Dicas para abrir um laboratório veterinário em São Paulo

Dicas para abrir um laboratório veterinário em São Paulo

05/12/2019 Off Por Alair Corrêa

Investir em negócios no segmento de produtos e serviços para animais, tem se tornado sinônimo de sucesso, já que esse é um dos nichos que mais se desenvolve no país, o qual o faturamento é de bilhões por ano. Deseja investir nos serviços de prevenção e saúde para pets? Conheça as dicas para abrir um laboratório veterinário em São Paulo.

Dicas essenciais para abrir um laboratório veterinário

Para abrir um laboratório veterinário em São Paulo que é um dos estados com o maior número de concorrentes do país, é preciso se atentar a alguns pontos, como os apresentados a seguir:

Defina o objetivo do laboratório

Por mais que pareça óbvio, é preciso se atentar ao objetivo do seu laboratório. Muitos médicos veterinários podem defini-lo como realização de exames laboratoriais, mas não é apenas isso.

O objetivo do laboratório é mais profundo, uma vez que deve ter uma razão que o motive a investir no negócio oferecendo esse tipo de serviço. Como exemplo, uma clínica e hospital veterinário precisam de resultados mais ágeis, ou seja, o seu laboratório pode ser referência em agilidade na região em que atua.

Sabemos que ganhar dinheiro com o negócio é crucial, mas para isso é necessário ser referência em algo.

Isso ajuda a definir quais os tipos de equipamentos e material deverá ter em seu laboratório.

Profissionais responsáveis pelos exames

No seu laboratório veterinário quem será responsável pelos exames? Apenas uma pessoa ou uma equipe qualificada?

Muitas pessoas iniciam seu negócio com um quadro de funcionários reduzidos e vão acertando os detalhes conforme os resultados. No entanto, é preciso saber de imediato quem será responsável pela realização de exames, como exemplo, um técnico biomédico, técnico laboratorial, veterinário patologista, entre outros.

Cada profissional possui um tipo de experiência e habilidade para manusear os equipamentos do laboratório. Além disso, há uma carga horária de trabalho a ser cumprida de acordo com a sua especialidade.

Informações valiosas para realizar o planejamento de suas finanças e estrutura do trabalho, além de servir como base para comprar os equipamentos adequados (o qual cada profissional utiliza).

rotina-exame.jpg

Rotina de exames

É preciso analisar o número de exames que podem ser realizados em um dia e durante o mês, como no caso de hemogramas. Para isso, você pode realizar pesquisas em clínicas veterinárias e demais concorrentes da região.

Caso haja a possibilidade de expansão imediata, você pode pensar em se associar a um hospital veterinário 24 horas ou clínicas de sua região.

É importante realizar essa análise e projetar a possibilidade de crescimento, já que os equipamentos do seu laboratório podem parecer defasados em pouco tempo, tendo a necessidade de gastar mais.

Analise os pontos do local em que deseja abrir o laboratório

Ao selecionar o local é preciso aprovação da vigilância sanitária e demais políticas envolvidas na abertura desse negócio.

É preciso verificar se o local onde deseja abrir seu laboratório terá uma área climatizada. Se há necessidade de aterramento, conforme normas brasileiras. Se a voltagem condiz com a dos equipamentos que precisa utilizar para realização de exames, bancadas e espaços, etc.

Considere a possibilidade de investimento adicional

O maior erro nesse tipo de negócio é achar que o investimento está somente na compra de equipamentos. É preciso considerar a possibilidade de investimentos adicionais, como exemplo, o nobreak senoidal que é importante para que os exames como hemogramas sejam realizados mesmo com a queda de energia elétrica.

[Total: 0    Média: 0/5]