Como funciona o processo de pintura em laca

Como funciona o processo de pintura em laca

19/09/2018 Off Por Alair Corrêa

Entenda como funciona o processo de pintura em laca

A pintura em laca pode ser facilmente diferenciada. Isso porque ela dispõe de diversas opções de cores, acabamentos (fosco, alto brilho, texturizado e metalizado) e costuma ter uma beleza que não passa despercebida. Se você quer entender como o funciona o processo de pintura em laca, confira nosso post. Conheça a LZ Móveis Planejados em Curitiba.

Os móveis com pintura em laca chamam a atenção, principalmente pela beleza e modernidade. Eles dão um toque todo especial ao ambiente, além de contarem com excelente qualidade e durabilidade. Esses móveis costumam ficar com aparência de novos por anos e até mesmo décadas.

Entretanto, o que costuma ser menos atrativo nas pinturas em laca são os preços. Isso se deve ao longo e minucioso processo para chegar até no resultado que a gente conhece.

Entenda como funciona o processo:

Preparação da madeira para pintura em laca

entenda este tipo de pintura

A pintura em laca requer uma preparação especial antes da aplicação da tinta. Ela começa com a aplicação da massa acrílica, sendo utilizada para cobrir imperfeições do móvel: defeitos, buracos de parafusos e pequenas emendas que existirem. Feito isso, o próximo passo é realizar o lixamento geral do móvel, fazendo a quebra das quinas (bisotê).

Com as superfícies lixadas, é feito uma primeira camada de nivelamento com massa acrílica, aplicando em toda superfície do móvel. Depois é lixado novamente. Esse também é o momento de realizar uma vistoria minuciosa (com a ajuda de uma lâmpada) para verificar que a superfície está ok, e se certificar que tirou o máximo de imperfeições possível.

Com a madeira já preparada, é aplicado de 2 a 4 demãos de primer, com o objetivo de selar a superfície, para que a tinta, que vem posteriormente, tenha mais aderência. O móvel é lixado novamente, deixando a superfície de modo mais liso possível.

As imperfeições (pequenos riscos, furinhos e afins) que vierem a aparecer são cobertas utilizando massa rápida ou massa acrílica e lixadas novamente. Depois disso é dada uma atenção especial aos cantos, emassando e passando uma esponja, para garantir uma junção impecável.

Finalizando a etapa de preparação da madeira para receber a pintura em laca, é realizada a limpeza da peça, para garantir que não ficou nenhuma sujeira para atrapalhar na hora de receber a tinta.

Pintura em laca

A tinta laca pode ser à base de nitrocelulose ou poliuretano, também conhecida como PU. Essas tintas são mais resistentes ao tempo e dão um resultado excelente.

Utilizando a pistola, é feita a pintura interna, com duas demãos de tinta. Depois que a pintura interna já estiver seca, essa parte é vedada com papel, e aí é o momento da parte externa do móvel receber a pintura da mesma forma. A pintura em laca costuma ser feita em uma cabine de pintura e a secagem em uma estufa, para garantir um melhor resultado.

Se o acabamento do móvel for brilhante (ou laca automotiva, como também é conhecido), o móvel ainda requer um polimento, feito com cera e politriz. Se for fosco, é aplicado o verniz para finalizar.

Este é basicamente o processo realizado na pintura em laca, antes do móvel chegar em sua casa. Visto a complexidade, é fácil entender porque o preço é mais elevado, se comparado a uma pintura comum. Entretanto, também é interessante colocar os excelentes benefícios na balança, na hora de adquirir um móvel com pintura em laca ou laquear o seu.

E você, já tem um móvel com pintura em laca? Pretende adquirir um? Conte para a gente aqui nos comentários.

[Total: 0   Average: 0/5]