da população não tem acesso. Para somar nessa conta, apesar de muitas faculdades particulares facilitarem seu ingresso, o valor da mensalidade nem sempre é acessível.

Por isso vamos te mostrar possibilidades você entrar na faculdade aproveitando as vantagens do ensino de uma forma que não pese no seu bolso. Confira 5 dicas de como conseguir bolsas de estudo em faculdades particulares:

ProUni

ProUni é o programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares. As bolsas podem ser de 100% para alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa ou de bolsas de 50% para alunos com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. A seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, o aluno deve ter completado o ensino médio em escola pública ou em escola privada como bolsista. Também podem concorrer pessoas com deficiência ou professores da rede pública de ensino. No ato da inscrição o candidato escolhe até 2 opções de instituições de ensino e curso.

Universidades

A maioria das universidades disponibilizam bolsas de estudo com uma porcentagem de desconto em determinados cursos. O valor do desconto pode variar bastante dependendo da faculdade, do curso e até mesmo da modalidade, se presencial ou a distância. Algumas faculdades divulgam abertamente seus descontos, mas geralmente ele é negociado diretamente no balcão da instituição, podendo conseguir valores representativos, como até 30% de bolsa, por exemplo.

Bolsa de trabalho

Muitas universidades oferecem descontos nas mensalidades para alunos que trabalham nela. É uma espécie de estágio, de meio período, em funções geralmente que tenham alguma proximidade com sua área de ensino. Esses trabalhos podem acontecer em forma de monitoria de laboratórios, auxílio na biblioteca ou em áreas administrativas, departamento de curso e por aí vai. Vagas onde a função requer algum nível de conhecimento específico são oferecidas para alunos que já saíram dos semestres iniciais. Para funções mais simples, é possível aplicar para a vaga mesmo sendo calouro. O importante aqui é ressaltar que o aluno só pode concorrer a esse tipo de bolsa após a entrada na faculdade, ou seja, terá que considerar pagar a mensalidade integral por algum tempo. 

Bolsa de pesquisa

Seguindo um formato parecido com as bolsas de trabalho, as bolsas de pesquisa também são uma espécie de estágio, mas voltado para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Coordenado por algum professor, ele determina quantos alunos precisará para ajudar na sua pesquisa e quanto tempo o projeto irá durar. Nesse caso o aluno também já precisa estar em alguns semestres mais avançados do curso e saber que a bolsa de pesquisa é por um período pré-determinado.

Sites de Bolsa de Estudo

Se você busca uma opção mais garantida desde o primeiro semestre, uma boa opção são os sites que oferecem bolsas de estudo. As universidades fazem parcerias com esses sites a fim de angariar mais alunos. O Amigo Edu é um desses sites, pela plataforma você consegue pesquisar bolsas de estudo com até 80% de desconto em faculdades de todo o país. Estão disponíveis cursos de graduação e pós, presencial, semipresencial e EaD. O diferencial da plataforma é que as bolsas ofertadas com desconto no mínimo 5% maior que os oferecidos direto pelas instituições. Outra coisa legal é que nesse caso você nem precisa ter feito Enem, pois as faculdades oferecem outras formas de ingresso para facilitar a matrícula do aluno. Você pode filtrar sua pesquisa de bolsas de estudo por curso, cidade e faculdade.

Agora é só escolher a melhor forma de ingresso e colocar no seu planejamento. Que tal começar uma faculdade nesse ano ainda?

[Total: 1   Average: 5/5]