Como Aprender a Desenhar do Jeito Certo

Como Aprender a Desenhar do Jeito Certo

06/02/2020 Off Por Alair Corrêa

Sempre escuto pessoas falando que para aprender a desenhar é preciso ter um dom e que não é para qualquer um. Acontece que isso é uma grande bobagem, desenhar é uma perícia que, assim como qualquer outra, pode ser aprendida, o que vai fazer diferença é se você tem a vontade e a disposição necessária para se dedicar o suficiente.

Nesse artigo quero propor algumas boas práticas que podem ser muito úteis para quem tem interesse em aprender a desenhar, mesmo sendo um completo iniciante.

Desenvolvendo a sua percepção

A primeira coisa que você deve ter em mente é que para desenhar você precisa desenvolver sua capacidade de entender as coisas a sua volta como formas e então trazer essas formas para o papel. A percepção do artista é muitas vezes desenvolvida ainda na infância, daí vem o tão famigerado comentário sobre ter “dom”.

Acontece que como desenhar é algo que pode ser muito divertido é muito comum entre crianças. Sendo assim, quando na adolescência é bem possível que você já tenha uma boa percepção. Mas se você não desenvolveu isso não significa que não possa fazer em qualquer fase da vida, a única coisa que vai precisar é dedicar algum tempo para praticar alguns exercícios de observação.

Uma boa prática para desenvolver a percepção é o desenho de observação. Nesse tipo de estudo você deve procurar visualizar as imagens que deseja copiar como formas e shapes e então tentar criar uma relação de tamanhos e distâncias entre essas formas de modo que você consiga mapear os lugares onde cada informação (traço) vai estar.

Tenha em mente que quantidade vai fazer muita diferença, sendo assim, crie o hábito de fazer no mínimo 1 desenho de observação por dia, mantendo esse ritmo em apenas 1 ou 2 meses você já terá uma percepção bem melhor e estará pronto para as próximas etapas do estudo.

Evoluindo sua habilidade

Uma vez que tiver mais confortável com o desenho de observação já será possível experimentar outros assuntos ligados a desenho. De todos os temas o mais importante é o desenho de perspectiva, essa é uma habilidade fundamental e muitas vezes negligenciada por muitos iniciantes por acharem o tema difícil e pouco intuitivo.

A verdade é que perspectiva somente é difícil em seu primeiro contato, mas uma vez que começar a entender como funciona e sua importância a coisa se torna muito divertida e intuitiva.

O estudo da perspectiva deve ser sempre feito orientado a formas básicas e também ao desenho de objetos, estudar perspectiva entendendo apenas as regras sem se preocupar com aplicação de todo o conhecimento se tornará sem utilidade e você não irá domina-la de fato.

Por conta disso, sugiro que para cada assunto novo aprendido em perspectiva procure sempre formas práticas de aplicação do conteúdo e gaste muitas horas nisso.

Desenho de imaginação é fundamental

Por fim, quero enfatizar a necessidade de fazer aplicações de imaginação dos seus estudos. Sempre que estudar um assunto novo faça práticas de observação, mas não se limite a isso, procure também exercitar desenhos de criação utilizando o conteúdo aprendido, isso irá não só fixar de forma muito mais efetiva o conteúdo que você estudou mais irá desenvolver sua habilidade de criação.

Espero que esse artigo possa ser útil para seus estudos e que lhe dê motivação para começar a estudar essa disciplina fascinante que o desenho e a ilustração. Divirta-se!

[Total: 0    Média: 0/5]