Marketing digital: o que é, quais os benefícios e quais as vantagens

Marketing digital: o que é, quais os benefícios e quais as vantagens

21/09/2018 Off Por Alair Corrêa

A chegada do Marketing digital fez com que as empresas inovassem na maneira de atingir seu público alvo. Enquanto o marketing tradicional utiliza meios como panfletos, televisão, jornais e revistas para divulgar seus produtos e serviços, o marketing digital usa diferentes canais da internet para fazer a divulgação. O diferencial desse método é que além de atingir mais pessoas, permite uma análise dos resultados em tempo real. O termo marketing digital resume todo o esforço de fazer marketing em ambiente online.
Esse tipo de marketing pode ser feito por pessoas, ONGs, empresas, universidades, associações, etc…E cada um pode fazer o marketing que quiser para gerar oportunidade de vendas nesse meio.

O que é marketing digital?

Marketing digital é nada mais do que várias informações que são obtidas pela internet a fim de promover empresa e produtos. Sabe quando você quer saber qual site aquele produto está mais barato e usa um comparativo de preços na internet? Ou quando pesquisamos alguma solução para algum problema? Ou quando usamos a internet para descobrir o telefone daquela pizzaria? Pois é, tudo isso é marketing digital.
Existem várias estratégias para fazer um bom marketing digital. Citarei alguns exemplos:
Marketing digital básico: como o nome já diz é fazer o marketing básico. Por exemplo: colocar o nome do seu negócio no endereço do seu site, escolher a hospedagem certa, etc..
– SEO – buscas: aplicando as técnicas SEO, seu site será levado ao topo do Google.
– Programa de afiliados: basta seu site fazer anúncio de algum site e algum visitante clicar no link. Pronto, você já recebe uma comissão pela divulgação.
– Email marketing: nada mais do que um e-mail para divulgar o seu negócio, existem empresas que trabalham com isso como a leadlovers.
– Marketing de conteúdo: consiste em divulgar uma propaganda com um bom conteúdo a fim de fazer com que as pessoas visitem seu site e faça compras.
– Hashtags # – As hashtags são usadas para promover para identificar um produto ou serviço para serem encontradas online. Basta você clicar em uma hashtag e será direcionado para um lugar com várias informações sobre o mesmo assunto.
– Facebook – com certeza uma ferramenta muito influente no marketing digital. Lá estão os seus contatos. Fica muito fácil começar um negócio no Facebook divulgando para pessoas que você conhece. Se você criar uma página profissional as chances de seu negócio viralizar é muito alto. Sem contar que o Facebook já te dá dicas de marketing, de como impulsionar suas vendas, se precisa de publicação, enfim… o Facebook é uma verdade escola de marketing digital.

marketing

4 benefícios do marketing digital

1- Presença online

É normal os consumidores pesquisarem na internet o site de alguma marca que eles queiram conhecer. Os consumidores querem mais informações sobre a marca para terem mais confiança no produto que escolherem. Então, tenha uma presença online em vários canais para que as pessoas encontrem sua marca na internet.

2- Acompanhar o trajeto da compra

O consumidor se sente mais seguro quando sabe que pode acompanhar o andamento da compra que fez pela internet. O marketing digital permite que isso aconteça. Dessa forma, você pode ganhar mais confiança do cliente na hora da venda.

3- Fidelizar o cliente

     Como fidelizar o cliente usando marketing digital? Fazendo uma boa pós-venda. Essa estratégia faz com que o cliente volte, pois ele saberá que se acontecer algum problema será resolvido.

4- Saber o resultado do seu marketing

Se você optar por fazer um marketing tradicional, como por exemplo, colocar uma propagando em um outdoor, você saberia, ao fim do dia, quantas pessoas viriam? No marketing digital isso é possível. Tudo isso porque existem programas que informam quantas pessoas visualizaram sua propaganda, e informam até quantas pessoas clicaram no anuncio.

Por que usar o marketing digital?

     O marketing digital atrai muitos clientes e aumenta sua renda. Simplesmente porque publicando seu conteúdo na internet, milhares de pessoas podem visualizar ao mesmo tempo, consequentemente, muitas pessoas podem gostar do seu produto e fazer a compra online no mesmo momento. Dessa forma sua renda aumenta.

As pessoas podem fazer comentários do produto que já comprou, assim a propaganda do seu produto fica melhor ainda se for um comentário positivo. E sem dúvida, a opinião de várias pessoas é mais válida do que a opinião de uma empresa falando do seu próprio produto.

Várias pessoas pesquisam antes de comprar. Se o seu produto tiver um bom marketing digital, por exemplo, com um preço acessível e com vários comentários positivos de consumidores, ele terá mais chances de ser vendido primeiro. As pessoas buscam não só preço baixo, mas também qualidade e confiança.

Lembre-se que no marketing digital, o seu concorrente também está na internet. Então dá para saber o que ele está fazendo para impulsionar sua empresa. Aproveite a chance e faça algo melhor para que o seu produto dispare em vendas.

E no marketing digital, a chance de você acertar o público alvo é grande. Pesquise chats e fórum na internet relacionados a seu nicho, e faça sua propaganda lá. Caso elas gostarem do seu site, há uma grande chance de converter a visita em venda.

Vale a pena investir no marketing digital?

     Sim, vale muito a pena. O custo do marketing digital é baixo comparado a um marketing tradicional, em tempos de crise, é uma ótima alternativa para não deixar de fazer propaganda da sua empresa. Por isso vemos não só grandes empresas, mas pequenos empreendedores apostando em anúncios no marketing digital.

Fazer um bom marketing digital e usando as técnicas corretas, pode fazer com que você seja encontrado facilmente nas páginas da internet. Dessa forma o custo fica mais barato, pois uma vez que as pessoas te encontraram já não precisa gastar tanto em divulgação. Bons clientes trazem mais clientes.

Pense que o que você irá gastar fazendo investimento, não é custo e sim um investimento. Um bom marketing digital faz com que sua empresa tenha valor dentro do segmento ganhando destaque na área, tornando-se autoridade e conquistando vários clientes.

[Total: 1    Média: 5/5]