Receita de massa de pizza integral fácil

Receita de massa de pizza integral fácil

03/04/2020 Off Por Alair Corrêa

Você procura por uma receita de massa de pizza integral fácil? Então achou o site certo para isso! No artigo de hoje, vamos compartilhar uma maneira de substituir a farinha refinada pela integral sem dificuldades, aumentando a saúde do seu prato.

Esse tipo de receita é útil para quem quer comer pizza com mais saúde, mas também para quem tem um negócio. Nem precisa ser, necessariamente, uma pizzaria. Uma empresa que faça rodízio de pizza em domicílio no Rio de Janeiro, por exemplo, precisa saber como criar uma pizza integral.

Para saber mais sobre o assunto e acompanhar a receita, siga a leitura do artigo abaixo!

Quais os ingredientes para fazer massa de pizza integral?

Muitas pessoas costumam utilizar a farinha refinada para fazer massa de pizza pois já conhecem a receita dessa forma e acham que usar a farinha integral seria muito difícil ou trabalhoso.

Isso não poderia estar mais errado. Existe uma maneira de fazer a receita de massa de pizza integral fácil e sem dificuldades, levando pouquíssimo tempo e sem precisar de nenhum ingrediente extra para isso.

Para a nossa receita, que rende o suficiente para duas massas de pizza, você precisará de pouca coisa. Para começar, claro, precisaremos de duas xícaras de farinha de trigo integral. Ela é a base da receita.

Normalmente, usamos uma colher de sopa de manteiga. Pode ser com ou sem sal, a escolha é sua e vai depender do tempero que você vai usar. Se quiser uma massa mais neutra, use sem sal. Já se você quiser uma opção mais saudável, tente uma manteiga light ou margarina light. A proporção é a mesma.

Ainda precisaremos de 15 gramas de fermento biológico (o famoso “fermento de pão”) e uma xícara de água morna, além de sal a gosto.

Pois é, só esses são os ingredientes para fazer uma massa de pizza integral. Vamos colocar tudo em formato de lista abaixo para você não esquecer:

  • ●     2 xícaras de farinha de trigo integral;
  • ●     1 colher de sopa de manteiga com ou sem sal (pode ser margarina light se você quiser);
  • ●     1 xícara de água morna;
  • ●     15 gramas de fermento de pão;
  • ●     sal a gosto (use menos sal se a manteiga for salgada).

Como fazer a massa de pizza integral?

Agora que já temos todos os ingredientes reunidos, é hora de começar a fazer a nossa receita de massa de pizza integral fácil. O primeiro passo é reunir todos os ingredientes e esquentar a xícara de água até que ela tenha uma temperatura aceitável.

É importante que a água não esteja muito quente, pois ela pode matar os fungos que fazem o fermento funciona. No entanto, ela não pode ser fria ou não vai ativar o fermento. O ideal é que esteja abaixo de 55 graus e que você possa colocar o dedo nela e aguentar por, pelo menos, um minuto.

Quando a temperatura estiver boa, despeje a xícara de água em um refratário grande o suficiente para a massa. Então jogue o fermento lá dentro e dissolva no líquido, junto com o sal a gosto.

Enquanto isso, coloque a manteiga no microondas (ou em banho-maria no fogão) até que ela fique líquida. Quando estiver toda derretida, despeje na água também e misture bastante.

Em seguida, adicione uma xícara de farinha de trigo e vá mexendo com uma colher para misturar bem o líquido e a farinha. Depois, vá adicionando aos poucos a segunda xícara de trigo e vá mexendo com a massa com a mão.

O ideal é mexer bastante, mas é possível que a massa não esteja adequada e fique grudando na mão. Assim, vá adicionando poucas colheres de farinha de trigo na massa até que você consiga mexê-la sem que ela fique grudando.

Quando chegar nesse ponto, faça uma grande bola com a massa e deixe-a no refratário descansando por 30 minutos. Nesse período, o fermento irá agir para que a massa possa crescer.

Depois de crescida a massa, retire-a do refratário e corte-a no meio para fazer duas pizzas. Pegue um dos pedaços e estique-a na mesa até ficar no formato desejado. Se precisar de ajuda, use um rolo de macarrão. Lembre-se de que a massa tem que ficar bem fina para ficar crocante.

Depois de esticada, leve a massa ao forno por 10 minutos para que ela fique no ponto exato. Depois retire-a e recheie a pizza com o que você quiser antes de devolver ao forno para finalizar.

Quais recheios usar com a receita de massa de pizza integral fácil?

Os recheios que você deverá utilizar com a receita de massa de pizza integral fácil vão depender da sua preferência. O gosto dessa pizza não é muito diferente do sabor tradicional.

Por isso, os recheios não causam tanto impacto assim. Vai depender do que você quer ou gosta. É possível usar molho de tomate e muçarela, claro, mas também calabresa, atum, milho, ervilha, palmito, presunto… enfim, a escolha é sua.

E aí, gostou de ver essa receita de massa de pizza integral fácil? Vai testar em casa? Então deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto!

[Total: 1   Average: 5/5]