Como fazer a instalação de uma cortina de trilho

Como fazer a instalação de uma cortina de trilho

05/12/2019 Off Por Alair Corrêa

As cortinas de trilho são peças chave para qualquer decoração de ambientes. Principalmente quando falamos de sala de estar, por exemplo. Mas, uma das dúvidas que cada vez recebo aqui no blog é sobre como fazer a instalação da mesma.

As principais perguntas são relacionadas as ferramentas que se deve utilizar, ou a altura ideal para fixar o varão da cortina.

Realmente, a instalação pode parecer simples mas requer certa precisão para que não seja feita de forma errada e deixe os seus erros expostos na parede da sala da sua casa.

Por isso, para te ajudar neste processo, neste texto vou te mostrar um passo a passo de como deve ser feita a instalação de uma cortina de trilho da forma correta. Vamos lá!

Passo a passo: como instalar cortina de trilho

O passo a passo de como instalar uma cortina de trilho pode variar. No entanto, este método que vou te mostrar agora é o mais utilizado, por ser simples, fácil e prático.

Mas, lembre-se: você precisará das ferramentas certas para conseguir instalar da forma correta e não ter maiores dificuldades após a instalação. 

A ideia é que você não corra o risco de ter a cortina torta na sua casa ou com risco de cair da parede. Portanto, preste muita atenção nessas dicas:

1. Meça a parede

Antes que qualquer coisa, você precisa entender qual a altura e largura da sua parede. E também da sua janela.

Isso porque, eu imagino que você não queira instalar a cortina e depois de colocada perceber que na verdade ela cobre metade da sua parede.

Ou até mesmo ao contrário, perceber que ela é muito maior do que a parede na qual foi instalada, por exemplo.

Por isso, saiba quanto mede a sua janela e a parede, para comprar uma cortina do tamanho adequado.

Estima-se que a largura da cortina deve ser aproximadamente 40 cm maior do que a largura da janela e 50 cm em relação a altura.

Nesta etapa, a ferramenta necessária para realizar a medição é a trena.

Anote todos os valores, e se for preciso desenhe a parede e a cortina com as medidas ao lado para que de forma visual você possa entender como ficará a instalação.

2. Meça o varão

Outra medida muito importante que você precisará antes da instalação, é a do varão.

Sabendo a altura e largura da sua parede e da janela, ficará muito mais fácil saber onde instalar o varão e qual a largura necessária do mesmo.

Estima-se que a largura da cortina esticada deve ser, em média, 1m maior do que o varão.

A altura ideal para fixar o varão da cortina, é a 45 cm acima da janela.

Vale ressaltar que você pode marcar as medidas recomendadas com um lápis de forma sútil na parede para ter uma referência.

3. Fure a parede

Sendo assim, o próximo passo consiste em furar a parede para fixar o varão, e então a cortina.

Essa etapa fica ainda mais fácil, se você já marcou as medidas que comentamos acima na parede.

O número de furos ou a distância entre eles depende do tipo e tamanho do varão que você comprou e também do tamanho da sua parede.

O equipamento que te ajudará a furar a parede é a furadeira, algumas inclusive possuem controle de velocidade e rotação. Além de serem pensadas para a sua segurança.

4. Fixe o parafuso e o varão

O próximo passo é fixar o parafuso no furo que você fez com a furadeira. E então, fixar o varão neste parafuso.

Geralmente, o tipo de parafuso mais utilizado é o Philips, ou “plastic cabeça chata”, como também é conhecido.

Para esta etapa, você precisará da ajuda de uma chave de fenda.

5. Instale a cortina de trilho

Por fim, você coloca a cortina no varão, ou em alguns casos, ao colocar o varão a cortina já precisa estar no trilho. Enfim, de qualquer forma, o último passo é instalar a cortina de trilho propriamente.

Este passo a passo com certeza pode te ajudar na instalação da sua cortina de trilho, seja ela uma cortina blecaute ou de qualquer outro modelo.

Ademais, para uma instalação bem sucedida você precisa das melhores ferramentas, e para isso eu recomendo a RR Máquinas.

Depois de instalada mande para nós as fotos das cortinas prontas. E se tiver alguma dúvida conte para nós nos comentários, será um prazer te ajudar!

Obrigada por ler até aqui e até a próxima!

[Total: 0    Média: 0/5]