Entenda por que o Guia de Turismo é tão importante para os viajantes

Entenda por que o Guia de Turismo é tão importante para os viajantes

02/04/2020 Off Por Alair Corrêa

Todo bom guia de turismo não leva o visitante aos passeios apenas para ganhar a sua comissão. A sua missão é trazer detalhes históricos do lugar e proporcionar aos turistas experiências únicas, daí um dos passos para que sua profissão seja tão valorizada.

Lidando com turistas no Brasil

No Brasil são centenas de destinos turísticos que você pode conhecer, desde as belas praias espalhadas pelos país, cachoeiras, lugares com culturas de outros países, enfim, vivemos em um país continental que nos oferece um pouco de tudo quando o assunto é turismo.

Outro ponto interessante que um guia pode destacar aos turistas é a facilidade com que se tem em empreender com o turismo em nosso país, seja através da gastronomia, arquitetura e até arqueologia. O guia é uma pessoa experiente que pode trazer detalhes privilegiados da sua cidade aos visitantes.

Os laços da cadeia do turismo dependem muito do guia, ainda mais para reforçar a imagem da empresa que ele presta serviços. Como guia você precisa fazer um bom trabalho de comunicação, transmitindo informações e conhecimentos relevantes, trazendo acima de tudo prazer aos clientes.

Seja apaixonado pela sua região

Antes de tudo, o guia de turismo precisa gostar de região que demonstra aos visitantes, demonstrando isso no seu olhar e entusiasmo com que comunica. Além de tudo, ele é um embaixador dos anfitriões que chegam a sua cidade.

O turismo tem muito a se ganhar quando se conhece quando se conhece um monumento na companhia de uma pessoa bem preparada. Assim você deixa o passeio da pessoa mais seguro e qualificado por uma pessoa que está a altura do lugar escolhido para o passeio.

Faça tudo dentro da Lei

Você sempre deverá fornecer informações verídicas sobre os aspectos que envolvam história, geografia, cultura, além de outras curiosidades marcantes do local em amostra. Agregue sempre algo ao patrimônio histórico que esteja contando os devidos detalhes.

Lembrando que esta é a única profissão do turismo que está regulamentada pela lei. Nunca contrate um guia que não tenha o devido conhecimento e cadastro da lei, por que isso pode te gerar problemas depois. Jamais dê oportunidade para falsos profissionais.

Uma opção é procurar uma agência de viagem.

A atual legislação qualifica o guia de turismo como um profissional cadastrado no Ministério do Turismo, onde as suas principais funções são acompanhar e orientar os grupos e demais viajantes que estejam passeando e explorando a área.

Sua atividade deverá sempre ser remunerada. Atualmente não existe um decreto que defina um piso salarial para este profissional no Brasil, porém o que sabemos é que sua média salarial está acima dos R$ 1,800,00 mensais.

Procure fazer cursos preparatórios e te qualifiquem para ser contrato por uma renomada agência de turismo. Assim, ficará mais fácil se destacar e atingir um lucro considerável com o seu trabalho. Foque sempre na lealdade dos seus serviços.

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]