Canecas, taças e copos personalizados: comece a investir!

Canecas, taças e copos personalizados: comece a investir!

11/12/2020 Off Por Alair Corrêa

O mercado de produtos personalizados só cresce. Tempos atrás, esse segmento era formado apenas por camisas customizadas, em sua maioria, para empresas que queriam uniformizar seus colaboradores.

Atualmente, a gama de itens que podem ser estampados aumentou bastante e continua crescendo mais a cada dia. 

Copos, canecas, taças, chaveiros, almofadas, travesseiros e por aí vai os produtos que podem ser personalizados hoje em dia. Presentear alguém com algum destes itens é um ato de carinho e comprá-los para si próprio, é uma forma incrível de decorar ambientes. 

Quem deseja abrir o próprio negócio, pode considerar a estamparia como uma das opções de empreendimentos lucrativos e que requerem pouco investimento inicial. Afinal, muitas vezes, para fazer todos esses produtos, basta uma máquina e poucos materiais.

Já ouviu falar sobre impressoras sublimáticas? Com ela, é possível fazer diversos itens personalizados e ainda tem um ótimo custo-benefício, o que torna o retorno do investimento mais rápido.

Veja bem, não é uma profissão fácil, requer bastante dedicação e profissionalismo, mas montar sua estamparia pode ser mais simples do que imagina. Esse tipo de impressora não ocupa tanto espaço, então pode abrir seu próprio negócio onde quiser, até mesmo em casa. 

Uma ótima opção, concorda? Se ainda está desconfiado sobre o quão rentável essa prática é, te convidamos a algumas reflexões: Você conhece alguém que ganhou uma caneca personalizada? Ao andar pela rua, já viu pessoas com camisetas de banda? Em festas, já encontrou copos personalizados e chinelos com o nome do aniversariante, por exemplo?

É fácil perceber que o ramo da estamparia faz sucesso e nunca sai de moda. O ser humano precisa expressar sua individualidade, então personalizar é um ato visionário. 

Se ficou curioso (a) sobre o tema, acompanhe este conteúdo! Explicaremos tudo o que precisa saber sobre esse segmento e quais os produtos em alta, confira. 

Aposte nos produtos que estão na moda!

Atualmente, quase tudo pode ser estampado. A gama de produtos que a estamparia oferece é enorme e, literalmente, para todos os gostos. É claro que existem itens que entram em alta em um determinado período, mas em geral, itens personalizados são uma tendência atemporal. 

Roupas personalizadas, principalmente, camisetas

As pessoas têm a necessidade de mostrarem suas personalidades e se expressarem. Roupas personalizadas são uma ótima forma de sair na rua mostrando exatamente quem são e do que gostam. 

É possível personalizar qualquer tipo de roupa, como jaquetas, calças, jeans, shorts… tudo! As camisetas são os itens que mais são personalizados, mas nem de longe, as únicas opções. 

Frases especiais, fotos de bandas, séries e colocar o nome na camiseta do time do coração são alguns exemplos de como as pessoas usam a criatividade nas suas roupas. 

Canecas personalizadas

Quem nunca deu ou ganhou uma caneca personalizada de presente? É uma ótima opção para deixar a lembrancinha ainda mais carinhosa e especial. Estes produtos unem o útil ao agradável, porque além de super funcionais, ainda dá para personalizá-los de acordo com o gosto das pessoas.

É possível colocar fotos, frases especiais, desenhos, caricaturas, entre outras diversas estampas legais.

Capinhas de celular

Esse produto nunca sai de moda! Todo mundo que tem um celular compra uma ou mais capinhas para protegê-lo contra quedas, arranhões e sujeira. Atualmente, além da proteção, muitos optam por dar um toque especial e torná-las mais estilosas.

Capinhas personalizadas com fotos e desenhos diferentes fazem o maior sucesso. Recentemente, caiu no gosto dos casais fazerem capas com fotos de momentos especiais, de viagens etc. 

Também virou moda usar capinhas com o próprio nome escrito com uma estampa bem bonita. Charmosas, delicadas e úteis – nunca mais vai perder o celular.

Como montar uma estamparia?

Como dissemos, montar seu próprio negócio neste segmento é simples. Não é preciso de muitos equipamentos, investimentos e muito menos, espaço. Na sua casa mesmo, você consegue encontrar um ambiente espaçoso o suficiente para uma estamparia. 

Não acredita? Veja o que você precisará para abrir um negócio como este! Para começar a vender, apenas 4 equipamentos são necessários e claro, os materiais que deseja personalizar. 

O primeiro passo de todos é comprar a impressora sublimática. Como explicamos anteriormente, esta máquina é super versátil e estampa vários materiais, ainda tem ótimo custo-benefício e não ocupa muito espaço.   

Tintas sublimáticas são muito importantes, porque a impressora só funciona bem com esse tipo de tinta que foi desenvolvida especialmente para a estamparia, entregando resultados excelentes. 

Elas funcionam de forma bastante simples, porque são corantes especiais que quando aquecidos passam de seu estado sólido para o gasoso e pigmentam o material.

Outro produto importante é o papel sublimático, sem ele, a estampa perde muita qualidade. Diferente das opções comuns, este tipo de papel recebe uma resina na sua superfície que impede a absorção da tinta na folha, entregando um resultado melhor. 

Por último, mas não menos importante, é a prensa térmica, equipamento responsável por fazer o processo de sublimação, pigmentando o material final – uma vez que aquece a tinta induzindo-a ao estado gasoso para pigmentar o produto. 

O último passo é comprar o material que desejar estampar, seja tecidos, camisetas, canecas lisas, chaveiros, entre outros. Entenda o que seus possíveis clientes desejam e produza o que mais os agradam.