Home Office – Vantagens e Desvantagens

Home Office – Vantagens e Desvantagens

23/09/2018 Off Por Alair Corrêa

Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa ( Home Office)

A nova modalidade de trabalho Home Office tem suas vantagens e desvantagens, como qualquer outro tipo de trabalho.

Resolvemos entender essa questão mais a fundo conversando com um profissional que trabalha na sua própria casa como prestador de serviços em desenvolvimento, hospedagem e administração de sites,  o Web Designer Marcos João.

Marcos João, conte-nos como começou a trabalhar nessa nova modalidade – Home Office.

Estou trabalhando nesta modalidade há cerca de 6 anos. Eu era funcionário público e resolvi sair para encarar o desafio de trabalhar por conta prestando serviços na internet de minha própria casa. Não foi fácil tomar essa decisão, pois, eu tinha um emprego estável, mas não me arrependo de ter feito isso.

O que você faz exatamente?

Quando eu comecei foi para ajudar no suporte técnico em hospedagem de sites para uma empresa de São Paulo. Comecei aprendendo a profissão, enquanto eu ainda era funcionário da prefeitura de minha cidade, até me sentir seguro para pedir dispensa e trabalhar só para mim. Quando surgiu a oportunidade eu não pensei duas vezes. Nesse meio tempo, eu percebi que teria que prestar um serviço mais completo para os clientes, então comecei a estudar programação web e me aprofundei nela. Daí, eu hospedava e desenvolvia sites, dando mais oportunidades de ganho.

Mas não parou por aí. Percebi que tinha que aprender a fundo SEO para poder prestar um serviço mais qualificado para meus clientes. Com essa nova capacitação, eu consigo fazer quase tudo que os clientes precisam. Isso agrega valor ao meu trabalho o que me dá a oportunidade de prestar um serviço completo e podendo escolher melhor para quem eu vou prestar meus serviços. Com essa minha capacitação profissional eu, atualmente, estou prestando serviços para uma empresa que tem dois sites, um institucional e o  outro é uma loja virtual.

O site institucional é o da Academia Brasileira de Reflexologia, uma escola especializada no estudo da reflexologia. Ela ministra cursos de reflexologia como o de reflexologia podal, reflexologia facial, reflexologia corporal, iridologia, trofoterapia e fitoterapia. O meu trabalho é administrar o site, alimentar ele e fazer o ranqueamento e a divulgação dele.

A loja virtual é a ABR Loja Online. Ela vende aparelhos, acessórios e produtos para terapeutas, reflexo terapeutas, iridólogos, podólogos, acupunturistas, massagistas entre outros. Os aparelhos são conhecidos como Aparelhos ou Tecnologias Quânticos. O meu trabalho é cadastrar os produtos, compartilhar nas redes sociais e fazer o SEO do site.

 

home office sugestoes

Agora que sabemos o que você faz, nos conte quais são as vantagens de trabalhar na sua própria casa.

Vantagens do trabalho Home Office

Primeira vantagem: Você pode morar onde quiser, pois você vai precisar apenas ter acesso à internet para realizar o teu trabalho. Alguns decidem não ter lugar fixo, outros decidem se mudar para lugares mais tranquilos, longe dos grandes centros. Por exemplo, a empresa que é dona dos sites que citei é de São Paulo capital e eu moro no interior de São Paulo. Essa nova modalidade de trabalho, home office, permite que eu preste esse serviço à distância.

Segunda vantagem: Facilidade quando se precisa sair para resolver assuntos pessoais. Você não precisa pedir autorização, pagar hora, assinar algum documento, essas coisas. Ou quando simplesmente você quer mudar um pouco de atividade após ficar horas em frente ao computador. Você tem essa autonomia.

Terceira vantagem: Você estabelece a cota de trabalho a cumprir, sem ter que se sobrecarregar com tanto trabalho. Se você não quer trabalhar num dia, ou recusar um trabalho, você pode tomar essa decisão se se comprometer.

Quarta vantagem: Livre para usar a ferramenta que quiser, a tecnologia que quiser e fazer as coisas no ritmo e do jeito que quiser. Já passei por situações em que eu era obrigado a usar determinada ferramenta sabendo que tinha outra melhor, mas eu não tinha autorização para mudar isso. Quando você é quem toma as decisões fica tudo muito mais fácil.

Quinta vantagem: Você é o seu próprio chefe. Não ter ninguém para ter que prestar contas, para ficar te cobrando, te mandando fazer horas extras, sem ameaça de demissão, te deixa muito mais confortável para trabalhar.

Sexta vantagem: Ter mais contato com os membros de sua família e com seus animais de estimação. Trabalhar em uma empresa faz com que você saia cedo de casa e volte à noite e às vezes tarde da noite, cansado, estressado, perdendo a oportunidade de convívio com quem você ama. Trabalhando em casa você consegue acompanhar de perto tudo que acontece, prontidão em ouvir, facilidade para conversar, etc.

Essas são apenas algumas das vantagens que eu achei interessante compartilhar.

home office desvantagens

Mas Marcos, isso quer dizer, então, que é tudo mil maravilhas?

Desvantagens do Trabalho em Home Office

Não, de jeito nenhum, e vou explicar o porque.

Primeira desvantagem: Por trabalhar em casa você acaba se isolando um pouco do mundo à sua volta, pois, não tem que sair para ir ao trabalho, sair para almoçar , fazer trajeto de volta para casa, etc. Essas ocasiões você vê bastante coisas acontecendo, conhece gente interessante, mas, você fica impedido disso por passar o dia inteiro em casa trabalhando.

Segunda desvantagem: Se você não tiver cuidado você acaba se perdendo nos horários para trabalhar. Diferente de uma empresa onde você tem um horário para começar e para acabar e quando você termina você se desliga do trabalho. Você tem seus fins de semana livres, suas férias, seus feriados, etc.

O trabalho home office pode te escravizar. Como assim? Trabalhando em casa você pode correr o risco de começar o dia trabalhando e ir até tarde da noite.  Você acaba trabalhando nos fins de semana, nos feriados e até mesmo nas férias. Isso acontece e muito, muitas vezes você se envolve tanto que não se desliga do trabalho.

Pode até deixar de dar a devida atenção à sua família ficando no computador durante todo o tempo em que sua família está em casa, nos fins de semana, feriados ou à noite.

Vejo isso do meu ponto de vista, que trabalho por conta, não sou funcionário de nenhuma empresa. Acredito que empresas que tenham funcionários nessa modalidade ofereçam uma carga horária de trabalho.

Terceira desvantagem: Quanto à saúde em si. Você tem que se policiar para pegar um pouco de sol, gastar um pouco de energia, suar um pouco, pois como mencionei, você não sai para trabalhar e fica o dia inteiro sentado em frente ao computador. Isso pode te causar obesidade, problemas circulatórios, depressão, tendinites e outros problemas de saúde.

Quarta desvantagem: Não é uma profissão barata, se requer bastante investimento. Tem que investir bastante em estrutura e carreira. Trabalhar com uma internet lenta é contraproducente, usar só a tela do laptop cansa demais a vista, por isso, tem que investir na estrutura certa para conseguir ser ágil e não sofrer. E sempre estar estudando, fazendo cursos, porque se não, você é engolido pela concorrência, pois tudo depende só de você. Essa área web é uma área que está em constante mudanças, o que você aprendeu a fazer hoje em pouco tempo é descartado e você tem que  reaprender o trabalho. Tem que estar sempre se atualizando, substituindo equipamentos e ferramentas.

Essas são algumas das desvantagens que mais me atrapalham na minha carreira.

Você se arrepende de ter largado a sua carreira estável na prefeitura para entrar num mundo de incertezas?

Sem arrependimentos ao trabalhar em Home Office

Não, de jeito nenhum! Não me arrependo nem um pouco. Eu tenho o problema da questão de horários. Na prefeitura eu tinha ficar parado em um lugar sem ter o que fazer, mas era obrigado a ficar, até dar o horário. Isso, me deixava deprimido. Agora eu tenho o controle da minha vida e isso me deixa feliz. Eu faço o que gosto e faço com prazer.

home office vantagens

Que sugestões você dá para quem trabalha ou para quem pretende trabalhar nessa forma moderna de trabalho?

Sugestões para os que trabalham por conta própria em casa

Invista na carreira. Não aprenda um método e fique nele apenas para ganhar tempo e simplificar processos. As coisas mudam muito rápido, o que tá funcionando agora vai deixar de funcionar em pouco tempo e se você não se aprimorar os seus concorrentes vão tomar os seus clientes rapidinho.

Tenha um certo conforto ao trabalhar. Você vai ficar sentado quase o dia inteiro em frente ao computador, então, você tem que escolher bem o que vai usar. Uma cadeira confortável, uma escrivaninha confortável e ampla, o seu espaço de trabalho deve ser arejado, organizado e decorado. Compre um monitor de no mínimo 23″, que é a recomendação técnica para quem fica em frente à tela o dia inteiro. Cansa muito a vista ficar olhando apenas para a tela do notebook e vai te prejudicar a visão.

Cuide da sua saúde. Se obrigue a sair todos os dias de casa, pegar um pouco de sol, caminhar, suar um pouco, frequentar uma academia. Se alimente de maneira balanceada. Como é uma profissão que gasta pouca energia, a alimentação tem que ser feita pensando na quantidade de energia que você gasta. Se você usa óculos tire eles de vez em quando para fortalecer a musculatura dos olhos. A pessoa que usa óculos não vira os olhos, vira a cabeça ao olhar, isso faz que com que a musculatura dos olhos fique flácida, dando aquela impressão ruim quando alguém tira os óculos. Ao sair de casa, olhe para o horizonte para relaxar a visão.

Encontre plataformas de trabalho freelancer. Indico o MeuFreela e o MeuRedator  para quem está começando e buscando oportunidades de trabalho à distância.

[Total: 1    Média: 5/5]